CURSO TATUÍ DE PUBLICAÇÃO turma 2

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Sala Tatuí

Rua Barão de Tatuí, 302, sala 42

Vila Buarque

São Paulo, SP 01226030

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

O CURSO TATUÍ DE PUBLICAÇÃO é uma jornada de 18 aulas em que os participantes aprenderão com profissionais que atuam no universo editorial diversos aspectos da criação de um livro impresso, passando por áreas como edição, produção gráfica, design, impressão, encadernação e distribuição. Com essas ferramentas na mão, a proposta é que cada aluno faça uma publicação ao final do curso. De natureza teórica e prática, as aulas serão ministradas toda segunda-feira, das 19h30 às 22h -- sendo que a última meia hora será destinada para consultoria dos professores. O curso acontece na Sala Tatuí, livraria que também é a sede da editora Lote 42.

Estrutura das aulas:

♦ EDIÇÃO E CRIAÇÃO
As diferentes etapas do caminho do livro e os passos prévios à impressão de um livro. Serão esclarecidas as figuras envolvidas numa editora, como preparador, revisor, produtor gráfico, designer, capista, editor, entre outros. As possíveis combinações entre texto, imagem e materialidade no processo criativo de concepção de um livro também serão abordadas.
professores: João Varella e Gustavo Piqueira
carga horária: 10 horas


♦ IMPRESSÃO
O módulo abordará técnicas de impressão artesanal. As aulas permitirão que os participantes, por meio da experiência prática, possam vislumbrar as necessidades e características de diferentes tipos de impressão realizada com poucos e simples recursos. Propõe-se como uma primeira introdução a técnicas que podem ser usadas na produção de publicações impressas, seja no miolo inteiro ou em detalhes de capas ou sobrecapas.
professores: Danilo de Paulo e Gilberto Tomé
carga horária: 10 horas


♦ PRODUÇÃO GRÁFICA
Um panorama sobre produção gráfica, abordando tipos de papéis, impressão offset e digital, encadernação industrial e acabamento. Mais do que isso, a ideia é mostrar que ao entender a anatomia do livro e seu fluxo de produção, será mais fácil pensar em alternativas inusitadas para publicações impressas.
professora: Cecilia Arbolave
carga horária: 10 horas


♦ DESIGN
Os processos de design se articulam às demais etapas do desenvolvimento de um livro: das decisões conceituais às práticas; da etapa inicial de um projeto gráfico, quando o designer dialoga com o material original recebido, até as os procedimentos necessários para a correta transposição do projeto idealizado para a página impressa.
professores: Gustavo Piqueira e Samia Jacintho
carga horária: 5 horas


♦ ENCADERNAÇÃO
Neste módulo, serão apresentadas soluções de encadernação artesanal e industrial para livros de pequenas, médias e grandes tiragens. Também serão discutidas obras que combinam impressão industrial e artesanal, para mostrar as possibilidades nos dias atuais. E ainda o professor apresentará saídas e sugestões para a finalização do projeto de publicação de cada aluno.
professor: Daniel Barbosa
carga horária: 5 horas

♦ CIRCULAÇÃO
O módulo apresentará um panorama da história do livro do Brasil, passando pelos grandes editores até o momento atual do mercado editorial convencional e independente. Os alunos serão instigados a pensar a circulação das suas obras, abordando conteúdos como distribuição e livrarias, financiamento coletivo, assessoria de imprensa e divulgação em redes sociais.
professor: João Varella
carga horária: 5 horas


Sobre os professores

CECILIA ARBOLAVE
Jornalista argentina, formada na Universidad Austral de Buenos Aires e pós-graduada pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (SP). É sócia na Lote 42 e fundadora dos espaços de publicações independentes Banca Tatuí e Sala Tatuí. Vencedora dos prêmios Jovens Talentos da Indústria do Livro e Proyectando Valores. Foi jurada do Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos em 2017 e do edital de publicações da Des.Gráfica no Museu da Imagem e do Som em 2018.

DANIEL BARBOSA
É encadernador, impressor e produtor gráfico. Há 13 anos dedica-se exclusivamente a produção de livros e cadernos produzidos artesanalmente, além também de impressos serigráficos para projetos de arte, design, literatura e quadrinhos. Em 2014 realizou a primeira etapa do projeto Encadernando o Nordeste, onde ministrou 27 oficinas de encadernação, passando por todas das capitais da região. É fundador do ateliê/editora Caderno Listrado, que hoje tem sua sede em São Paulo e segue imprimindo, dobrando, costurando, colando, refilando e revestindo projetos especiais onde processos e manualidades sejam a essência.

DANILO DE PAULO
Danilo de Paulo é formado em Design Gráfico pela Universidade Anhembi Morumbi. Dirige um pequeno estúdio em São Paulo, colaborando com empresas e eventos como Instituto Ethos, Instituto Goethe, Fundação Tide Setubal, Agenda Pública, Virada Cultural, Fundação Estudar, Teatro Sérgio Cardoso, Cosac Naify, Abril Educação, entre outros. Em 2014, foi segundo colocado no concurso Rio em Cartaz, promovido pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade [IRPH–Unesco], e contemplado pelo ProAC na categoria Publicação Cultural com o projeto Bailes, lançado em março-16. Este, selecionado para a Bienal Iberoamericana de Diseño (BID-16) e destaque na 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico-2017. Em parceria com Gilberto Tomé, co-dirige o ateliê gráficafábrica, abordando investigações gráficas diversas e facilitando oficinas. Em 2018, foram finalistas no BID-18 com o projeto Caramba Carimbo, parceria entre as editoras gráficafábrica & Lote 42.


GILBERTO TOMÉ
Gilberto Tomé, formado na FAU USP em 1992, vem trabalhando com artes visuais, dedicando-se particularmente ao desenho e aos diversos sistemas de reprodução de imagens, da xilogravura ao digital. Em seu estúdio Fonte Design, desde 1996, desenvolve projetos gráficos de livros e outras publicações culturais, como o Mapa das Artes. Em seu ateliê-editora, Gráficafábrica, desde 2007, edita tiragens de livros artesanais. Um de seus trabalhos, o Livrocidade Água Preta – livro composto por cartazes de rua – foi apresentado no Itaú Cultural (Cidade Gráfica, 2014), selecionado pela CLAP 10x10 (Contemporary Latin American Photobooks 2000-2016) e hoje integra o acervo gráfico da Pinacoteca de São Paulo.

GUSTAVO PIQUEIRA
Gustavo Piqueira é autor de 25 livros de difícil classificação, todos marcados pela livre mistura entre texto, imagem, design e História. À frente da Casa Rex, é um dos designers gráficos mais premiados do Brasil, com quase 500 prêmios internacionais de design; também é o designer com o maior número de projetos selecionados (133) no mais importante prêmio nacional de design, a Bienal de Design Gráfico ADG.

JOÃO VARELLA
Jornalista e fundador da editora Lote 42, da Banca Tatuí e da Sala Tatuí. Colaborou com diversos veículos de comunicação, como IstoÉ Dinheiro, El Economista América, Gazeta do Povo, Cândido e portal R7. Vencedor de prêmios como Jovens Talentos da Indústria do Livro, Sebrae de Jornalismo e Proyectando Valores. É autor dos livros 42 Haicais e 7 Ilustrações, A Agenda e Curitibocas: Diálogos Urbanos. Em 2019 publica o livro Videogame: a evolução da arte.

SAMIA JACINTHO
Nascida em Aracaju, desde 2006 Samia Jacintho é sócia da Casa Rex, multipremiada casa de design gráfico, onde vem desenvolvendo projetos visuais dos mais variados portes e nos mais diversos suportes. Recentemente, também lançou sua marca de objetos @we.are.cor


Datas e horários
agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro
segundas-feiras, das 19h30 às 22h
investimento: R$ 1.500
formas de pagamento: boleto bancário, depósito em conta ou cartão de crédito (é possível parcelar diretamente pelo Eventbrite)
mais informações: contato@salatatui.com.br

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Sala Tatuí

Rua Barão de Tatuí, 302, sala 42

Vila Buarque

São Paulo, SP 01226030

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo