Gratuito

Ficções, de Jorge Luis Borges, com Luís Augusto Fischer

Ações e painel de detalhes

Gratuito

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento on-line

Descrição do evento
Evento on-line

Sobre este evento

Clube de Leitura

Entre Clássicos e Contemporâneos

Encontros dedicados à leitura e à discussão de romances referenciais da literatura mundial. A cada mês, um novo livro e um novo convidado. Um convite à leitura e ao convívio: te esperamos!

Nesta edição: Ficções, de Jorge Luis Borges, com Luís Augusto Fischer.

Retomando os encontros do projeto Clube de Leitura, a atividade de junho traz o professor Luís Augusto Fischer para uma conversa sobre o Livro Ficções, de Jorge Luis Borges. Publicado originalmente em 1944 pelas Ediciones Sur - Ficções é a obra que acarretou o reconhecimento universal para Jorge Luis Borges, devido ao caráter fora do comum de seus temas, abertos para o fantástico, e à inesperada dimensão filosófica do tratamento. O livro reúne uma coleção de contos, considerado pela crítica especializada uma das obras-primas da literatura latino-americana do século XX.

Sobre o autor: Argentino, nascido em Buenos Aires, Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo, foi escritor, poeta, tradutor e crítico literário. Borges começou a publicar seus poemas e ensaios em revistas literárias surrealistas em 1921, quando retorna à Argentina depois de um período na Suíça. Em 1955, foi nomeado diretor da Biblioteca Nacional da República Argentina e passa a dar aulas de literatura na Universidade de Buenos Aires. Em 1961, se sobressai no cenário internacional da literatura quando recebe o primeiro prêmio internacional de editores, o Prêmio Formentor de las Letras Internacional, compartilhado com o dramaturgo Samuel Beckett.

Suas obras abrangem o "caos que governa o mundo e o caráter de irrealidade em toda a literatura”. Seus livros mais famosos, Ficciones (1944) e O Aleph (1949), são coletâneas de histórias curtas interligadas por temas comuns: sonhos, labirintos, bibliotecas, escritores fictícios, livros fictícios, religião e Deus.

Sobre o convidado: Luís Augusto Fischer é Professor Titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É graduado em Letras, também com mestrado e doutorado na mesma área, todos os títulos obtidos a partir da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez estágio de pós-doutorado na Sorbonne, Paris VI. É autor de vários livros, entre os quais "Machado e Borges"(2008). É crítico literário e desenvolve pesquisas na área de história da literatura brasileira e americana.

A leitura prévia da obra é recomendada, mas não obrigatória. O objetivo da atividade é debater sobre a obra, o autor e as diferentes nuances de sua narrativa, em um animado bate-papo literário.

Ao se inscrever, você receberá o link da transmissão através do seu e-mail. No dia da atividade, você também receberá lembretes via e-mail, assim não perde o horário da programação :)

• Oferecemos certificado de participação para os inscritos que acompanham a atividade ao vivo. Solicite o seu escrevendo para instituto.ling@institutoling.org.br. •

O título está disponível nas principais livrarias on-line e nas lojas dos leitores digitais. Você também pode adquirir o exemplar físico de Ficções na livraria Bamboletras, com entrega para todo o Brasil.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério do turismo / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens e Fitesa.

Informações gerais:

Data: 22 de junho, terça-feira

Horário: das 19h às 20h30

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento on-line

{ _('Organizer Image')}

Organizador Instituto Ling

Organizador de Ficções, de Jorge Luis Borges, com Luís Augusto Fischer

Entidade sem fins lucrativos voltada a investimentos em educação, cultura e saúde.

Salvar este evento

Evento salvo