R$100 – R$200

[curso] Marc Ferrez, a fotografia e o Brasil em transformação do século XIX

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

IMS Paulista

Paulista

Bela Vista

São Paulo, SP 01310300

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

Professores: Ileana Pradilla, Samuel Leal , Sergio Burgi e Tadeu Chiarelli

[curso Marc Ferrez, a fotografia e o Brasil em transformação do século XIX]

A profícua trajetória profissional de Marc Ferrez (1843-1923) como fotógrafo e empresário da imagem teve início na segunda metade dos anos 1860 e se prolongou até as vésperas de seu falecimento, abrangendo um período de intensas transformações técnicas, científicas, artísticas, sociais e de costumes, no Brasil e no mundo. Este curso, que ocorre por ocasião da mostra Marc Ferrez. Brasil: território e imagem no IMS Paulista, discutirá sua obra como testemunha e agente de várias dessas mudanças, sob quatro pontos de vista: seu lugar na fotografia novecentista brasileira; seus recursos para a construção do imaginário visual de uma nação em formação; a estética proposta em sua obra e suas interlocuções e contextos, a partir de sua biografia.


PROGRAMA


8/5: Marc Ferrez no tempo e no espaço: notas para uma narrativa biográfica, com Ileana Pradilla

A aula abordará a construção da narrativa biográfica sobre Marc Ferrez, os diversos contextos históricos, sociais e profissionais em que se insere, incluindo lacunas e conflitos existentes. Procura-se analisar como esse relato pode contribuir para alargar as possibilidades de leitura e conhecimento da obra do fotógrafo.


15/5: Fotografia e modernidade nas ferrovias de Marc Ferrez, com Samuel Leal

Análise da produção de Ferrez sobre as ferrovias brasileiras sob o ponto de vista da articulação entre os discursos científicos correntes no final do século XIX, as relações do fotógrafo com os engenheiros da época e seu projeto de nação na passagem para o século XX. Procura-se, com isso, entender, por meio das imagens, como esse conjunto pode ser pensado a partir de um encontro de discursos e técnicas heterogêneas, tendo Ferrez como agente decisivo dessa articulação.


22/5: Diálogos, aportes e especificidades: Marc Ferrez e a construção da imagem no século XIX, com Sergio Burgi

A aula discutirá obra de Marc Ferrez em relação aos seus antecessores, como Klumb, Stahl e Leuzinger, e analisará sua contribuição para a formação do universo imagético e para a difusão da fotografia no Brasil.


29/5: Poéticas visuais: a obra de Ferrez no contexto da história da arte brasileira, com Tadeu Chiarelli

A aula discutirá as relações de interação e superação entre a fotografia de Marc Ferrez e o universo iconográfico da época, capitaneado pela pintura e pela gravura.


PROFESSORES

Ileana Pradilla é responsável pelo núcleo de pesquisa em Fotografia do IMS. Mestre em história social da cultura, foi diretora da divisão de Artes Visuais do Instituto Municipal de Arte e Cultura (Rioarte). É coautora da coleção Palavra do Artista (Lacerda Editores/CAHO) e organizadora do livro Kant: crítica e estética na modernidade.


Samuel Leal é mestre em antropologia e doutor em comunicação e pesquisador em cinema e fotografia, com especialização em cinema indígena e estudos de imagem. É autor do projeto vencedor da primeira edição Bolsa IMS em Fotografia, em 2018.


Sergio Burgi é coordenador da área de Fotografia do IMS e curador da exposição Marc Ferrez. Brasil: território e imagem.


Tadeu Chiarelli é curador, historiador da arte e professor departamento de Artes Plásticas da ECA-USP. Foi diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do MAC-USP, e curador-chefe do MAM-SP. É autor, entre outros livros, de Belas-Artes: estudos e apreciações e Um modernismo que veio depois.

O curso tem 4 aulas e será realizado às quartas-feiras, das 19h às 21h, nos dias 8, 15, 22 e 29 de maio.

Só receberá certificado de participação o aluno que estiver presente em pelo menos 3 aulas do curso. (a presença será computada em até 30 minutos depois do início da aula).



Este curso não exige conhecimento prévio acerca dos temas que serão abordados.


Perguntas frequentes

Há exigências de idade mínima para entrar no evento? Idade mínima de 16 anos.

Quais são minhas opções de transporte/estacionamento para chegar ao evento?

Metrô: próximo às estações Consolação (Linha Verde) e Paulista (Linha Amarela).

Ônibus: pontos na rua da Consolação e na avenida Paulista, com várias opções de linhas.

Estacionamento: não há estacionamento no local, apenas vagas especiais para pessoas com deficiência.

Como posso entrar em contato com o organizador se tiver perguntas? Pelo email cursos.paulista@ims.com.br.

Qual é a política de reembolso? É permitido solicitar o reembolso integral até 7 dias antes da data de início do evento.

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento? Não é necessário levar o ingresso impresso, apenas um comprovante de identidade.

Posso atualizar as informações da minha inscrição? A atualização de informações pode ser feita até 1 dia antes do início do curso.

Minha taxa de inscrição ou o ingresso podem ser transferidos? A transferência da matrícula pode ser feita até 1 dia antes do início do curso. Após o início do mesmo, não é possível fazer a transferência.

O nome no meu ingresso ou na minha inscrição não coincide com o nome do participante. Há algum problema? Sim, é preciso que o nome da matrícula seja o mesmo de quem irá frequentar o curso. Caso tenha comprado o curso para outra pessoa, é possível fazer a transferência do mesmo até 1 dia antes do início do curso.

Quem tem direito a meia-entrada? Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

IMS Paulista

Paulista

Bela Vista

São Paulo, SP 01310300

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo