R$10

Ações e painel de detalhes

R$10

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento on-line

Descrição do evento
Expandindo olhares e perspectivas sobre Animais Peçonhentos - um passeio pela zoologia e medicina

Sobre este evento

Reconhecendo uma demanda de aprofundamento dentre os alunos da faculdade, o Departamento Científico decidiu elaborar o Curso sobre Acidentes com Animais Peçonhentos. Esse assunto, embora seja muito importante devido à prevalência desses acidentes no Brasil, acaba sendo negligenciado. Nesse contexto, é de interesse de saúde pública formar profissionais capacitados para abarcar estes acidentes no cenário brasileiro, principalmente com o crescimento de cidades médias no interior.

No curso, tentaremos te levar a um passeio para além da medicina, um passeio pela zoologia e ampliar olhares e perspectivas sobre Animais Peçonhentos. Iremos discorrer sobre ofídios, aranhas, escorpiões, animais aquáticos e abelhas. Sobre esses animais, abordaremos:

- Questões gerais como habitat, comportamento e reconhecimento de espécies.

- Epidemiologia, sintomas e primeiros socorros.

- O que fazer para que a população se proteja mais desses acidentes.

Venham expandir e consolidar seus conhecimentos conosco.

Com emissão de certificado de 6 horas

Módulos:

**** OFÍDIOS **** DIA 10

Prof. Giuseppe Puorto

Herpetólogo, especialista em serpentes, atuando nas áreas de Sistemática, Distribuição Geográfica, Biologia e Anatomia de Serpentes neotropicais, Educação Ambiental e difusão científica com Animais Peçonhentos e Herpetologia. Conselheiro do Conselho Curador da Fundação Butantan; Conselheiro do Conselho Superior do Instituto Butantan; Conselheiro do Conselho Regional de Biologia

Prof. Carlos Roberto de Medeiros

Médico assistente do Hospital Vital Brazil do Instituto Butantan, tem experiência na área de intoxicações agudas e em acidentes causados por animais peçonhentos, vigilância epidemiológica em intoxicações; envenenamentos por animais peçonhentos; soroterapia heteróloga; e reações alérgicas a toxinas animais.

**** ARANHAS E ESCORPIÕES **** DIA 11

Prof. Aramys Rocchetti de Mello Cesar

Biólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Mestre em Biologia Animal pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Participou do Programa de Aprimoramento Profissional do Instituto Butantan com aranhas e escorpiões.

Prof. José Maria Cavalcanti Constant

Medicina pela Universidade Federal de Alagoas . Especialista em infectologia. Professor aposentado da UFAL, professor em atividade da Universidade de Ciências da Saúde em Alagoas. Assessor técnico da Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas, membro da câmara técnica de infectologia do Conselho Regional de Medicina de Alagoas.

**** ANIMAIS AQUÁTICOS **** DIA 12

Prof. Vidal Haddad Junior

Médico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e tem curso incompleto de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista. Atuou na Pós-graduação em Zoologia do Instituto de Biociências (UNESP) e como médico colaborador do Hospital Vital Brazil, Instituto Butantan. Atualmente, é professor na Pós-Graduação em Animais Selvagens da Faculdade de Medicina Veterinária de Botucatu (UNESP) . É vice-presidente da Sociedade Brasileira de Toxinologia Atua como consultor do Ministério da Saúde - Fundação Nacional da Saúde (acidentes por animais peçonhentos aquáticos).

**** ABELHAS **** DIA 12

Prof. Mikhael Marques

Médico, palestrante e escritor, professor da Pós-Graduação de Fitoterapia e Plantas Medicinais da EEP HC FM USP (Escola de Educação Permanente - Hospital das Clínicas - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). Formação em Medicina Antroposófica (Brasil e Alemanha) e Apiterapia (Brasil e Alemanha). Pós-graduação em Nutrologia.

Acompanhe os cronogramas e as atualizações seguindo a página do Departamento Científico @dcfmusp

EVENTO SERÁ TRANSMITIDO PELA PLATAFORMA ZOOM

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento on-line

Salvar este evento

Evento salvo