R$100 – R$200

[curso]Sempre a canção, com Luiz Tatit, Lorenzo Mammì, Paulo da Costa e Sil...

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424

Bela Vista

São Paulo, SP 01310300

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

Professores: Luiz Tatit, Lorenzo Mammì, Paulo da Costa e Silva e José Miguel Wisnik

[
curso Sempre a canção]

A canção é uma forma híbrida, que funde a literatura e a música. Seu percurso remonta às origens da poesia ocidental, passa pelos trovadores da Idade Média e, no século XX, chega ao rádio e aos discos. A canção popular brasileira é uma das manifestações mais sofisticadas de nossa cultura. Em torno dela, criaram-se, nas últimas décadas, abordagens críticas originais. Alguns dos principais estudiosos e criadores desse campo de estudo estão reunidos neste curso, que contemplará os aspectos formais específicos da canção, bem como sua inserção histórica e os próprios cancionistas: intérpretes e compositores.

O curso tem 4 aulas e será realizado às quartas-feiras, das 19h às 21h, nos dias 6, 13, 20 e 27 de maio.
Só receberá certificado de participação o aluno que estiver presente em pelo menos 3 dos encontros (a presença será computada em até 30 minutos depois do início da aula).

Este curso não exige conhecimento prévio acerca dos temas que serão abordados.


PROGRAMA

6/5 - Luiz Tatit

13/5 - Lorenzo Mammì

20/5 - Paulo da Costa e Silva

27/5 - José Miguel Wisnik


PROFESSORES

Luiz Tatit é músico e professor titular do Departamento de Linguística da FFLCH-USP. Publicou os livros Análise semiótica através das letras, Elos de melodia & letra, O século da canção, Todos entoam: ensaios, Conversas e lembranças e Semiótica à luz de Guimarães Rosa. Já lançou os álbums Felicidade (1998), O meio (2000), Ouvidos uni-vos (2005) e Rodopio (2007), todos pelo selo Dabliú.

Lorenzo Mammì nasceu em Roma, em 1957. Fez graduação em música e doutorou-se em filosofia pela USP, onde é professor de História da Filosofia Medieval desde 2003. Como crítico de música e de arte, organizou e publicou ensaios em diversos livros, como Volpi, Carlito Carvalhosa, e 8X fotografia, com Lilia Moritz Schwarcz. É autor de A fugitiva: ensaios sobre música e O que resta: arte e crítica de arte.

Paulo da Costa e Silva é professor de estética da UFRJ. Colaborou na coluna Questões musicais, da revista Piauí. Dirigiu a Rádio Batuta, do IMS, para onde produziu, entre outros, o documentário radiofônico Tim tim por tim tim: a música de João Gilberto. Publicou o livro A tábua de Esmeralda: e a pequena renascença de Jorge Ben.

José Miguel Wisnik é ensaísta, músico e cantor, e professor de literatura brasileira na USP. Dentre seus livros publicados estão O som e o sentido, Sem receita: ensaios e canções e Veneno remédio: o futebol e o Brasil.


Perguntas frequentes

Há exigências de idade mínima para entrar no evento? Idade mínima de 16 anos.

Quais são minhas opções de transporte/estacionamento para chegar ao evento?

Metrô: próximo às estações Consolação (Linha Verde) e Paulista (Linha Amarela).

Ônibus: pontos na rua da Consolação e na avenida Paulista, com várias opções de linhas.

Estacionamento: não há estacionamento no local, apenas vagas especiais para pessoas com deficiência.

Como posso entrar em contato com o organizador se tiver perguntas? Pelo email cursos.paulista@ims.com.br.

Qual é a política de reembolso? É permitido solicitar o reembolso integral até 7 dias antes da data de início do evento.

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento? Não é necessário levar o ingresso impresso, apenas um comprovante de identidade.

Posso atualizar as informações da minha inscrição? A atualização de informações pode ser feita até 1 dia antes do início do curso.

Minha taxa de inscrição ou o ingresso podem ser transferidos? A transferência da matrícula pode ser feita até 1 dia antes do início do curso. Após o início do mesmo, não é possível fazer a transferência.

O nome no meu ingresso ou na minha inscrição não coincide com o nome do participante. Há algum problema? Sim, é preciso que o nome da matrícula seja o mesmo de quem irá frequentar o curso. Caso tenha comprado o curso para outra pessoa, é possível fazer a transferência do mesmo até 1 dia antes do início do curso.

Quem tem direito a meia-entrada? Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424

Bela Vista

São Paulo, SP 01310300

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo