Das margens do Mississipi ao palco global: as origens da música popular
- Ages 16+
Das margens do Mississipi ao palco global: as origens da música popular, com Edu Martins
Data e hora
Localização
Instituto Ling
João Caetano , 440 Três Figueiras Porto Alegre, RS 90470260 BrazilPolítica de reembolso
Agenda
7:00 PM - 9:00 PM
O Berço das Saudades: a Gênese dos Spirituals
Sobre este evento
- O evento dura 14 dias 2 horas
- Ages 16+
- Estacionamento pago no local
Das margens do Mississipi ao palco global: as origens da música popular, com Edu Martins
Mergulhe em uma jornada musical com Edu Martins e descubra a comovente origem dos Spirituals – canções nascidas do encontro entre a saudade dos africanos escravizados por sua terra natal e a busca por um lar celestial dos migrantes metodistas ingleses na América colonial. Em três encontros, este curso revelará como esses cânticos de dor, fé e esperança não apenas serviram como ferramentas de resistência e consolo, mas também se tornaram a semente de onde brotaram o Blues e o Gospel. Acompanharemos a evolução dessas raízes profundas, traçando sua influência transformadora sobre o Jazz, Rock and Roll, Soul, Funk, Pop e até mesmo o Hip Hop, incluindo reflexões sobre seus ecos na música brasileira. Combinando aulas expositivas, sessões de audição crítica e análise musical, prepare-se para uma imersão sonora e histórica que mudará sua forma de ouvir e entender a música popular ocidental. Junte-se a nós para desvendar como a voz da alma escravizada ecoa até hoje nos maiores sucessos globais.
Agenda do Curso:
Dia 1 – 6.8 - O Berço das Saudades: a Gênese dos Spirituals
- Contextos e Migrações:
A Inglaterra do século XVII e XVIII: o contraste entre a Igreja Anglicana e o fervor social do Metodismo.
A migração inglesa para a América: A busca por liberdade e a nostalgia da terra natal
O brutal mercado transatlântico de escravos: o desenraizamento e a
profunda saudade africana.
Audição e Análise: Hino "Jerusalém".
- O Encontro Transformador:
A "Confluência das Saudades": o encontro entre os metodistas e os
africanos escravizados.
A conversão e a reinterpretação da fé: do sofrimento à esperança celestial.
O nascimento dos Spirituals: características musicais (chamada e resposta, polirritmia, improvisação vocal) e temáticas (libertação, consolo, narrativas bíblicas).
Audição e Análise: exemplos de Spirituals primitivos, como "Swing Low,
Sweet Chariot".
Dia 2 – 13.8 - A Voz da Alma e da Resistência: Spirituals, Blues e a Semente da
Expressão Afro-Americana
- A multifacetada função dos Spirituals
Spirituals como crônica social e memória coletiva.
Simbolismo e mensagens codificadas: a música como ferramenta de
comunicação e resistência.
A Underground Railroad e o papel vital dos Spirituals ("Follow the Drinking Gourd", "Wade in the Water").
Audição e Análise: "Go Down, Moses", "Follow the Drinking Gourd", "Wade in the Water".
- A Bifurcação dos Caminhos – Blues e Gospel
O fim da escravidão e seus impactos na expressão musical.
O surgimento do Blues: a voz do secular, do cotidiano, das dificuldades e da resiliência individual. Características do Blues.
O desenvolvimento do Gospel: A continuação da tradição religiosa, agora
com exuberância e fervor comunitário nas igrejas.
Analisando as raízes comuns e as distinções entre Blues e Gospel.
Audição e Análise: Exemplos de Blues primitivo e canções Gospel
tradicionais.
Dia 3 – 20.8 - Do Delta ao Mundo: o legado duradouro dos Spirituals
- A Árvore Genealógica do Blues
O Blues como catalisador: O nascimento do Jazz e a arte da improvisação.
A energia crua do Rock and Roll: Do Blues eletrificado à rebeldia juvenil (Elvis, Rolling Stones).
A alma e o suingue: A influência do Gospel e do Blues no Soul e Funk (James Brown, Aretha Franklin).
Audição e Análise: Exemplos de Jazz, Rock and Roll, Soul e Funk, destacando os elementos herdados.
- Ecos Globais e a Contínua Evolução
A música Pop como herdeira multifacetada dessa tradição.
O Hip Hop: Ritmos, samples e o espírito de protesto e afirmação.
A influência no Brasil: Reflexões sobre como essa matriz sonora tocou
artistas como Tom Jobim, Caetano Veloso, Rita Lee e Chico Buarque.
Atividade aberta ao público geral, com vagas limitadas. Professores da rede pública de ensino podem solicitar bolsa de 80% de desconto. Se você faz parte desse perfil, escreva para instituto.ling@institutoling.org.br e solicite seu cupom. São concedidas até 2 bolsas por atividade.
Sobre o Ministrante:
EDU MARTINS é contrabaixista, compositor, arranjador, condutor e escritor radicado em Porto Alegre. À frente da Orquestra Simjazz, explora as conexões profundas entre música, emoção e psique, criando experiências sonoras que ressoam especialmente com amantes do jazz e da música experimental. Com uma trajetória marcada pela ousadia e pela busca incessante por novas linguagens, Edu transita entre a tradição da música brasileira, o jazz contemporâneo e a poesia, construindo verdadeiras cartografias emocionais através do som. Sua versatilidade o consagrou como músico, produtor e arranjador, colaborando com nomes como Cesar Camargo Mariano, Gal Costa, Milton Nascimento, Marina Lima, George Benson e Dave Liebman.
Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente: instituto.ling@institutoling.org.br