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Equilíbrio Emocional - Cuidando da saúde de dentro para fora

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OZ! Organize Sua Vida

Rua Maratona, 195

Vila Alexandria

São Paulo, SP 04635040

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O quê: "Equilíbrio Emocional - Cuidando da saúde de dentro para fora" é um workshop que, apoiando-se em recentes pesquisas científicas sobre regulação emocional e felicidade genuína, busca oferecer recursos para que os participantes possam aprender a cultivar maiores e mais sustentáveis níveis de bem-estar emocional.

Consiste em conteúdo expositivo, exercícios e meditações (alguma guiadas). Não se trata de uma terapia, mas de um programa educacional, um treinamento que utiliza práticas de meditação seculares nas áreas do cultivo de atenção, da apreensão correta da realidade e de qualidades intrínsecas dos seres humanos como a bondade amorosa, compaixão, a alegria empática e a equanimidade. Não é necessária qualquer experiência anterior em meditação ou psicologia.

Quando: Sábado (16), das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30, e domingo (17), das 9h às 12h30.

Onde: OZ! Organize Sua Vida - Rua Maratona, 195, Vila Alexandria.

Conteúdo programático:
- O que são as emoções e quais as consequências de seu desequilíbrio para a saúde;
- O modelo de equilíbrio emocional baseado nos 4 equilíbrios: conativo, atencional, cognitivo e afetivo;
- Felicidade hedônica vs felicidade genuína;
- Introdução à meditação: postura e relaxamento;
- Equilíbrio da atenção: prática de shamatha;
- Energia autônoma e energia condicionada;
- As emoções universais e a linha do tempo emocional: uma ferramenta útil para entender que não somos nossas aflições mentais;

O CEB

O programa Cultivating Emotional Balance (CEB) foi desenvolvido por Paul Ekman (psicólogo que por décadas dedica-se ao estudo das emoções) e Alan Wallace (ex-monge, físico, erudito e estudioso das tradições contemplativas) como resultado de um encontro do Mind and Life Institute em 2000 em que foram discutidas as “Emoções Destrutivas”.

O estresse crônico está associado a um maior risco de depressão, doenças cardiovasculares, diabetes, doenças autoimunes, infecções respiratórias e maior suscetibilidade a doenças infecciosas. Além disso, já existe um extensivo corpo de trabalho relacionando irrefutavelmente altos níveis de estresse ao mau funcionamento do sistema imunológico.

Toda vez que nos sentimos estressados, estamos sentindo uma emoção. Diante desse fato, a maneira mais sustentável de gerenciar o estresse é criar consciência emocional e fazer melhores escolhas sobre como agimos emocionalmente.

Por meio do aumento da conscientização e da escolha, fortalecemos nossa capacidade de "regulação emocional", ou seja, a capacidade de reconhecer, nomear, acalmar e melhorar ou transformar as emoções. Assim, podemos:
- Identificar e diminuir a freqüência e intensidade de emoções destrutivas e limitar o dano causado por comportamento, fala e pensamento;
- Aumentar a freqüência e a intensidade das emoções construtivas e trazer resultados benéficos para nós mesmos e para os outros.
- Prevenir, evitar ou nos preparar para desencadeantes emocionais fortes.

Dúvidas: danielcunha7@gmail.com

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