R$100 – R$200

[curso] Os fundadores da Magnum, com Erika Zerwes

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Instituto Moreira Salles

Marquês de São Vicente, 476

Gávea

Rio de Janeiro, RJ 22451040

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento

Descrição

Os fundadores da Magnum

Professora: Erika Zerwes

dias 16, 17, 23 e 24 de abril, das 19h às 21h


Uma introdução ao trabalho de Robert Capa, Henri Cartier-Bresson, George Rodger e David “Chim” Seymour, fotógrafos que criaram a Magnum, uma das mais conceituadas agências fotográficas do mundo, cuja importância vem em grande parte do legado de seus quatro fundadores. Ao retratar alguns dos principais eventos históricos do século XX, tais fotógrafos também estabeleceram paradigmas para o fotojornalismo e para a própria figura do fotojornalista.


[PROGRAMA]

Aula 1 | A participação de Robert Capa no desenvolvimento de uma visualidade até hoje associada ao evento da guerra, e da própria figura do que entendemos ainda hoje como o fotojornalista moderno, germinado durante as décadas de 1930 e 1940 e florescido na agência Magnum.

Aula 2 | O trabalho de David “Chim” Seymour na Espanha durante a Guerra Civil e no imediato pós-Segunda Guerra Mundial: o desenvolvimento de uma linguagem ligada à fotografia humanista e às suas implicações políticas.

Aula 3 | A fotografia entre o dizível e o indizível, entre o humano e o desumano: as reportagens fotográficas de George Rodger durante a Segunda Guerra Mundial.

Aula 4 | A escolha de Henri Cartier-Bresson pela fotografia após a guerra na Espanha, as transformações da ideia de instante decisivo durante este período e suas implicações políticas. Sua atuação na consolidação da Magnum.


Erika Zerwes é doutora em história pela Unicamp e pós-doutora pelo MAC-USP. Coordena o grupo de trabalho Imagem, Cultura Visual e História da ANPUH Nacional e é autora de Tempo de guerra: cultura visual e cultura política nas fotografias dos fundadores da agência Magnum, 1936-1947 (no prelo).


Crédito da imagem: Desembarque das tropas aliadas na praia de Omaha, Normandia, França, dia D, 6 de junho de 1944. © Robert Capa/International Center of Photography.


O curso tem 4 encontros e só receberá certificado de participação o aluno que estiver presente em pelo menos 3 encontros do curso. A presença é aferida através do check-in a cada aula na recepção do IMS Rio.


O IMS emite Nota Fiscal mensalmente referente aos valores das inscrições pagas naquele mês.

Caso deseje a nota em seu nome, é imprescindível solicitar através do e-mail imsrj@ims.com.br no ato da inscrição encaminhando o comprovante e informando: nome e endereço completos e CPF.

Alertamos que não será possível a emissão posterior ao mês de referência da inscrição.


Perguntas frequentes

Quais são minhas opções de transporte/estacionamento para chegar ao evento?

Linhas de ônibus: TRONCAL 5 (Alto Gávea - Central – Via Praia de Botafogo), 112 (Rodoviária - Alto Gávea), 538 (Rocinha - Botafogo), 539 (Rocinha - Leme), ônibus executivo (frescão) Praça Mauá – Gávea.

Metrô: Integração Gávea

Estacionamento e bicicletário gratuitos, a saída é mediante entrega de ticket carimbado pela recepção.


Como posso entrar em contato com o organizador se tiver perguntas? Pelo e-mail imsrj@ims.com.br.

Qual é a política de reembolso? É permitido solicitar o reembolso integral até 7 dias antes da data de início do evento.

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento? Não é necessário levar o ingresso impresso, apenas um comprovante de identidade e apresentar-se na recepção do IMS para check-in.

Posso atualizar as informações da minha inscrição? A atualização de informações pode ser feita até 1 dia antes do início do curso.

Minha taxa de inscrição ou o ingresso podem ser transferidos? A transferência da matrícula pode ser feita até 1 dia antes do início do curso. Após o início do mesmo, não é possível fazer a transferência.

O nome no meu ingresso ou na minha inscrição não coincide com o nome do participante. Há algum problema? Sim, é preciso que o nome da matrícula seja o mesmo de quem irá frequentar o curso. Caso tenha comprado o curso para outra pessoa, é possível fazer a transferência do mesmo até 1 dia antes do início do curso.

Quem tem direito a meia-entrada? Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.

O IMS emite nota fiscal? Sim. O IMS emite Nota Fiscal mensalmente referente aos valores das inscrições pagas naquele mês. Caso deseje a nota em seu nome, é imprescindível solicitar através do e-mail imsrj@ims.com.br no ato da inscrição encaminhando o comprovante e informando: nome e endereço completos e CPF. Alertamos que não será possível a emissão posterior ao mês de referência da inscrição.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Instituto Moreira Salles

Marquês de São Vicente, 476

Gávea

Rio de Janeiro, RJ 22451040

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo