Gratuito

Exposição : Pictórico surreal moderno: O retrato no fotoclubismo brasileiro

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Rua Augusta, nº 1108

Rua Augusta

Consolação, SP

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
O Foto Cine Clube Bandeirante convida para a exposição que reúne retratos do nosso acervo

Sobre este evento

Comemorando 80 anos do mais importante fotoclube brasileiro, projeto abre dia 5 de dezembro uma mostra com 40 imagens.

“Pictórico Surreal Moderno: O Retrato no Fotoclubismo Brasileiro” é mais uma ação prevista pelo projeto de recuperação do acervo, idealizado pelo Estúdio Madalena para jogar luz ao movimento dos fotoclubes no país. “Sem memória não há o que trabalhar. É só no futuro, quando revisitamos o que fizeram lá atrás, que nos damos conta da importância de se preservar, mesmo que não saibamos ainda o reconhecimento para cada obra”, afirma Iatã Cannabrava, curador geral do projeto e da exposição. Ao seu lado, convidou o fotógrafo retratista e jornalista Juan Esteves, que também assina o texto. Os retratos que pertencem, em sua maioria, ao acervo do Foto Cine Clube Bandeirante ficarão expostos a partir do dia 5 de dezembro, na região do baixo augusta, em São Paulo, na atual sede do clube, aberta desde abril de 1998.

Ao reunir essas fotografias tiradas nas décadas de 1940 a 1970, é possível perceber a sociedade brasileira da época. “Originais daquelas décadas, essas fotografias traçam um panorama das diversas preocupações do clube e de movimentos culturais da cidade, principalmente o teatro”, diz Iatã. Entre os famosos está Cacilda Becker, fotografada por Fredi Kleemann, e o ator Elízio Albuquerque, por Aldo A. de Souza Lima, ambos na década de 1950. “Eles recuperam o melhor do nosso teatro seminal com retratos que idealizam a dramaturgia no controle obsessivo pela iluminação que abriria o caminho para a nossa fotografia contemporânea”, afirma Juan Esteves.

“No caminho do pictórico, surreal e moderno destes retratos, há o refinamento que não subestima o engajamento político dos grupos de vanguarda anteriores. Nesta seleção estão igualitariamente distribuídos uma produção que se voltava as ações culturais crescentes que colocavam o Brasil no mapa internacional do teatro e da pintura, bem como a proximidade com a etnografia na valorização da nossa diversidade racial e social, algo tão afastado das intenções atuais”, escreve Juan Esteves.

Segundo José Luiz Pedro, atual presidente do Foto Clube, Aldo A. de Souza Lima, que tem mais outras três obras na mostra, é lembrado como um dos mais ativos membros do Fotoclube Bandeirante, responsável por ministrar aulas de retrato ao grupo. Estão ainda reunidos aqui obras de Arnaldo M. Florence, Dulce J. Carneiro, Palmira Giró, Francisco Albuquerque e Tufi Kanji, entre outros .

Participam dessa exposição,os fotógrafos:

Aldo A. De Souza Lima

Arnaldo M. Florence

Dulce J. Carneiro

Eduardo Ayrosa

Eduardo Salvatore

Francisco Albuquerque

Frederico Mielenhausen

Fredi S. Kleemann

Herros Cappello

Jean Lecocq

Jerzy Reichmann

Joao Bussilli

Julio Agostinelli

Manoel Morales Filho

Madalena Schwartz

Marco Ferro

Mario Fiori

Oswaldo Kneese Wircker

Palmira Giró

Paulo Minervini

Paulo S. Takayama

Sérgio Trevellin

Takashi Kumagai

Tanetaka Isada

Thereza Samaja

Tufi Kanji

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Rua Augusta, nº 1108

Rua Augusta

Consolação, SP

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo