Debate "Igualdade racial: gênero, raça e mercado de trabalho"

Painel de ações

Debate "Igualdade racial: gênero, raça e mercado de trabalho"

Por UNESCO no Brasil

Data e hora

quinta, 6 jun 2019 09:30 até 12:00 GMT-3

Localização

B Hotel

SHN Quadra 5, Bloco J, Lote L Brasília, DF Brazil

Descrição

A desigualdade racial é uma realidade no mercado de trabalho brasileiro. O ambiente empresarial ainda tem grandes dificuldades para avançar no combate ao racismo.

De acordo com o Instituto Ethos, por meio da pesquisa “Perfil social, racial e de gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas”, pessoas negras ocupam apenas 6,3% dos cargos de gerência e 4,7% dos cargos executivos nas empresas. O quadro se agrava ainda mais quando consideramos as mulheres negras. Apesar de muitas empresas promoverem programas bem-sucedidos de equidade de gênero, em geral, a inclusão é de mulheres brancas, não de mulheres negras. Esse fator somente se inverte quando são consideradas as vagas de início de carreira ou com baixa exigência profissional, como aprendizes ou trainees.

Por outro lado, a igualdade salarial não será alcançada tão cedo no Brasil. A renda de 80% dos profissionais negros não passa de dois salários-mínimos, de acordo com dados da Oxfam. A pesquisa “Características do emprego formal da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2014” aponta que, quanto maior é a capacitação, maior também é a disparidade salarial. Entre os negros que entraram na universidade, seu salário não passa de 80% do salário de brancos com a mesma formação.

Tendo em vista que negros e pardos constituem mais da metade da população brasileira, a UNESCO, juntamente com as demais entidades da ONU no Brasil, convidam vocês para, juntos, discutirmos essas questões e avançarmos em prol de um futuro mais justo e inclusivo para todos, que não deixe ninguém para trás.

Organizado por

Vendas terminadas