R$100 – R$200

[curso] Mulheres artistas: Bauhaus, fotografia moderna e fotografia de rua,...

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424

Bela Vista

São Paulo, SP 01310300

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

Professora: Yara Schreiber Dines

[
curso Mulheres artistas: Bauhaus, fotografia moderna e fotografia de rua]

Na história da arte, ainda se sabe muito pouco a respeito da atuação de mulheres artistas, e o mesmo ocorre em relação às fotógrafas. Este curso pretende lançar luz na produção de precursoras da linguagem fotográfica moderna e da fotografia de rua em seus países de origem ou de residência: as alemãs Alice Brill, Germaine Krull, Gertrudes Altschul, Hildegard Rosenthal, Ilse Bing, Marianne Breslauer; a polonesa Gertrud Arndt e a tcheca Lucia Moholy; e as norte-americanas Berenice Abbott, Florence Henri e Helen Levitt, que tiveram a sua formação de maneira independente, na Bauhaus ou nos Estados Unidos, no início do século XX. A produção visual dessas fotógrafas ainda reverbera no presente, criando horizontes que merecem ser revisitados e reconhecidos.


O curso tem 4 aulas e será realizado às quartas-feiras, das 19h às 21h, nos dias 4, 11, 18 e 25 de março.
Só receberá certificado de participação o aluno que estiver presente em pelo menos 3 dos encontros (a presença será computada em até 30 minutos depois do início da aula).

Este curso não exige conhecimento prévio acerca dos temas que serão abordados.


PROGRAMA

1 - Panorama de fotógrafas pioneiras da Alemanha e da Polônia: Germaine Krull, Gertrud Arndt, Ilse Bing e Marianne Breslauer.

2 - A Bauhaus e as mulheres fotógrafas. Descortinando olhares esquecidos: Florence Henri, Gertrud Arndt e Lucia Moholy.

3 - Algumas fotógrafas precursoras da fotografia de rua nos EUA: Berenice Abbott e Helen Levitt.

4 - Fotógrafas imigrantes modernas da Alemanha em São Paulo: Alice Brill, Gertrudes Altschul e Hildegard Rosenthal.


PROFESSORA

Yara Schreiber Dines é historiadora e antropóloga, curadora independente e crítica de fotografia. Doutora em antropologia social e pós-doutora em fotografia pela USP, já lecionou na Unesp (Franca e Araraquara) e no bacharelado de fotografia do Senac e é pesquisadora associada do Grupo de Arte & Fotografia (ECA-USP), do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (USP) e do Grupo de Estudos de Antropologia Contemporânea (Unesp Araraquara). É autora de Cidadelas da cultura no lazer: uma reflexão em antropologia da imagem do Sesc São Paulo e de Hildegard Rosenthal e Alice Brill, fotógrafas imigrantes – cosmopolitismo e modernidade nos olhares sobre São Paulo (no prelo)


[SOBRE CLÁSSICOS]
Esta série de cursos visa ao estudo da obra de fotógrafos ou críticos que tiveram importância vital na história da fotografia.


Perguntas frequentes

Há exigências de idade mínima para entrar no evento? Idade mínima de 16 anos.

Quais são minhas opções de transporte/estacionamento para chegar ao evento?

Metrô: próximo às estações Consolação (Linha Verde) e Paulista (Linha Amarela).

Ônibus: pontos na rua da Consolação e na avenida Paulista, com várias opções de linhas.

Estacionamento: não há estacionamento no local, apenas vagas especiais para pessoas com deficiência.

Como posso entrar em contato com o organizador se tiver perguntas? Pelo email cursos.paulista@ims.com.br.

Qual é a política de reembolso? É permitido solicitar o reembolso integral até 7 dias antes da data de início do evento.

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento? Não é necessário levar o ingresso impresso, apenas um comprovante de identidade.

Posso atualizar as informações da minha inscrição? A atualização de informações pode ser feita até 1 dia antes do início do curso.

Minha taxa de inscrição ou o ingresso podem ser transferidos? A transferência da matrícula pode ser feita até 1 dia antes do início do curso. Após o início do mesmo, não é possível fazer a transferência.

O nome no meu ingresso ou na minha inscrição não coincide com o nome do participante. Há algum problema? Sim, é preciso que o nome da matrícula seja o mesmo de quem irá frequentar o curso. Caso tenha comprado o curso para outra pessoa, é possível fazer a transferência do mesmo até 1 dia antes do início do curso.

Quem tem direito a meia-entrada? Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424

Bela Vista

São Paulo, SP 01310300

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo