Gratuito

Datas múltiplas

ENCONTROS CCBB SOBRE ACESSIBILIDADE DIGITAL

Ações e painel de detalhes

Gratuito

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento on-line

Descrição do evento
Aprenda com especialistas a produzir conteúdo cultural digital acessível para todas as pessoas. Confira a programação e se inscreva!

Sobre este evento

Os Encontros CCBB sobre Acessibilidade Digital acontecerão virtualmente durante os meses de maio e junho, serão totalmente gratuitos e transmitidos ao vivo com recursos de acessibilidade.

Além da presença de renomados especialistas em acessibilidade digital, os encontros contarão com a participação de palestrantes com deficiências variadas, que compartilharão suas experiências, barreiras e desafios enfrentados em suas jornadas pela construção de uma cultura digital mais inclusiva.

QUEM PODE SE INTERESSAR

Profissionais das áreas de:

  • Produção e Programação culturais
  • Comunicação, Marketing e Publicidade
  • Programação e Design
  • Recursos Humanos
  • Educação
  • E outros perfis interessados na temática

PROGRAMAÇÃO DOS ENCONTROS

20/05, das 16h às 17h30 - JÁ REALIZADO

Acessibilidade digital nas artes visuais: por que você deve se preocupar com isso?

Debate de abertura com Simone Freire, idealizadora do Movimento Web Para Todos, Eric Klug, presidente da Japan House SP e Beto Pereira, presidente da ONCB – Organização de Cegos do Brasil.

Perdeu o debate? Você pode conferir como foi neste link: https://www.youtube.com/watch?v=WpdpAPwhZzQ

24/05, das 16h às 17h30

Oficina de Programação Acessível

Ministrada por Reinaldo Ferraz, do W3C Brasil e Ceweb.br/NIC.br, e Leonardo Gleison, da Laramara, a oficina abordará conceitos, critérios de sucesso (WCAG) e melhores práticas com foco em programação. Serão apresentados exemplos de aplicações de acessibilidade em páginas, guias e ferramentas para ajudar equipes de desenvolvimento a criar e validar aplicações acessíveis.

26/05, das 16h às 17h30

Oficina de Design Acessível

Com Odilon Gonçalves, gerente de tecnologia e inovação do Museu da Pessoa e Diniz Cândido, especialista em acessibilidade digital e criador do canal Mundo Cegal, no YouTube. Serão apresentados conceitos, critérios de sucesso (WCAG) com foco em design e UX, melhores práticas (carrossel acessível, paleta de cores, tipologia, contraste, hierarquia da informação, links de atalho, entre outras), exemplos de aplicações de acessibilidade em páginas e outras peças, guias e ferramentas para auxiliar designers durante o desenvolvimento de aplicações web e validação.

28/05, das 16h às 17h30

Oficina de Produção de Conteúdo Digital Acessível

Com Simone Freire, idealizadora do Movimento Web Para Todos, e Isa Meirelles, criadora de conteúdo e líder da Deficiência Tech, que abordarão conceitos de acessibilidade digital, linguagem inclusiva, acessível e neutra, descrição de imagens e texto alternativo, melhores práticas para sites culturais e redes sociais (como estruturar conteúdo, vídeos e podcasts acessíveis), exemplos de aplicação de acessibilidade em páginas, materiais de referência e apoio para auxiliar no planejamento e execução de conteúdos audiovisuais.

1/06, das 16h às 17h30

DEBATE: Desejos para a construção de uma sociedade digital culturalmente inclusiva

Mediado por Alexandre Ohkawa, arquiteto, consultor e gestor cultural, presidente da Associação de Surdos do Estado de São Paulo Vem Sonhar e gerente de comunidade na Hand Talk. Pessoas com diferentes tipos de deficiência falam de sua realidade e seus desejos para a construção de uma sociedade digital culturalmente inclusiva. Participam Marcos Lima, jornalista e criador do canal Histórias de Cego, no YouTube, Leandrinha Du Art, escritora e influenciadora digital com foco nas causas LGBTQIA+ e PCD, e Paula Pfeifer, cientista social, escritora e líder da maior comunidade online de usuários de tecnologias auditivas da América Latina.

14/06, das 16h às 17h30

PAINEL: Acesso a arte e cultura por pessoas com deficiência

Com Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos, Viviane Sarraf, especialista em museologia e acessibilidade cultural, fundadora da Museus Acessíveis e criadora da RINAM – Rede de Informação de Acessibilidade em Museus, e Fernando Campos, jornalista, palestrante, escritor e produtor de conteúdo web. Durante o painel, serão apresentados dados do Estudo CCBB Sobre Acesso a Arte e Cultura por Pessoas com Deficiência, que aborda como essa grande parcela da população tem consumido conteúdos culturais no país.

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE E PARTICIPE DE TODOS OS DIAS DE EVENTO!

Compartilhar com amigos

Localização

Evento on-line

Salvar este evento

Evento salvo