R$1.700

CURSO TATUÍ DE PUBLICAÇÃO EAD 2021

Ações e painel de detalhes

R$1.700

Informações do evento

Localização

Localização

Evento online

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento
Curso sobre edição, produção gráfica, design, impressão, encadernação e distribuição, em formato EAD, com aulas virtuais via Google Meet.

Sobre este evento

O CURSO TATUÍ DE PUBLICAÇÃO é uma jornada para aprender, com profissionais que atuam no universo editorial, diversos aspectos da criação de um livro impresso, passando por áreas como edição, produção gráfica, design, impressão, encadernação e distribuição. A proposta é que cada aluno desenvolva uma publicação durante o período do curso, incorporando as ferramentas e conteúdos apresentados. De natureza teórica e prática, as aulas serão ministradas virtualmente toda segunda-feira, das 19h às 21h30, com um tempo destinado para consultoria dos professores. As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis durante uma semana para consulta dos alunos. Um kit com materiais será enviado pelos Correios para cada aluno para que possa realizar as atividades práticas em casa, com orientação dos professores.

>>> estrutura das aulas <<<

♦ EDIÇÃO E CRIAÇÃO

As diferentes etapas do caminho do livro e os passos prévios à impressão de um livro. Serão esclarecidas as figuras envolvidas numa editora, como preparador, revisor, produtor gráfico, designer, capista, editor, entre outros. As possíveis combinações entre texto, imagem e materialidade no processo criativo de concepção de um livro também serão abordadas. professores: João Varella e Gustavo Piqueira. carga horária: 10 horas

♦ DESIGN

Os processos de design se articulam às demais etapas do desenvolvimento de um livro: das decisões conceituais às práticas; da etapa inicial de um projeto gráfico, quando o designer dialoga com o material original recebido, até as os procedimentos necessários para a correta transposição do projeto idealizado para a página impressa. Também serão abordadas orientações importantes para o fechamento de arquivos para envio para a gráfica: margens de segurança, sangrias, padrão de cores, tipo de PDF, entre outros assuntos serão abordados. professores: Gustavo Piqueira, Samia Jacintho e Carol Vapsys. carga horária: 7.5 horas

♦ IMPRESSÃO

O módulo abordará técnicas de impressão artesanal relevográficas (com foco no carimbo), permeográficas (estêncil) e monotipia. As aulas permitirão que os participantes, por meio da experiência prática, possam vislumbrar as necessidades e características de diferentes tipos de impressão realizada com poucos e simples recursos. Propõe-se como uma primeira introdução a técnicas que podem ser usadas na produção de publicações impressas, seja no miolo inteiro ou em detalhes de capas ou sobrecapas. O professor ainda exemplificará outras técnicas mostrando as ferramentas utilizadas, o tipo de textura e resultado visual que elas geram. professor: Gilberto Tomé. carga horária: 10 horas

♦ PRODUÇÃO GRÁFICA

Um panorama sobre produção gráfica, abordando tipos de papéis, impressão offset e digital, encadernação industrial e acabamento. Mais do que isso, a ideia é mostrar que ao entender a anatomia do livro e seu fluxo de produção, será mais fácil pensar em alternativas inusitadas para publicações impressas. professora: Cecilia Arbolave. carga horária: 10 horas

♦ ENCADERNAÇÃO

Neste módulo, serão ensinadas a encadernação de três pontos, a costura exposta e a capa dura. Também serão mostradas soluções de encadernação artesanal e industrial para livros de pequenas, médias e grandes tiragens. E ainda o professor sugerirá formatos e soluções para a finalização do projeto de publicação de cada aluno. professor: Daniel Barbosa. carga horária: 5 horas

♦ CIRCULAÇÃO

O módulo apresentará um panorama da história do livro do Brasil, passando pelos grandes editores até o momento atual do mercado editorial convencional e independente. Os alunos serão instigados a pensar a circulação das suas obras, abordando conteúdos como distribuição e livrarias, financiamento coletivo, assessoria de imprensa e divulgação em redes sociais. Este módulo também abordará o impacto que a crise do coronavírus trouxe às editoras e livrarias, e refletirá sobre possíveis caminhos no mercado editorial neste novo cenário. professor: João Varella. carga horária: 5 horas

>>> sobre os professores <<<

CAROL VAPSYS

Carol formou-se em Design Gráfico pela ESPM em 2010 e, desde então, trabalha na Casa Rex com design editorial, cuidando das diferentes etapas de execução de um livro: editoração, acabamentos, finalização e produção gráfica.

CECILIA ARBOLAVE

Jornalista argentina, formada na Universidad Austral de Buenos Aires e pós-graduada pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (SP). É sócia na Lote 42 e fundadora dos espaços de publicações independentes Banca Tatuí e Sala Tatuí. Vencedora dos prêmios Jovens Talentos da Indústria do Livro e Proyectando Valores. Foi jurada do Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos em 2017 e do edital de publicações da Des.Gráfica no Museu da Imagem e do Som em 2018.

DANIEL BARBOSA

É encadernador, impressor e produtor gráfico. Há 15 anos dedica-se exclusivamente a produção de livros e cadernos produzidos artesanalmente, além também de impressos serigráficos para projetos de arte, design, literatura e quadrinhos. Em 2014 realizou a primeira etapa do projeto Encadernando o Nordeste, onde ministrou 27 oficinas de encadernação, passando por todas das capitais da região. É fundador do ateliê/editora Caderno Listrado, que hoje tem sua sede em São Paulo e segue imprimindo, dobrando, costurando, colando, refilando e revestindo projetos especiais onde processos e manualidades sejam a essência.

GILBERTO TOMÉ

Gilberto Tomé, formado na FAU USP em 1992, vem trabalhando com artes visuais, dedicando-se particularmente ao desenho e aos diversos sistemas de reprodução de imagens, da xilogravura ao digital. Em seu estúdio Fonte Design, desde 1996, desenvolve projetos gráficos de livros e outras publicações culturais, como o Mapa das Artes. Em seu ateliê-editora, Gráficafábrica, desde 2007, edita tiragens de livros artesanais. Um de seus trabalhos, o Livrocidade Água Preta – livro composto por cartazes de rua – foi apresentado no Itaú Cultural (Cidade Gráfica, 2014), selecionado pela CLAP 10x10 (Contemporary Latin American Photobooks 2000-2016) e hoje integra o acervo gráfico da Pinacoteca de São Paulo.

GUSTAVO PIQUEIRA

Conhecido por livros de difícil classificação, nos quais mistura livremente texto e imagem, ficção e não ficção, design, história e tudo mais que encontrar pela frente, Gustavo Piqueira já lançou 30 títulos de sua autoria. Também criou e organiza a Coleção Gráfica Particular (Lote 42/Casa Rex), que a cada volume faz um ensaio sobre um trabalho/autor específico da arte gráfica. À frente de seu estúdio Casa Rex, é um dos mais premiados designers gráficos do Brasil, com mais de 500 prêmios, incluindo 4 Jabutis e 157 projetos selecionados para as Bienais Brasileiras de Design.

JOÃO VARELLA

Jornalista e fundador da editora Lote 42, da Banca Tatuí e da Sala Tatuí. Colaborou com diversos veículos de comunicação, como IstoÉ Dinheiro, El Economista América, Gazeta do Povo, Cândido e portal R7. Vencedor de prêmios como Jovens Talentos da Indústria do Livro, Sebrae de Jornalismo e Proyectando Valores. É autor dos livros 42 Haicais e 7 Ilustrações, A Agenda e Curitibocas: Diálogos Urbanos.

SAMIA JACINTHO

Nascida em Aracaju/SE, Samia Jacintho é sócia, diretora criativa e designer da Casa Rex, estúdio de design gráfico vencedor de diversos prêmios - mais de 500 em todo o mundo - com sede em São Paulo, onde cria projetos gráficos dos mais variados campos e escalas, de identidades visuais e projetos editoriais a objetos e ilustrações. O estúdio também desenvolve sua própria série de projetos que mescla pesquisas em cultura visual, ultrapassando os limites da linguagem visual e sua pequena oficina gráfica, buscando expandir o alcance do design gráfico além de sua eficiência de mercado. Samia também lançou sua própria marca chamada Cor, onde produz edições limitadas de objetos clássicos - de roupas a artigos para casa - com características marcantes e acabamentos primorosos.

>>> datas e horários <<<

de 1 de março a 5 de julho

segundas-feiras, das 19h às 21h30 (as aulas serão gravadas e ficarão disponíveis durante uma semana para consulta dos alunos)

investimento: R$ 1.700 (inclui kit de materiais para aulas de impressão e encadernação e o envio pelos Correios)

formas de pagamento: boleto bancário, depósito em conta ou cartão de crédito (é possível parcelar diretamente pelo Eventbrite)

politica de reembolso: devolução total do valor desde que solicitado com pelo menos 7 dias de antecedência

dúvidas e mais informações: contato@salatatui.com.br

Compartilhar com amigos

Localização

Evento online

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo