Gratuito

[curso] Preservação audiovisual: Memórias pretas em movimento

A venda de ingressos terminou

As inscrições estão fechadas
O curso Preservação audiovisual: Memórias pretas em movimento é direcionado a profissionais negros que trabalham com audiovisual em áreas como realização, pesquisa, montagem, roteiro, etc. No momento todas as 35 vagas foram preenchidas. Por favor, se inscreva na lista de espera. A partir de 22 de novembro entraremos em contato com os interessados caso haja liberação de vagas.

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424

Bela Vista

São Paulo, SP 01310300

Brazil

Ver mapa

A venda de ingressos terminou

As inscrições estão fechadas
O curso Preservação audiovisual: Memórias pretas em movimento é direcionado a profissionais negros que trabalham com audiovisual em áreas como realização, pesquisa, montagem, roteiro, etc. No momento todas as 35 vagas foram preenchidas. Por favor, se inscreva na lista de espera. A partir de 22 de novembro entraremos em contato com os interessados caso haja liberação de vagas.
Descrição do evento

Descrição

Professores: Day Rodrigues, Débora Butruce, Hernani Heffner, Heitor Augusto e Ines Aisengart Menezes

[curso Preservação audiovisual | Memórias pretas em movimento]

Entre os dias 3 e 5 de dezembro, o cinema do IMS em parceria com a Feira Preta promove um breve curso de preservação audiovisual direcionado a profissionais negros que trabalham com audiovisual em áreas como realização, pesquisa, montagem, roteiro, etc. O curso funcionará como introdução à conceitos e algumas práticas chave de preservação audiovisual (preservação de elementos digitais e analógicos, restauração, pesquisa e difusão) , considerando tanto a produção contemporânea quanto filmes mais antigos e as especificidades da conservação da produção audiovisual realizada por profissionais negros no Brasil.

Pré-requisitos: O curso é direcionado a profissionais negros que trabalham com audiovisual.

Os interessados deverão se matricular até o dia 25 de novembro.Os selecionados serão notificados da confirmação da matrícula por e-mail até 27 de novembro. São 35 vagas.

O curso terá 6 sessões, de terça a sexta, nos dias 3 a 5 de dezembro, das 10h30 às 13h30 e das 14h30 às 17h30.

Só receberá certificado de participação o aluno que estiver presente em pelo menos 4 sessões (a presença será computada em até 30 minutos depois do início da aula).

PROGRAMA

Sessão 1) O que é preservação audiovisual? com Hernani Heffner

Sessão 2) O que é preservação audiovisual? com Hernani Heffner (parte 2)

Sessão 3) Preservação de suportes fotoquímicos, com Débora Butruce

Sessão 4) Preservação de vídeo e digital, com Ines Aisengart Menezes

Sessão 5) Pesquisa e curadoria do audiovisual negro no Brasil, com Heitor Augusto

Sessão 6) Projetos de preservação na realização negra contemporânea, com Day Rodrigues

PROFESSORES

Day Rodrigues é cineasta, produtora cultural, educadora e escritora. Natural de Santos (SP), reside hoje na cidade de São Paulo. Fez parte da equipe de diretores da série Quebrando o Tabu (2017/ 2019), para o canal GNT, que foi premiado no New York Festivals TV e Films (USA), em abril de 2019; e o seu episódio “Racismo e resistência” acabou de ser premiado na MIPCOM Diversify TV Excellence Awards 2019 (Cannes/ França). Em 2017, no XXI Cine PE - Festival Audiovisual (Recife), foi premiada pelo documentário “Mulheres Negras: Projetos de Mundo” (direção de Day Rodrigues e Lucas Ogasawara), nas categorias júri popular e direção, o qual faz parte da programação do Canal Brasil. Dirigiu e roteirizou o documentário “Uma geografia das desigualdades”, realizado pela Oxfam Brasil, o videoclipe “Papo reto”, da dupla Craca e Dani Nega e os curtas-metragens “Ouro Verde - a roda de samba do Marapé” e “Para costurar folhas secas”. Atualmente, coordena a “Residência Artística em Audiovisual Mulheres Negras - Projetos de Mundo”, projeto selecionado pelo edital Rumos/ Itaú Cultural.

