R$1.200 – R$1.400

Curso: Técnicas De Transporte Mucociliar Em Pediatria com Vanesa Gonzáles

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Empresarial Thomé de Souza

Antônio Carlos Magalhães

Pituba

Salvador, BA 41800700

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 30 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

CURSO INTERNACIONAL:
TÉCNICAS DE TRANSPORTE MUCOCILIAR EM PEDIATRIA

PALESTRANTE: Dra VANESA GONZÁLEZ BELLIDO
Diretora Geral das Clínicas Fisiobronquial® Fisioterapeuta Respiratório. Doutorando pela Universidade Rey Juan Carlos. Madri. Espanha. Professora do Departamento de Fisioterapia Cardio-Respiratória. Universidade Francisco de Vitoria. Madri. Espanha.

APRESENTAÇÃO


Pela primeira vez Salvador receberá um curso Internacional, sobre Técnicas de Transporte Mucociliar, voltado ao público de Fisioterapeutas com interesse em Fisioterapia Respiratória em Pediatria.

Com uma visão mais abrangente, de olho nas novas tecnologias associadas às terapias manuais respiratórias a Dra Danielle Santiago, Fisioterapeuta e coordenadora de eventos do Grupo Hands On Saúde após muito pesquisar a respeito, vislumbrou na Dra. Vanessa González, proprietária da FISIOBRONQUIAL® (empresa de Madrid – Espanha) a possibilidade de trazer para Salvador um curso com um diferencial incrível!

O curso chamado “Técnicas de Transporte Mucociliar em Pediatria” é de organização da FISIOBRONQUIAL®, o PRIMEIRO E ÚNICO CENTRO DE FISIOTERAPIA DE MADRI A CONSEGUIR A CERTIFICAÇÃO ISO DOS SEUS PROCEDIMENTOS CLÍNICOS SOBRE A FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA. Após a consolidação das atividades de assistência e colaborando com hospitais da Comunidade de Madri, Universidades Públicas e Privadas, e com empresas especializadas no setor; o projeto agora avança para a formação e pesquisa em Fisioterapia Respiratória nunca esquecendo o valor humano dos nossos pacientes.

A Fisioterapia pediátrica requer um treinamento especializado bem como a abordagem terapêutica do sistema respiratório. Portanto, a necessidade de treinamento especializado em Fisioterapia Respiratória pediátrica. O fato de se ter avançado no conhecimento fisiológico, anatômico e fisiopatológico de várias doenças respiratórias infantis, requer uma atualização das abordagens terapêuticas em Fisioterapia pediátrica constantemente. Este curso deve permitir que os fisioterapeutas:

• Sejam capazes de fazer uma avaliação e diagnóstico funcional ou fisiopatogênico em crianças com doença respiratória ou doença respiratória associada com outras doenças crônicas.

• Organizar a abordagem terapêutica mais adequada em cada caso, tendo em conta: os diferentes tipos de patologia e o estágio cronológico da criança e a patologia desde o início, de modo que possa ser aplicados tratamentos curativos, paliativos e / ou preventiva.

• Conhecer as técnicas terapêuticas mais eficazes e as ajudas técnicas/tecnológicas mais atuais e eficazes.

• Saber interpretar os parâmetros básicos e avaliações de respiração.

Para garantir a qualidade do curso, as vagas são limitadas para 40 alunos no total. Haverá tradutora no local do evento que poderá durante o momento do curso traduzir quaisquer dúvidas e esclarecimentos.

O PROGRAMA


1. Epidemiologia de doenças respiratórias. Fatores de risco e causas.

2. Mecânica Respiratória em crianças e adultos. Estágios do desenvolvimento pulmonar. Diferenciais das características da anatomia e fisiologia da respiração na pediatria. Biomecânica e fisiologia respiratória: parâmetros e conceitos básicos.

3. Tipos de doenças respiratórias, FISIOPATOGENIA considerando possíveis estágios da doença e da idade da criança.

4. Fisioterapia Respiratória. Conceito, evolução e classificação de técnicas. Campos de ação. Revisão das evidências científicas.

5. Diferentes ferramentas de exploração e avaliação atualizada e capaz de elevar o protocolo de atuação.

6. Técnicas de apuramento manual mucociliar e tecnologia assistiva, instrumentos de tratamento e avaliação e terapia de aerossol.

6.1. Técnicas assistidas (não autônomas):

6.1.1. Técnicas expiratórias lentas: ELPR (Expiratória Lenta prolongada), BTE (Bombeamento Traqueal Expiratório), ELTGOL (Expiratória Lenta Total com glote aberto em decúbito lateral), vibração manual.

6.1.2. Técnicas de expiração forçada: tosse provocada.

6.1.3. Técnicas inspiratórias lentas: EDIC (exercícios de débito inspiratório controlado).

6.1.4. Técnicas de hiperinflação do pulmão: hiperinflação mecânica com tosse Assist® hiperinflação manual com Ambu.

6.1.5. Instrumentos Auxiliares: sistemas de PEP, coletes VEST- vibradores®. ou Aplicação da terapia do aerossol e da terapia de inalação na higiene brônquica. Principais drogas utilizadas nas doenças respiratória. ou CASOS CLÍNICOS REAIS PRÁTICOS- (SUPORTE DE VÍDEO).

6.2. Técnicas autônomas:

6.2.1. Técnicas expiratórias lentas: ELTGOL, DA (drenagem autógeno), AFE (aumento do fluxo expiratório), vibração manual.

6.2.2. Técnicas de expiração forçada: TP, TEF (técnica de expiração forçada).

6.2.3. Técnicas inspiratórias lentas: EDIC, EI.

6.2.4. Técnicas de hiperinflação pulmonar: Tosse Assist®, ambu..

6.2.5. Ajudas instrumentais: Flutter-VRP1®, Cornet®, PEP vibratória Acapella®, PEP Mask®, Thera PEP®, Peak Flow.

IMPORTANTE!*


Um dos recursos que serão explicados no curso é a utilização do Airway Clearence "Vest", um tipo de equipamento que auxilia no processo de clearence. No Brasil, os "coletes vibratórios" estão aguardando liberação da ANVISA para uso (período final de testes para liberação das vendas do equipamento - engenharia), porém, o pioneirismo no conhecimento da utilização deste equipamento, associado às técnicas e recursos de Fisioterapia Respiratória em Pediatria, podem favorecer ao profissional um diferencial na área em um futuro próximo. Na Espanha, esse equipamento já é liberado e difundido. Lembrando que o objetivo geral do curso diz respeito às técnicas e não ao treinamento do uso deste equipamento, sendo esse conhecimento agregado como um “plus” ao nosso curso! Além deste, entender a utilização do equipamento "Cough Assist E70, o mais moderno equipamento de tosse assistida que otimiza de forma segura e eficiente a remoção de secreção pulmonar, com conforto para o paciente. Este último já a venda no Brasil.


O Grupo Hands On e a FISIOBRONQUIAL garantem que este será um evento inesquecível e oferecerá um diferencial indescritível ao Fisioterapeuta participante!

Contamos com a sua presença! Inscreva-se logo, as vagas são limitadas!


Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Empresarial Thomé de Souza

Antônio Carlos Magalhães

Pituba

Salvador, BA 41800700

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 30 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo