R$100 – R$200

[curso] Remetente/destinatário: as cartas na literatura

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

IMS Paulista

Paulista

Bela Vista

São Paulo, SP 01310300

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

Professores: Walnice Nogueira Galvão, Jorge de Almeida, Eliane Robert Moraes e Caetano W. Galindo

[curso Remetente/destinatário: as cartas na literatura]

Uma correspondência pode ser lida muito além de suas circunstâncias quando remetente e destinatário deixam de ser os únicos leitores e o que era intimidade ganha importância coletiva, transcendendo o testemunho e iluminando algo externo a ela — um fato, uma época, uma obra. Se é comum o gênero epistolar servir como ponto de partida para criações literárias, não é raro que seus textos possam valer por si mesmos. Em tempos de bilhetes eletrônicos, a carta mantém seu fascínio aos olhos dos leitores especializados ou curiosos. Nas quatro aulas independentes deste curso, estarão em cena correspondências de naturezas diversas: a troca de cartas pessoal ou profissional, a mensagem nunca enviada, a epístola como gênero literário.


PROGRAMA

7/2: Cartas, bilhetes, e-mails e memorandos: metamorfoses da correspondência, com Walnice Nogueira Galvão

As cartas, indissoluvelmente ligadas a invenções extraordinárias como a escrita e a imprensa, assumiram ao longo da história diferentes formas materiais, que variaram conforme a conjuntura. Serão examinadas as múltiplas corporificações dessas formas, desde aquelas esculpidas em pedra até os e-mails, tweets e whatsapps dos dias de hoje.

14/2: Cartas de um sedutor, de Hilda Hilst, com Eliane Robert Moraes

Apesar do título, o livro Cartas de um sedutor não se alinha à tradição do romance epistolar nem a qualquer outro gênero literário. Pelo contrário, o terceiro volume da escandalosa trilogia pornográfica de Hilda Hilst embaralha de tal modo as convenções literárias que termina por produzir um texto degenerado. Num notável diálogo entre forma e fundo, a degeneração textual caminha aqui em paralelo à degeneração moral de seus personagens.

21/2: Carta ao pai, de Franz Kafka, com Jorge de Almeida

Este ano marca o centenário dessa famosa carta, escrita por Franz Kafka ao seu pai, Hermann, em 1919. Obra-prima da prosa alemã, a carta (que jamais foi entregue ao destinatário) é não apenas um importante documento para o estudo da vida e obra do autor de O processo e A metamorfose, como também um testemunho do conflito de gerações que marcou o período “expressionista” em torno da Grande Guerra.

28/2: T.S. Eliot, Ezra Pound e A terra devastada: uma correspondência, com Caetano W. Galindo

O objetivo da aula é analisar o processo final de composição do longo poema A terra devastada, de T.S. Eliot, que nos meses que antecederam sua publicação foi enviado por ele a Ezra Pound, gerando um processo de leituras, sugestões e alterações que acabou por dar a forma final do texto que conhecemos hoje. Nessa conversa, inclusive, trechos significativos do poema foram eliminados, e eles também serão discutidos, na palestra, com base em sua tradução ainda inédita.


PROFESSORES

Walnice Nogueira Galvão é professora emérita aposentada da USP, onde atuou no departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada. Crítica e estudiosa da literatura brasileira, dedicou-se principalmente à obra de Euclides da Cunha e Guimarães Rosa. Publicou mais de 40 livros, entre eles Prezado senhor, Prezada senhora: estudos sobre cartas, em parceria com Nádia Battella Gotlib, e Correspondência de Euclides da Cunha, além de inúmeros artigos e ensaios.

Eliane Robert Moraes é ensaísta e professora de literatura brasileira na USP. Entre suas publicações destacam-se diversos ensaios sobre o imaginário erótico nas artes e na literatura, além da tradução brasileira da História do olho de Georges Bataille. Organizou os livros Antologia da poesia erótica brasileira e O corpo descoberto – Contos eróticos brasileiros de 1852 a 1922.

Jorge de Almeida é doutor em filosofia, tradutor, e professor de teoria literária e literatura comparada na USP. Organizou, entre outros livros, os três volumes de Pensamento alemão no século XX.

Caetano W. Galindo é professor do curso de letras da UFPR. Como tradutor, já publicou versões de Ulysses, Um retrato do artista quando jovem e Dublinenses, de James Joyce, além de uma edição dos Poemas, de T.S. Eliot. Escreveu também o guia Sim, eu digo sim, para apresentar o romance de Joyce.


BIBLIOGRAFIA

GALVÃO, Walnice Nogueira & GOTLIB, Nádia Battella (orgs.). Prezado senhor, Prezada senhora: estudos sobre cartas. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

ELIOT, T.S. Poemas, trad. Caetano W. Galindo. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

HILST, Hilda. Cartas de um sedutor. São Paulo: Biblioteca Azul, 2012.

KAFKA, Franz. Carta ao pai, trad. Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.


O curso tem 4 aulas e será realizado às quintas-feiras, das 19h às 21h, nos dias 7, 14, 21 e 28 de fevereiro

Só receberá certificado de participação o aluno que estiver presente em pelo menos 3 aulas do curso. (a presença será computada em até 30 minutos depois do início da aula).



Este curso não exige conhecimento prévio acerca dos temas que serão abordados.


Perguntas frequentes

Há exigências de idade mínima para entrar no evento? Idade mínima de 16 anos.

Quais são minhas opções de transporte/estacionamento para chegar ao evento?

Metrô: próximo às estações Consolação (Linha Verde) e Paulista (Linha Amarela).

Ônibus: pontos na rua da Consolação e na avenida Paulista, com várias opções de linhas.

Estacionamento: não há estacionamento no local, apenas vagas especiais para pessoas com deficiência.

Como posso entrar em contato com o organizador se tiver perguntas? Pelo email cursos.paulista@ims.com.br.

Qual é a política de reembolso? É permitido solicitar o reembolso integral até 7 dias antes da data de início do evento.

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento? Não é necessário levar o ingresso impresso, apenas um comprovante de identidade.

Posso atualizar as informações da minha inscrição? A atualização de informações pode ser feita até 1 dia antes do início do curso.

Minha taxa de inscrição ou o ingresso podem ser transferidos? A transferência da matrícula pode ser feita até 1 dia antes do início do curso. Após o início do mesmo, não é possível fazer a transferência.

O nome no meu ingresso ou na minha inscrição não coincide com o nome do participante. Há algum problema? Sim, é preciso que o nome da matrícula seja o mesmo de quem irá frequentar o curso. Caso tenha comprado o curso para outra pessoa, é possível fazer a transferência do mesmo até 1 dia antes do início do curso.

Quem tem direito a meia-entrada? Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

IMS Paulista

Paulista

Bela Vista

São Paulo, SP 01310300

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo