R$15

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Av. Engenheiro Alberto Sá, 446

446 Avenida Engenheiro Alberto Sá

Papicu, CE 60175-395

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
Eutanásia, distanásia e Suicídio assistido

Sobre este evento

Os dilemas éticos relativos ao fim da vida será o tema de nosso próximo DEATH COFFEE no complexo velatorial Memorial Funeral Home.

A mesa será moderada pelo Prof. Erasmo Ruiz - professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará onde ministra aulas nas graduações de enfermagem, serviço social, psicologia e medicina. Teremos a psicóloga Emanuelly Mota coordenadora da residência multiprofissional em cancerologia do CRIO e a enfermeira Sabrina Pamplona Cavalcante atual Coordenadora de Enfermagem das clínicas de Oncologia Hematologia e Terapia Biológica: Oncovie e NOHC.

Discutiremos o tema : Eutanásia, distanásia e suicídio assistido.

Serão abordados complexas questões e dilemas bioéticos, aspectos morais sobre o processo de morrer, a autonomia do paciente, o suicídio assistido por profissionais de saúde em países onde essa prática é legalizada. A temática não é só pertinente para quem trabalha com saúde mais diz respeito a todos nós como seres finitos, afinal, como desejamos e/ou podemos morrer? Por que alguns querem que o processo de morte aconteça mais rápido? Por que muitas vezes os atos que buscam a cura podem prolongar desnecessariamente o sofrimento?

Enfim, uma oportunidade única para discutirmos, com base em nossas raízes culturais, sociais, espirituais e vivências hospitalares, as formas de se morrer e as possibilidades de lidar melhor com esse momento.

Nosso DEATH COFFEE acontece sempre a cada bimestre e com um tema atual.

Sobre o Mediador:

O Professor Erasmo Ruiz Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Ceará onde ministra aulas nas graduações de enfermagem, serviço social, psicologia e medicina. Ministra aulas no Programa no Mestrado Profissional de Ensino na Saúde. Foi coordenador acadêmico da Especialização em Cuidados Paliativos (UECE/Unimed). Foi Consultor da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde (PNH/MS) Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Tanatologia e análise institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Tanatologia, Humanização na Saúde, Educação Médica, Morte e Morrer, Saúde Mental e Bioética.

Emanuelly Mota -

Psicóloga especialista em cuidados paliativos com formação em psicoterapia breve-focal e tanatologia. Atualmente coordenadora da residência multiprofissional em cancerologia do CRIO em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará e psicóloga responsável pela ampliação multiprofissional no ambulatório da dor do CRIO

Sabrina Pamplona Cavalcante - Enfermeira Oncológica pela Universidade Estadual do Ceará. Mestranda em Farmacologia Clínica pela Universidade Federal do Ceará. Atual Coordenadora de Enfermagem das clínicas de Oncologia Hematologia e Terapia Biológica: Oncovie e NOHC

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Av. Engenheiro Alberto Sá, 446

446 Avenida Engenheiro Alberto Sá

Papicu, CE 60175-395

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo