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Formação: Analista de RH - DHO (Desenvolvimento Humano Organizacional)

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Grupo Trhoca

das Grumixamas, 99

Vila Parque Jabaquara

São Paulo, SP 04349000

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Este curso tem como objetivo capacitar os alunos nos subsistemas da área de Recursos Humanos, cujo foco é o desenvolvimento de pessoas e seu bem estar dentro das organizações.

As aulas vão mesclar teoria e prática e possibilitará que os participantes se preparem para uma atuação generalista e estratégica para gestão de pessoas, para que atinja os melhores resultados em sua carreira.

Público-alvo: estudantes de graduação e profissionais de RH que pretendam atuar com desenvolvimento humano organizacional ou que já possuam experiência e buscam reciclagem.

Subsistemas de RH e Cultura Organizacional – 6hs

Apresentação dos subsistemas de RH, perfil do profissional de RH, competências requeridas para o mercado de trabalho (técnicas e comportamentais), marketing pessoal e postura empreendedora. Compreensão da cultura das empresas (missão, visão e valores).

Comunicação Interna e Endomarketing – 6hs

Definição e importância da Comunicação Interna nas Organizações, o papel do RH em Comunicação Interna, o processo de comunicação e suas possíveis falhas, o desafio do profissional de RH em comunicação interna, endomarketing.

Recrutamento e Seleção – 16 hs

Conduta recomendada aos profissionais de Recrutamento e Seleção, tendências, desafios e oportunidades, importância da eficácia do R&S, atuação (consultor interno x consultor externo), influência da cultura organizacional, fluxograma do processo, tipos de recrutamento, fontes, elaboração de anúncios e triagem de currículos. Apresentação das principais técnicas de seleção, enfatizando o processo de entrevista e a metodologia da seleção por competências. Linguagem corporal, elaboração de relatórios e pareceres, a prática do feedback.

Origem e importância da Dinâmica de Grupo, Riscos de uma má aplicação
Vantagens do uso de Dinâmicas de Grupo, Avaliação das possibilidades: usar ou não usar? Quando é possível utilizar a metodologia?

Levantamento das competências comportamentais (com base na cultura da empresa); Planejamento das etapas do processo seletivo com Dinâmicas de Grupo; Apresentação dos tipos de DG; Orientação para convocação eficaz dos candidatos; Observação de comportamentos: O que observar? Como observar? Como identificar? Avaliação do desempenho de “papéis” dos candidatos em Dinâmicas de Grupo; Avaliação do desempenho através das competências;

Orientação para relacionamento do RH com seu cliente interno (ou externo);

Conclusão do processo e orientação para feedback aos candidatos.

Introdução à Grafologia – 8hs

Apresentação dos principais conceitos da Grafologia, apresentação das principais escolas e métodos, estudo do ambiente gráfico, aplicação e avaliação de aspectos mais simples da escrita.

Treinamento e Desenvolvimento – 16hs

Introdução ao T&D, educação corporativa, modelos e processos de T&D, clima organizacional x T&D, setores empresariais e suas práticas de T&D, Consultoria interna de recursos humanos x T&D, T&D e as Gerações Y e Z, Norma ISO 10015, Legislação Específica.

Educação Corporativa (Processo Ensino-Aprendizagem no contexto empresarial, Andragogia, Contextualização temática, As novas tendências tecnológicas aplicadas à educação corporativa, Metodologia científica com ênfase em educação corporativa, Educação Inclusiva, Aprendizagem e mudanças na organização, Planejamento e Gestão da Aprendizagem Organizacional, Políticas de bolsas acadêmicas.

Universidade Corporativa - objetivos estratégicos, análise do cenário empresarial, processos de implantação e avaliação. Multiplicadores e instrutores de treinamento - Análise do perfil profissional com as políticas e objetivos de T&D, Os desafios dos projetos educacionais corporativos, As funções principais dos multiplicadores e instrutores de treinamento, O papel no desenvolvimento organizacional, Empreendedorismo, Desenvolvendo as habilidades de comunicação através da PNL – Programação Neurolinguística, Dicas para condução do treinamento: postura, movimentação, expressões faciais, tom de voz, contato visual, liderança. Técnicas de feedback.

Aplicabilidade de Treinamentos - definição de objetivos, planejamento, recursos e ferramentas, local e avaliação.

Processos de Treinamento e Desenvolvimento – abordagem prática - Elaboração da LNTD – Levantamento de Necessidades de Treinamento (passo a passo),

Elaboração da PADT– Plano Anual de Treinamento e Desenvolvimento (passo a passo), Avaliação do Programa de Treinamento e das Políticas de T&D.

Introdução ao Coaching – 6hs

O que é Coaching, principais ferramentas utilizadas, diferenças e objetivos do self, life e prefessional coaching, metas e objetivos, Psicologia x Coaching, etapas do processo.

Indicadores de RH com Prática no Excel – 9hs

Indicadores de provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoramento: Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento

Remuneração, Processos trabalhistas, Folha de Pagamento e encargos, Clima organizacional, Quadro de funcionários, Medicina e segurança do trabalho

Estratégias de RH.

Gestão por competências com foco em remuneração – 6hs

O que é Gestão por Competências, Objetivos, Mapeamento do perfil de competências organizacionais, Mapeamento e mensuração do perfil de competências de cargos e funções

Remuneração – Cargos, Carreiras e Salários:

Análise da cultura organizacional com foco em remuneração e na legislação trabalhista, Descrição, avaliação e estruturação dos cargos, Sistema de ponto e competências, Levantamento, análise e elaboração da pesquisa salarial, Realizando a elaboração da estrutura salarial, Cálculos para elaboração da TABELA SALARIAL, Gestão de carreiras (Carreira em Y e em W), Avaliação de desempenho, Remuneração variável, Remuneração por competências,Gestão de benefícios, Compensação.

Gestão de Programas de Estágio e Trainees – 6hs

O jovem e o mercado de trabalho, a importância da presença dos jovens nas organizações, perfil das novas gerações, estruturação de projeto com base na cultura da empresa - principais desafios, acompanhamento do programa, mensuração dos resultados.

Clima Organizacional – 6hs

O que mede a pesquisa de clima, pesquisa de clima x produtividade, fatores que influenciam o clima organizacional, fatores para avaliar, elaboração da pesquisa, comunicação e aplicação, apresentação dos resultados, plano de ação.

Avaliação de Desempenho – 6hs

Objetivos da avaliação de desempenho, benefícios, diretrizes para implantação, tipos de avaliação, principais ferramentas, metodologia DISC e avaliações comportamentais, entrevistas, feedbacks e elaboração do PDI (plano de desenvolvimento individual).

Desenvolvimento de Consultores Internos (Business Partner) – 9hs

Apresentação do modelo de sucesso global de Business Partner segundo Dave Ulrich

O papel do Business Partner nas organizações

Instrumentalização para desenvolvimento do competências do Business Partner

OBP como estrategista na organização

Formulação de Estratégia de Negócio

Qualidade de Vida com foco em Gestão de SESMT – 3hs

Conceitos e origens da Qualidade de Vida no trabalho, doenças ocupacionais, ergonomia e segurança do trabalho, elaboração de programas de qualidade de vida.


Carga horária total: 104hs

Metodologia: expositiva, com diversas atividades práticas, estudos de casos e trabalho de conclusão de curso.

Certificado expedido conforme a lei 9.394/96 e Decreto 5.154 de cursos livres

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