Ensino Híbrido - Capacitação para os educadores do
Informações do evento
Sobre este evento
O momento de isolamento social pelo qual passamos acelerou um processo que já vinha sendo notado como tendência: o ensino online. Mais do que apenas a tônica do EAD como uma alternativa, os educadores precisaram se adaptar às ferramentas disponíveis e aprender como usá-las no processo. Como atesta aquela frase, foi necessário trocar o pneu com o carro andando.
Ao longo de quatro módulos nós vamos tratar dessas ferramentas e outras que são poderosas ferramentas no planejamento da aula e, tão importante quanto, no relacionamento com o aluno. Estamos agora no ambiente deles, concorrendo midiaticamente com influenciadores digitais e aplicativos sociais.
Vamos conduzir essa jornada costurando entre métodos, tecnologias e linguagens artísticas que vão nos mostrar um caminho para desbravar esse novo território.
MÓDULO 1 - MÉTODOS E TECNOLOGIAS
Metodologias
- Roteirização
- Aula Invertida Digital
- Aula Invertida Híbrida
- Estações de Trabalho Digitais
- Estações de Trabalho Híbridas
Tecnologias
- Webcam
- Jamboard
- Trabalho em Grupos Digitais
- Loom
- Post It Digital
- Visual Effects
- Extensões do Chrome
- mmhmm
MÓDULO 2 - APRESENTAÇÕES E NARRATIVAS
Tecnologias
- Canva
- Apresentações Google
- Formatos Diferenciados
- Inserção de vídeos
- Animações
- Diagramação
- Paletas de Cores
- Tipologia
- Bancos de imagem
Conteúdos
- Construindo sua assinatura pessoal em apresentações
- Arte Pop
- Richard Hamilton
- Andy Warhol
- Roy Lichtenstein
- Basquiat
MÓDULO 3 - VÍDEOS E ANIMAÇÕES
Tecnologias
- Video Guru
- FIlmora
- Power Director
- Imovie
- Da Vinci
- Inshot
- Canva
- Openshot
- Clipchamp
Conteúdos
- Video clipes
- Plano sequência
- Zoom in e out
- Roteirização
- Travelling
- Efeitos
- Corte seco
- Transição
- Iluminação
- Direção de arte
MÓDULO 4 - GAMIFICAÇÃO
Tecnologia
- Struckd
- RPG Maker
- Minecraft
- Mancala
- Traverse
- Pokemon Go
- Monument Valley
Conteúdo
- História dos jogos
- Games indie
- Gamificação Social
- Gamificação Mercadológica
- Realidade Aumentada
- Realidade Virtual
- Escher
Esta série de oficinas foi pensada para professores e educadores, principalmente do ensino fundamental II, médio e universitário. Também para coordenadores pedagógicos e demais equipes docentes.
Mas todos que de alguma forma trabalham com processos formativos podem se beneficiar dos conteúdos apresentados nesses módulos.
E caso você tenha interesse em fazer apenas um dos módulos, eles podem ser adquiridos individualmente, é só clicar aqui!
"Palestrantes diferenciados, tema instigante e muito alinhado aos desafios atuais. A Arte pode trazer muita sensibilidade ao mundo corporativo."
"Um dos melhores workshops que já participei. Uma viagem de insights saltando por janelas de discussão inovadora e consistente."
"O Tiago e o Alessandro conseguem trazer arte de forma inovadora e contextualizada para o mundo corporativo."
Se podemos dar uma só orientação, seria:
Esteja em paz.
Queremos que esse seja um momento de reflexão, troca e aprendizado. Então escolha um lugar calmo, tenha do seu lado um copo de água (ou a sua bebida favorita). Esteja relaxado e aproveite.
Além disso:
- Tenha por perto papel, lápis ou caneta. Anote aqueles pontos que te prendem a atenção e ressoam corretos para você. Ao escrevermos nós fixamos melhor a informação transmitida.
- Entre na sala cinco minutos antes do horário previsto para o início. Nós já estaremos por lá e assim teremos um momento para conhecer quem vai dividir essas duas horas com a gente e também não atrasamos o início do workshop.
- Use preferencialmente o seu computador ou notebook. É possível acompanhar pelo celular, mas em uma tela maior você tem uma visão melhor do que é apresentado e participa mais ativamente pelo chat e das nossas atividades.
- Nós encorajamos todos a entrarem com o vídeo ligado, para nos vermos e estabelecer nossas conexões, mas não se sinta obrigado. Respeite o seu tempo e a sua vontade.
- Interaja sempre que achar que deve. Esse será um momento para ouvirmos toda a nossa subjetividade.
- Fique atento ao seu e-mail, iremos enviar informações importantes para o desenvolvimento das nossas atividades.
O que são os cursos e oficinas da SKOK?
A SKOK ap´resenta um novo olhar a respeito da Educação Corporativa, pelas lentes da observação e prática artísticas. O Desenvolvimento Humano como ferramenta para gerar resultados dentro das organizações.
De acordo com estudo do Massachussets College of Art and Design, disciplinas que incluem criatividade e arte em sua abordagem ajudam a desenvolver um conjunto de habilidades do “pensar”.
Pesquisas desenvolvidas pelo Project Zero da Harvard apontam que tanto a contemplação como o ato de escrutinar e interpretar trabalhos artísticos ajudam nesse desenvolvimento. No entanto, ao se aplicar à educação corporativa, é necessário se ater a alguns pontos. Os executivos já carregam um currículo e conhecimentos prévios, além de uma expectativa própria, relacionada às oportunidades que a utilização das habilidades do pensar podem gerar. Isso leva à atividades em que a instrução não é direta, mas permite a imersão dos participantes em contextos culturais ricos, onde o pensamento pode se tornar visível e aparente.
Saiba mais sobre nosso método e nossas atividades em www.skok.me