R$950

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5Elementos-Fisioterapia& Acupuntura

1241 Avenida 4

Centro, SP 13500-420

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Descrição do evento
Uso da Realidade Virtual nas disfunções do movimento humano

Sobre este evento

Público Alvo

Fisioterapêutas e acadêmicos de Fisioterapia

Carga Horária: 20 (vinte) horas.

Distribuição: 30% teoria e 70% prática.

Mínimo de participantes: 10

Máximo de participantes: 20

Este curso visa capacitar ao estudante/profissional a utilização da realidade virtual, ou seja, uso de videogames, na prática diária do fisioterapeuta. Promover a aquisição de informações sobre o uso adequado, coerente e assertivo dos games nas diversas áreas da fisioterapia, assim como métodos, escalas e técnicas de avaliação antes e após sua utilização, promovendo o bem estar físico e psíquico do indivíduo.

Curriculo do docente

Coordenador do Laboratório de Realidade Virtual da UNIPAMPA. Professor Adjunto do Curso de Fisioterapia e vice-coordenador na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana/RS. Docente das disciplinas de Cinesiologia e Cinesioterapia I, além das disciplinas complementares de Equoterapia e Fisioterapia Respiratória Pediátrica, na graduação. Na Pós Graduação, é Tutor na Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência da UNIPAMPA (área de UTI Neonatal). Vice-coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva (SMC) da UNIPAMPA. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP/2001), Pós Graduação em Pneumologia para Fisioterapeutas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/2004), Pós Graduação em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva Adulta, Pediátrica e Neonatal pela Faculdade Inspirar (São Paulo), Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP/2015), área de concentração Biodinâmica do Movimento Humano, Biomecânica e Eletromiografia de Superfície e Doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/2012) e Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), na área de Hipertensão Pulmonar e Avaliação Respiratória. Pós Doutorado em Fisioterapia Cardiopulmonar pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Membro do corpo editorial da Revista Inspirar Movimento & Saúde na qualidade de revisor ad hoc e revisor da Revista HIGIA, Revista de Ciências da Saúde do Oeste Baiano. Possui ampla experiência na área de Biodinâmica do Movimento Humano, Biomecânica, Cinesiologia, Cinesioterapia e Eletromiografia de Superfície. Avaliador Institucional de Curso pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Ministério da Educação (MEC). Revisor da Revista Respiratory Care, como assistente na revisão de artigos na área de Fisioterapia Cardiopulmonar. Membro do Comitê de Assessoramento Técnico Científico (Área da Saúde) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Palestrante e Conferencista em diversos eventos de âmbito Nacional e Internacional.

Conteúdo Programático

- Histórico e conceito da realidade virtual;

- Noções básicas dos conceitos sobre exergames, jogos digitais, gameterapia, realidade virtual,

terapia imersiva e não imersiva;

- Consoles: Wii com Balance Board e Xbox 360 com Kinect;

- Aplicação fisioterapêutica nas diversas áreas de atuação;

- Evidências científicas;

- Seleção adequada dos jogos;

- Indicações e contraindicações;

- Orientações ao paciente;

- Como utilizar e cuidados necessários;

- Métodos, escalas e técnicas de avaliação dos resultados da utilização dos games na prática clínica.

Incluso: pasta digital com material abordado em sala de aula e artigos para discussão.

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