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Curso Primeiros jogos em Unity

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O curso é voltado para iniciantes e para quem nunca sequer abriu a Unity. O nosso objetivo é que alunos sem conhecimento de programação saiam do curso com 3 projetos jogáveis e sabendo o básico de programação em C#. Isso inclui artistas, estudantes e entusiastas!

Em 36 horas de aula, cobriremos desde os conceitos mais básicos da Unity a ferramentas mais avançadas desenvolvendo três jogos, tanto em 2D como em 3D. Prepare-se para botar a mão na massa e aprender muito.

Perguntas Frequentes
- Preciso saber programar?
Não. A segunda aula do curso será sobre conceitos básicos de programação. Com o andar do curso, novos conceitos de programação serão apresentados.

- É um curso de programação?
Não. Você irá aprender programação, mas em um nível mais básico. O foco do curso é aprender a fazer jogo no Unity. Programação é uma parte disso, mas não o foco.

- Vou fazer meu próprio jogo durante o curso?
Nas aulas, os alunos desenvolverão o mesmo projeto com o professor. São projetos pensados no aprendizado. Nada impede que você faça seu próprio jogo fora do horário de aula, mas durante as aulas será preciso seguir o mesmo projeto que o restante da turma.

Quando acontecerá o curso?
O início será no dia 29 de janeiro e o término será no dia 2 de março (não haverá aulas na semana de carnaval). A duração do curso é de 36 horas, sendo que haverá 3 encontros semanais, cada um de três horas. Os encontros serão nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h.

Pré-requisitos
O aluno precisa levar seu próprio notebook, capaz de rodar a versão Unity 2017.2. É necessário um conhecimento razoável de navegação no Windows ou Mac, ou no OS de sua escolha.

Sobre o instrutor
Gabriel Leite, atualmente trabalhando na Behold Studios, trabalha com Unity há 4 anos e já lançou jogos para PlayStation 4, XBox One, iOS, Android, Steam, GOG e até mesmo para a loja da Amazon. Como instrutor, deu aulas para diversas turmas de Web Design, HTML5 e CSS, Wordpress e Web Standards, por dois anos. Publicitário e autodidata em programação e Unity, está acostumado a comunicar e ensinar pessoas que não possuem experiência com programação.

Conteúdo programático
O curso é dividido em 5 módulos: um módulo introdutório, explicando o básico do básico do Unity, um módulo explicando os conceitos mais básicos de programação, já em C#, que é a linguagem utilizada pelo Unity, e finalmente os três módulos finais que são três projetos de jogos diferentes.

  • Introdução ao Unity

    • Navegação e ferramentas básicas

    • Conceitos de GameObject, Component e Scenes

    • Inspector

    • Scripts

    • Apresentação do manual

  • Introdução à programação com C#

    • Operadores lógicos básicos

    • Variáveis e tipos de dados

    • Métodos

    • Classes e Instâncias

    • UnityAnswers e StackOverflow

  • Projeto 1 (Shmup - 14h)

    • Apresentação do jogo pronto

    • Controle básico do jogador

      • Leitura de eixo de input

      • Limitação de movimento em relação à tela

    • Implementação da mecânica de atirar

      • Instanciamento de projéteis

      • Classe projétil

      • Implementação de Colisão Trigger

      • Object Pooling simples dos projéteis

      • Explicação sobre Prefabs

    • Implementação dos inimigos

      • Criar padrão simples de movimentação

      • Destruição do inimigo

      • Instanciamento dos inimigos em diferentes posições

    • Sistema de pontuação

    • Sistema de vidas

    • HUD com Canvas

    • Inserir gráficos finais das naves

    • Inserir gráficos finais de plano de fundo

    • Parallax nos planos de fundo

    • Tela de Game Over

    • Guardar HighScore no PlayerPrefs

    • Tela inicial

    • Progressão de dificuldade

    • Criação de novos inimigos

    • Build

  • Projeto 2 (MoonLander - 13h)

    • Apresentação do jogo pronto

    • Controle básico do jogador

      • Leitura de eixo de input

      • Rigidbody

    • Controle básico da câmera

    • Criação de partículas básicas para sinalizar funcionamento dos motores da nave do jogador

      • Implementação de colisão

      • Destruição da nave do jogador de acordo com força do impacto

    • Criação de obstáculos

    • Implementação do combustível

    • Destruição da nave no caso da falta de combustível

    • Asset Store

    • Inserção de gráficos finais da nave

    • Scene Dressing

    • Implementação de menu para seleção de fases

    • Tela de Game Over

    • Guardar HighScore no PlayerPrefs

    • Tela inicial

    • Build

  • Projeto 3 (Turn based RPG - 15h)

    • Apresentação do projeto pronto

    • Conceito e Implementação de StateMachine

    • Implementação da HUD

    • Implementação de diferentes ataques do jogador

    • Implementação da seleção de alvos

    • Implementação da AI básica dos inimigos

    • Inserção de modelos 3D dos personagens

    • Conceito e Implementação do Animator

    • Scene Dressing

    • Progressão de dificuldade

    • Condição de derrota

    • Tela de Game Over

    • Guardar HighScore no PlayerPrefs

    • Tela inicial

    • Build

Imagem do terceiro projeto

Legenda: Imagem do terceiro projeto


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