Gratuito

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

B2W Digital

Fidêncio Ramos

Vila Olímpia

São Paulo, SP 04551010

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento

Descrição

# Sobre
Chegamos ao décimo quinto encontro do ElugSP, desta vez em parceria com a B2W digital.


# Informes
Não esqueça de fornecer as informações pedidas na hora de marcar presença, o nome e RG serão utilizados para liberação na portaria, o e-mail será utilizado para enviar UMA mensagem de pós-evento

Cadeirantes: as dependências do local estão prontas para receber vocês :)

# Grade

19:00 - TDMD: Test Driven Macro Development / Renan Ranelli (Milhouse)

One of the main selling points of Elixir is bringing modern meta-programming capabilities to the battle-proven Erlang/OTP environment. However, it is very easy to create a mess out of it when you're getting started with the language -- It is common to see people saying "don't write macros!" because of that. What do Elixir's most successful libraries do differently? What can we learn from then?

In this talk, we will focus on going a little bit further into metaprogramming and demonstrating what "good" macro code looks like and how to write it using "test driven development".

After this talk, you will understand how to test macros in a straightforward and readable way, what are the "do"s and "don't"s of Elixir metaprogramming and the most common pitfals when doing that.

(Essa talk é uma prévia para a mesma que será apresentada na "Code Elixir 2018" em Londres)


20:00 - Monitorando GenStages // Rodrigo Kashiwakura

GenStage é uma nova forma de definir um pipeline dentro do Elixir, de modo que cada etapa seja feita de forma independente e em processos separados. Nessa palestra será apresentado como implementar um GenStage com seus producers e consumers, juntamente como monitorar cada um dos processos criados. Será mostrado também, como estas técnicas foram aplicadas dentro da Skyhub - B2W, para geração assíncrona de relatórios.


21:00 - Deployando uma Phoenix app com Kubernetes no Google Cloud // Philip Sampaio

O Kubernetes está aí para mudar a forma como fazemos deploy de aplicações para a nuvem. É uma ferramenta muito interessante, pois possibilita o deploy de várias aplicações de maneira padronizada, com fácil escalonamento vertical e horizontal.

Apesar de o ambiente Erlang/Elixir possuir algumas limitações quando rodando no k8s, ganhamos certa flexibilidade no deploy e gerenciamento de nossas apps em produção.

Nessa apresentação falarei um pouco da experiência do nosso time em fazer o deploy de uma aplicação Phoenix usando o k8s do GKE - Google Kubernetes Engine. Vou mostrar algumas particularidades de configuração da app, assim como o build usando Docker, o fluxo de deploy e a conexão com o banco de dados.


# Código de Conduta
Utilizamos o código de conduta do Codamos Club para podermos garantir um ambiente seguro para todos os participantes: https://www.codamos.club/codigo-de-conduta

Etiquetas
Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

B2W Digital

Fidêncio Ramos

Vila Olímpia

São Paulo, SP 04551010

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo