[curso] Woodstock, 50 anos: o festival, seu contexto e legado na música, na...
Data e hora
Política de reembolso
Reembolsos até 7 dias antes do evento
Descrição
Professores: Fred Coelho, Pena Schmidt, Matthew Shirts e Ines Aisengart Menezes
[curso Woodstock, 50 anos: o festival, seu contexto e legado na música, na literatura e no cinema]
Em quatro aulas independentes, especialistas de diferentes áreas discutem aspectos do contexto e do legado (para a sociedade e para a música, a literatura e o cinema) do incontornável festival de Woodstock, cujo caldo feito de rock, contracultura e movimento hippie atraiu multidões a uma fazenda nas imediações de Bethel, nos Estados Unidos, há exatos 50 anos.
O curso tem 4 aulas e será realizado às quartas-feiras, das 19h às 21h, nos dias 7, 14, 21 e 28 de agosto.
Só receberá certificado de participação o aluno que estiver presente em pelo menos 3 dos encontros.
(a presença será computada em até 30 minutos depois do início da aula).
Este curso não exige conhecimento prévio acerca dos temas que serão abordados.
PROGRAMA
7/8 - Panorama: da contracultura a Woodstock, com Fred Coelho
A contracultura é um fenômeno de múltiplas variáveis – políticas, estéticas e comportamentais – que ao longo dos anos foi reduzida ao lugar-comum do movimento hippie e da psicodelia. A aula buscará ampliar seus sentidos e representações percorrendo os principais eventos e debates que marcaram o período dos anos de 1960 no Brasil e no mundo. De seu nascimento transgressor e utópico até seus desdobramentos nos grandes festivais de rock.
14/8 - Música, com Pena Schmidt
Woodstock foi um ponto de inflexão na forma como a música se apresentava. Novas tecnologias entraram em campo e alteraram o espetáculo: a amplificação eletrônica de alta potência para artistas destemidos com seus instrumentos elétricos possibilitou a explosão da catarse em cena para multidões, e isso passou a fazer parte do show para sempre. A experiência era agora algo transformador, e para tanto exigia entrega total – a música deixou de ser trilha sonora e se tornou protagonista da mudança de costumes. De ritmo do momento, o rock se transformou em ópera de uma era, completa, com gestos dramáticos, imaginários em chamas e protestos contra o poder.
21/8 - Literatura, com Matthew Shirts
A história do romance Um estranho no ninho, de Ken Kesey, e a comunidade hippie criada pelo autor no vilarejo de La Honda, ao sul de San Francisco, na Califórnia. A ligação entre a geração beat, os hippies, os motoqueiros do Hell’s Angels e também os laços entre a ficção e o novo jornalismo de Tom Wolfe em O teste do ácido do refresco elétrico e de Hunter S. Thompson em Hell’s Angels. E como tudo isso acaba em Woodstock.
28/8 - Cinema, com Ines Aisengart Menezes
O festival Woodstock é um dos epítomes da expansão do exercício das liberdades individuais, da psicodelia e da contracultura no final da década de 1960. A ressonância do evento foi significativa tanto no cinema como na Nova Hollywood e em movimentos similares no mundo. A ampla cobertura das performances musicais, do êxtase da multidão e as experimentações de linguagem evidenciam que o documentário Woodstock (1970) consiste em elemento crucial para a compreensão do evento.
PROFESSORES
Fred Coelho é pesquisador com formação em história e literatura. Professor da PUC-Rio, tem vasta atuação em crítica cultural, da música às artes visuais. É autor, dentre outros, de Livro ou livro-me: Os escritos babilônicos de Hélio Oiticica e de Eu, brasileiro, confesso minha culpa e meu pecado: cultura marginal no Brasil nas décadas de 1960 e 1970.
Pena Schmidt é produtor musical desde 1973, gravou dezenas de discos, organizou festivais, cuidou de shows, gravadoras, estúdios, teatros, centros culturais e da carreira de artistas e bandas como Almir Sater, Walter Franco, Titãs e Ira!, entre outros. Fundador da Associação Brasileira da Música Independente, atribui sua carreira em parte ao filme Woodstock, a que assistiu aos 20 anos. Atualmente escreve, ouve e fala sobre música.
Matthew Shirts é jornalista, com formação em Berkeley e Stanford. Nascido e criado nos EUA, mudou-se para São Paulo em 1984. Foi editor da National Geographic Brasil, da plataforma Planeta Sustentável e da revista Supergamepower. Escreveu crônicas para O Estado de S. Paulo e Veja São Paulo e teve o programa de rádio São Paulo para paulistanos com Eduardo Barão, na Bandnews. É autor dos livros O jeitinho americano e de A feijoada completa. Traduziu, com Reinaldo Moraes, o romance Vineland, de Thomas Pynchon.
Ines Aisengart Menezes é preservacionista audiovisual, com mestrado no tema pela Universidade de Amsterdam. Trabalha no setor de preservação da Cinemateca Brasileira desde 2016. É cocuradora da temática de Preservação da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto desde 2017. Anteriormente, trabalhou por um ano no Eye Film Institute Netherlands e no Rio de Janeiro, nas áreas de preservação audiovisual, pesquisa, curadoria, produção, produção editorial e financiamento.
Perguntas frequentes
Há exigências de idade mínima para entrar no evento? Idade mínima de 16 anos.
Quais são minhas opções de transporte/estacionamento para chegar ao evento?
Metrô: próximo às estações Consolação (Linha Verde) e Paulista (Linha Amarela).
Ônibus: pontos na rua da Consolação e na avenida Paulista, com várias opções de linhas.
Estacionamento: não há estacionamento no local, apenas vagas especiais para pessoas com deficiência.
Como posso entrar em contato com o organizador se tiver perguntas? Pelo email cursos.paulista@ims.com.br.
Qual é a política de reembolso? É permitido solicitar o reembolso integral até 7 dias antes da data de início do evento.
Preciso levar meu ingresso impresso para o evento? Não é necessário levar o ingresso impresso, apenas um comprovante de identidade.
Posso atualizar as informações da minha inscrição? A atualização de informações pode ser feita até 1 dia antes do início do curso.
Minha taxa de inscrição ou o ingresso podem ser transferidos? A transferência da matrícula pode ser feita até 1 dia antes do início do curso. Após o início do mesmo, não é possível fazer a transferência.
O nome no meu ingresso ou na minha inscrição não coincide com o nome do participante. Há algum problema? Sim, é preciso que o nome da matrícula seja o mesmo de quem irá frequentar o curso. Caso tenha comprado o curso para outra pessoa, é possível fazer a transferência do mesmo até 1 dia antes do início do curso.
Quem tem direito a meia-entrada? Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.