R$2.500

Formação Master em RH

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RH EM AÇÃO

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2050

7.º andar

Bela Vista, SP 01318-002

Brazil

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Descrição do evento
Este curso visa desenvolver suas habilidades em todas as áreas de gerenciamento de RH e Planejamento Estratégico.

Sobre este evento

>>Objetivo

• Formar Analistas Seniores para atuarem de forma estratégica.

• O aluno aprenderá a desenvolver, implantar e revisar uma competente e eficaz política de RH.

• Transmitir técnicas atuais do processo de elaboração descrição de cargos, levantamento das informações, qual é a sua importância e como utilizar a CBO nesse processo.

• Explanação da Gestão por Competência, sua implantação, gerenciamento e aplicabilidade. Capacitar profissionais dos diversos setores, como Empresas estatais (órgão público), Empresas Privadas e Organizações sem fins lucrativos (Ong's). Construir o Mapeamento de Competências Macro Organizacionais Implantação do Sistema de Gestão por Competências Avaliação e Administração da Gestão por Competências.

• Dar aos participantes uma visão abrangente e detalhada de como desenvolver e implantar de forma integrada os planos de cargos, carreiras e avaliação de desempenho a fim de dinamizar o sistema de gestão de RH da empresa. Fornecer “ferramentas” e apresentar aos participantes etapas e atividades operacionais das fases de concepção, planejamento e implantação deste subsistema de RH. Identificar os fatores críticos de sucesso, as táticas e estratégias a serem adotadas que asseguram êxito total na condução do processo deste subsistema.

• Aprenderá a calcular os principais indicadores de RH, bem como analisa-los construindo painel de indicadores que permita alinhar a ação de RH e a estratégia aos resultados organizacionais.

• Desenvolverá competências para orientação para resultados, liderança, comunicação, delegação, motivação e foco na performance. Adquirir ferramentas para aplicar no dia-a-dia. Desenvolver a comunicação e o feedback atuando como Coach no desenvolvimento do potencial de cada um e da equipe.

• Aprenderá técnicas para promover mudanças na vida pessoal e profissional. Eliminando crenças limitadoras e proporcionando condições favoráveis para atingir a excelência nos resultados.

• Aprenderá a identificar os principais conceitos da avaliação de desempenho contribuindo para a identificação da qualidade e dos resultados da organização, utilizando-se de dados fidedignos para planejar as necessidades de recursos humanos em médio e longo prazo, além de ter uma indicação segura dos investimentos a serem feitos em treinamento, capacitação e desenvolvimento dos profissionais.

• Experimentará o Design Thinking como uma poderosa ferramenta de RH para superar os desafios do dia-a-dia.

• Conhecerá a abordagem centrada nas pessoas para compreender plenamente as necessidades reais de seus empregados.

• Quebrar padrões de pensamento antigos para criar soluções inovadoras e aumentar o nível energético da sua empresa.

• Saber como "fazer as perguntas corretas".

• Fazer parte de uma sessão de "brainstorming" revelando a beleza das mentes conectadas.

• Surpreender-se com idéias incríveis.

• Sentir como a arte da comunicação constitui um terreno sólido para uma cultura de aprendizagem constante.

Módulo I - Desenvolvimento de Líderes (Analistas, Supervisores e Coordenadores) - 16 Horas

• Características e atributos dos líderes do futuro;

• Comunicação Eficaz;

• Gestão de Conflitos e Relacionamento Interpessoal;

• Como expandir suas Inteligências Emocional e Social;

• Tomada de Decisão;

• Comprometimento das Equipes;

• Gestão das Equipes;

• Motivação e Desenvolvimento de Equipe;

• O importante processo de feedback na prática da liderança Coach;

• Orientação para Resultados

Módulo II - AutoCoaching - 16 Horas

• O que é o autocoaching e como funciona.

• Como obter resultados com este método.

• As principais ferramentas para atingir os melhores resultados

• Crenças como regras que direcionam as ações

• Definição de missão de vida

• Boa formulação de objetivos para garantir o sucesso da realização

• Transforme sonhos em projetos de vida

• Estratégias para desenvolver e manter a disciplina

• Metas e atividades que proporcionam resultados

• Fatores críticos que interferem nos objetivos

• Estratégias para vencer a inércia

• Técnicas para conhecer verdades absolutas e crenças limitadoras.

• O valor da vida e as oportunidades disponíveis

• Coaching na prática promovendo resultados

• Principais recursos para manter a motivação

• Construção de modelos de sucesso.

• Plano de ação e projetos especiais

Módulo III – Elaboração de Políticas de RH – 08 horas (Oficina)

• O que é política de RH?

• Provisão

• Aplicação

• Manutenção

• Desenvolvimento

• Como identificar erros e executar planos de melhorias

• Como apresentar seu projeto à Diretoria

• Monitoração

• Possíveis Propostas de políticas

• Comunicando a política interna de RH

Módulo IV - Design Thinking para Profissionais de RH - 08 Horas

Introdução ao pensamento de design e 3 ótimos exemplos de pensamento de design

• Atividade grupal: "Persona"

• Iniciando a 1ª tarefa de RH

• Utilizar uma "Persona" imaginária em um cenário realista

• Brainstorming

• Introdução sobre o poder do Brainstorming no Design Thinking

• Experimentando o tempo como o melhor motivador

• Dinâmica de grupo: baseando-se nas ideias dos outros

Trabalho em grupo: sessão de brainstorming

• Design Thinking Brainstorming

• Próximo passo: baseando-se nas ideias dos outros e escolhendo as 3 melhores idéias

• Apresentação de ideias

• Perguntas e feedbacks sobre as idéias

• Refletindo sobre os Insights

• Coletando todas as idéias e inputs

Empatia / Configuração de espaços criativos de trabalho

• Criando um ambiente de pensamento de design

• Equipe

• Sala e espaço

• Processos e atividades

Entendendo uma "Persona"

• Apresentação da 2ª tarefa de RH

• Familiarizar-se com a tarefa

• Brainstorm

• Pensando fora da caixa

• Truque da mente para obter novas idéias

Brainstorm

• Como obter idéias incríveis com métodos de pensamento de design comprovados

• Apresentação: Resultados da sessão de brainstorming

• Feedback final

Módulo V - Indicadores de RH - 16 Horas

• Indicadores: o que são e qual a sua importância

• Metas e indicadores – definições e exemplos

• Por que medir?

• Como Construir um indicador

• Principais Indicadores da área de RH

- Indicadores de Recrutamento, Seleção e Integração

- Indicadores de Treinamento e Desenvolvimento

- Indicadores de Desempenho e Produtividade

- Indicadores de Remuneração e Benefícios

- Indicadores de Clima e Cultura

- Indicadores de Comunicação Interna

- Indicadores de Retenção de Talento

- Indicadores de Tempo de Trabalho

- Indicadores de Saúde, Higiene & Segurança no Trabalho

• Modelos de Painéis e gráficos dos Principais Indicadores

• Como identificar erros e executar planos de melhorias

• Como apresentar seu projeto à Diretoria

- Dicas

- Modelos e benchmarking atualizados

Modulo VI – Descrição de cargos e suas funções - 8 horas

• Entendimento entre função e cargo e cargo de especialidade;

• Escolha do Método para coleta de informações para o desenho dos cargos.

- Levantar, por meio de pesquisa, todas as informações relativas aos conhecimentos, complexidade e responsabilidades e, demais características exigidas aos ocupantes de cada uma das funções e cargos da empresa.

• A metodologia de trabalho a ser adotada na pesquisa de Análise Ocupacional.

- A coleta de informações é o momento de investigar o papel de cada função dentro da organização e tornar oficiais os deveres, obrigações e requisitos mínimos exigidos dos ocupantes das funções. Os métodos podem ser:

· Método da Observação local;

· Método Questionário;

· Método de Entrevista; e

· Método Misto.

• Coleta de Informação ocupacional / Análises Ocupacionais (descrição de função);

- Quais as informações a serem levantadas no processo de descrição de função?

- Elaboração das descrições de forma clara e simples, facilitando a compreensão.

• Formato da descrição de função:

- Identificação

- Missão do função ou cargo básico

- Principais responsabilidades.

• Outros tópicos que poderão ser incluídos neste trabalho:

- Principais desafios/complexidades;

- Posição na estrutura organizacional;

- Relacionamentos internos e externos.

• Dicas para você não perder tempo durante a entrevista;

• Objetivos da Análise Ocupacional.

Aprendendo com a CBO (Classificação Brasileira de Ocupação)

• Análise Ocupacional (Descrição da Função) pela metodologia da CBO (Classificação Brasileira de Ocupação);

• Revisão das nomenclaturas e segundo estudo da CBO (Classificação Brasileira de Ocupação);

• Entendimento dos Infixos Júnior, Pleno, Sênior e Máster ou, I, II e III ou, A, C, D.;

• Análise das Competências técnicas pela metodologia da CBO (Classificação Brasileira de Ocupação);

• Análise Ocupacional - Revisando as Informações Coletadas.

- Uma vez terminada a série de entrevistas com os especialistas, a verificação se inicia.

• Algumas “dicas” para a redação de propósitos chave e funções desagregadas em diferentes níveis.

• Análise Ocupacional e padronização de descrições.

- O objetivo desta etapa é estabelecer o grau de importância das funções desenvolvidas dentro da empresa e a diferenciação entre elas;

- Agrupamento das funções dentro do cargo amplo ou, cargo-chave.

Módulo VII - Gestão por Competências - 8 Horas

• Competências Comportamentais

• Metodologia Rigaud - CCP – Competência, Conhecimento e Princípios

• Entendimento do que é Competência

- Escolha das Competências

- Definição das Competências Macro Organizacionais

- Entendimento do conceituação das Competências Macro Organizacionais

- Entendimento da Graduação das Competências Macro Organizacionais

- Entendimento do conceituação dos Graus das Competências Macro Organizacionais

- Entendimento e Prática da pontuação dos Graus de Competências

- Elaboração dos cálculos matemáticos que envolve a Gestão por Competências

- Elaboração da Matriz Organizacional de Competências

- Valoração das Funções e Cargos de especialidades dentro das Competências

- Mapa de Funções por Pontos de Competências

- Classificação dos Cargos por Pontos de Competências

- Criação das Classes de Cargos por Pontos de Competências

- Finalização dos estudos

Módulo VIII - Cargos e Salários - 16 Horas

• MATRIZ DE CORE DE COMPETÊNCIAS

- Valoração dos Cargos amplos por meio do Core de Competências (Apresentação e estudo em sala de aula o modelo de valoração);

- Cálculos estatísticos de cada uma das competências em todos os cargos (Fórmula dos Quadrados, apresentação e estudo em sala de aula como elaborar os cálculos)

- Apuração da pontuação mínima e máxima dos cargos amplos por meio do Core de Competências (Simulação em sala de aula dos cálculos);

- Confecção da Matriz de possibilidades de Avaliação dos Cargos pela PG (Matriz de Pontos do Core de Competências, simulação em sala de aula dos cálculos da PG);

- Como pontuar o universo de cargos (cargos amplos) e hierarquiza-los (Apresentação e Estudo em sala de aula o resultado obtido com a simulação realizada);

- Como organizar os cargos amplos de acordo com a pontuação;

- Como como inserir os cargos amplos dentro das Classes de Cargos;

• PESQUISA SALARIAL

- Importância da pesquisa para implantação e manutenção do Plano de Cargos e Salários;

- Como identificar o universo de empresas que serão convidadas a participarem da pesquisa (Estudo em sala de aula);

- Como identificar empresas de pequeno, médio e grande porte por meio de seu faturamento (Estudo em sala de aula);

- Como identificar empresas de pequeno, médio e grande porte por meio do número de empregados (Estudo em sala de aula);

- Como determinar as medidas de separatrizes - primeiro (1º) Quartil, segundo (2º) Quartil (Mediana) e terceiro (3º) quartil (Estudo em sala de aula);

- Como determinar Desvio padrão, Quartis, média e mediana (Estudo e simulação de cálculo;

- Simulação da pesquisa salarial entre os participantes do curso e estatística final;

- Apresentação da Pesquisa.

• Modelo de Matriz de Salários

- MATRIZ SALARIAL PELO MÉTODO DO ESCALONAMENTO

- Como Elaborar a amplitude salarial (Simulação em sala de aula);

- Como Elaborar o fracionamento das Classes de Salários e qual a sua importância (Simulação em sala de aula);

- Como elaborar a Raiz² que dará origem ao quociente que determinará a amplitude da Matriz Salarial (Simulação em sala de aula);

- Como elaborar a divisão das classes de salários em níveis salarial de crescimento pela Raiz enésima (Estudo em sala de aula)

- Apresentação da Matriz de Salários;

- Simulação do enquadramento dos cargos dentro dos salários da nova Matriz (Simulação em sala de aula);

- Estudo do Salário Real X Salários da Pesquisa X Salários Propostos da nova Matriz (Estudo em sala de aula);

• 2º Modelo da Matriz de Salários

- MATRIZ SALARIAL PELO MÉTODO DE PONTOS RETA LINEAR

- Levantamento dos Cargos operacionais, administrativos/técnicos e executivos, com seus respectivos salários (Apresentação em sala de aula);

- Elaboração da Matriz de Salários correlacionando os Pontos e Salários dos cargos para cada uma das áreas funcionais (Simulação em sala de aula);

- Como Identificar as sobreposições e sua origem (Estudo em sala de aula);

- Elaboração da Matriz de Salários pelo Método de Pontos de Forma Escalonada para eliminação das indesejáveis sobreposições (Simulação e estudo em sala de aula).

- Enquadramento dos Cargos dentro da Matriz de Salários por Pontos de forma Escalonada (Simulação e estudo em sala de aula);

- Estudo do Salários Real X Pesquisa de Cargos e Salários X Salários Propostos da nova Matriz (Estudo em sala de aula).

• TÉRMINO

- Normas e procedimentos para elaboração da Política de Cargos e Salários (Manual de Cargos e Salários) de acordo com a portaria ministerial do TST e sua vinculação às Avaliações de Performance;

- Explicação da Carreira em Y;

- Planejamento de Carreira (Estudo em sala de aula);

- Como identificar as âncoras de Carreira (Estudo em sala de aula);

- Como elaborar as Avaliações de Performance por Competências (Estudo em sala de aula);

• REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA POR PONTOS DE COMPETÊNCIAS

- Como implementar um Sistema de Remuneração Estratégica por Pontos de Competências correlacionada às Avaliações de Performance e Indicadores (Estudo em sala de aula);

- Distribuição de Prêmios como forma de reconhecimento e suas limitações de acordo com a legislação.

• Considerações Finais

Módulo IX - Avaliação de Performance - 16 Horas

• O que é a avaliação de performance?

Método da escala gráfica.

Método da escolha forçada

Método de auto avaliação

Método da avaliação por resultados

Métodos mistos

• Para quê avaliar os resultados?

• O que deve ser avaliado?

O que pode causar um resultado insatisfatório

• Como avaliar?

Avaliadores

A equipe multidisciplinar potencializa resultados melhores

Responsabilidades dos avaliadores

Armadilhas mais comuns

Acompanhamento (feedforward)

Avaliados

Responsabilidades dos avaliados

Auto avaliação

• Reuniões

Preparação das reuniões – avaliação 90º graus

Durante as reuniões

• Os princípios

• Métodos de avaliação

Identificação do Core de Competências Macro

Competências/fatores de avaliação

Definição do peso das competências /fatores de

Alternativas de importância dos fatores de avaliação

Outros critérios de avaliação

• Atribuição do resultado

Aspectos gerais da avaliação de performance

A importância do feedforward nas relações interpessoais

• Reunião do comitê de avaliação de performance

Do recurso

• Processo de avaliação de performance

Confidencialidade

Impedimentos

• Implantação do Processo de Avaliação

>>Metodologia

Oficina participativa com exercícios e análises de exemplos, vídeos, dinâmicas, utilizando os métodos e ferramentas apresentadas, discussões em grupo, debates, vivências etc. Com apoio de slides e apostila.

O PARTICIPANTE DEVERÁ TRAZER O NOTEBOOK, ele será indispensável para o bom aproveitamento dos exercícios que são passados em sala de aula nos módulos: Políticas de RH, Indicadores, Descrição de Cargos, Gestão por Competências, Cargos e Salários e Avaliação de Desempenho.

>>Certificação

A RH EM AÇÃO confere certificado de conclusão de curso, desde que tenha 75% de aproveitamento.

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