Débora Butruce. Preservadora e restauradora audiovisual, pesquisadora e produtora cultural. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP com pesquisa sobre a restauração de filmes no Brasil e o impacto da tecnologia digital para a área. Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Nova Iorque, no Programa de Arquivística e Preservação de Imagens em Movimento. É a atual vice-presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual - ABPA.

Ines Aisengart Menezes. Preservacionista audiovisual, com graduação em Cinema na UFF e mestrado em "Heritage Studies: Preservation and Presentation of the Moving Image" (Universiteit van Amsterdam).Trabalha no setor de Preservação da Cinemateca Brasileira desde 2016 e é cocuradora da temática de Preservação da CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto desde 2017. Anteriormente, trabalhou por um ano no Eye Film Institute Netherlands e no Rio de Janeiro – nas áreas de preservação audiovisual, pesquisa, curadoria, produção, financiamento e produção editorial.

Heitor Augusto atua como curador, crítico de cinema, pesquisador e tradutor. Curador da retrospectiva Cinema negro: Capítulos de uma história fragmentada (Festival de Curtas de Belo Horizonte, 2018), que exibiu 25 curtas realizados entre 1973 e 2018 por diretores negros. Também programou filmes para o Festival de Brasília (2018 e 17), Instituto Tomie Ohtake (2018), Casa Lúdica (2019), entre outros. Mantendo constante contato com a diáspora negra, atualmente faz investigações curatoriais das manifestações experimentais e queer negras no cinema, tecendo possíveis pontes entre Brasil e Estados Unidos. Cofundador do NICHO 54, instituto que atua na formação de pessoas negras no audiovisual. Atua como Programme Advisor do Red Sea Film Festival. Mantém o Urso de Lata (www.ursodelata.com), onde exercita uma escrita que habita as interseções entre raça e análise fílmica.

Hernani Heffner é Conservador-Chefe da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Formado em Comunicação Social pela UFF, atuou como pesquisador da Cinédia e posteriormente restaurou alguns títulos da companhia. Lecionou em diversas universidades e cursos livres, em especial história do cinema e preservação audiovisual. Foi curador dos festivais Cine Música e Mostra de Cinema de Ouro Preto (Temática Preservação). Trabalha como ator esporadicamente.

Perguntas frequentes

Há exigências de idade mínima para entrar no evento? Idade mínima de 16 anos.

Quais são minhas opções de transporte/estacionamento para chegar ao evento?

Metrô: próximo às estações Consolação (Linha Verde) e Paulista (Linha Amarela).

Ônibus: pontos na rua da Consolação e na avenida Paulista, com várias opções de linhas.

Estacionamento: não há estacionamento no local, apenas vagas especiais para pessoas com deficiência.

Como posso entrar em contato com o organizador se tiver perguntas? Pelo email cursos.paulista@ims.com.br.

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento? Não é necessário levar o ingresso impresso, apenas um comprovante de identidade.

Posso atualizar as informações da minha inscrição? A atualização de informações pode ser feita até 1 dia antes do início do curso.

Minha taxa de inscrição ou o ingresso podem ser transferidos? A transferência da matrícula pode ser feita até 1 dia antes do início do curso. Após o início do mesmo, não é possível fazer a transferência.

O nome no meu ingresso ou na minha inscrição não coincide com o nome do participante. Há algum problema? Sim, é preciso que o nome da matrícula seja o mesmo de quem irá frequentar o curso. Caso tenha comprado o curso para outra pessoa, é possível fazer a transferência do mesmo até 1 dia antes do início do curso.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424

Bela Vista

São Paulo, SP 01310300

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo