Gratuito

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

inovabra habitat - Auditório - 10º andar

Av. Angélica, 2529

Bela Vista

São Paulo, SP 01227200

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento

Descrição

SOBRE O EVENTO

O objetivo do evento é aproximar academia e o mercado de publicidade, tendo o ensino como foco. Além disso, desenvolver um panorama conjunto sobre o mercado de trabalho e o ensino em publicidade, a partir de três eixos: futuro da propaganda, futuro do ensino da propaganda, futuro das pessoas na propaganda.

Essa talvez seja a primeira vez que mercado e academia sentem juntos para pensar sobre o ensino de propaganda. Normalmente os eventos possuem foco nas questões do mercado, ainda que ocorram nas universidades. O que acontece, na maioria das vezes, é: a Universidade convida alguém do mercado e esta pessoa apresenta sua forma de trabalhar, seus cases, enfim, suas narrativas. No entanto, acreditamos que para que ocorra uma mudança efetiva no mercado publicitário é preciso que ocorra também uma mudança no ensino de propaganda. Só que docentes, profissionais e discentes nunca sentaram em um mesmo espaço, em um mesmo local, para falar sobre isso. Ainda hoje, por exemplo, os currículos das universidades ensinam propaganda baseados na estrutura tradicional de agência: atendimento, planejamento, mídia, criação. No entanto, percebemos que isso não já deveria ser assim. Porém, como poderia ser?

Como seria interessante que um novo ensino de publicidade fosse pensado também a partir de novos modos de se fazer propaganda, rompendo em definitivo com estruturas demasiado antigas. Este ciclo de transformação está baseado em três eixos que estruturarão o evento: o futuro da propaganda (novos modelos de negócios e questões relativas à tecnologia); futuro do ensino (currículo, competências, perfil, formação extraclasse, relação tecnologias e ambiente escolar, novas formas de ensinar e aprender, ambientes criativos, relações de motivação e afeto em sala de aula); futuro das pessoas na propaganda (questões de diversidade de gênero, étnico-racial, regionalismos, preconceitos de classe, saúde mental e qualidade de vida na publicidade).

Com este propósito, reunirá docentes e estudantes de universidades de vários locais do país: até o momento temos a confirmação de presença de universidades de São Paulo, Curitiba e Santa Maria (RS), envolvendo tanto instituições privadas quanto federais de ensino. Além de profissionais de diferentes áreas e que atuam hoje na formulação da publicidade do futuro.


SOBRE OS E AS PALESTRANTES

VANDER CASAQUI - Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1994), Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Tem experiência de pesquisa, orientação e docência na área de Comunicação e Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação e Consumo; Cultura Empreendedora; Cultura da Inspiração; Empreendedorismo; Empreendedorismo Social; Comunicação e Trabalho; Publicidade e Propaganda; Estratégias de Publicização; Análise do Discurso; Ethos Publicitário; Estudos de Linguagem; Dialogismo.

MARCELO MARCELINO - Graduando em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), é bolsista de iniciação científica no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD) - Comunicação e Mediações em Contextos Regionais: usos midiáticos, culturais e linguagens.

FELIPE SILVA - Redator na Young & Rubicam. Começou a carreira no Rio de Janeiro e há 10 anos está em São Paulo. Anteriormente, trabalhou em agências como a Casa da Criação, Staff de Comunicação, Santa Clara, Mood/TBWA e Africa. Com o trabalho desenvolvido nesse tempo, foi premiado em alguns festivais de publicidade como Cannes Lions, Fiap, Wave, Globes Awards e publicações na Lüzers Archive.

LUCAS SCHUCH - Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa Mídia e Estratégias Comunicacionais. Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Franciscano (2012). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Criação Publicitária.

JULIANA PETERMANN - Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria e professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da mesma universidade. Atua principalmente nos seguintes temas: criação publicitária, ensino de criação publicitária, criatividade, marcas e seus discursos, estratégias de significação, análise de imagens publicitárias. Recebeu o Troféu Reconhecimento da Associação Riogradense de Propaganda no ano de 2014. Foi escolhida professora do ano, recebendo o Prêmio Destaque em Ensino na Universidade Federal de Santa Maria no ano de 2017.

MIRTES MORAES - Pós Doutoranda (Pesquisadora Colaborada da USP- ECA-CJE). Possui graduação, mestrado e doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é professora adjunto I da Universidade Presbiteriana Mackenzie ministrando aulas nos cursos de Jornalismo e Publicidade. Tem experiência com temas que circunscrevem questões de Gênero, Arte e Cultura. Atualmente vem desenvolvendo estudos centrados nas questões de gênero, multiterritorialidades e cultura contemporânea, articulados com uma abordagem específica: A representação simbólica do seio feminino.

ANDRÉ PERUZZO - André Peruzzo é publicitário e pesquisa as representações da masculinidade na publicidade e na contemporaneidade, a partir de uma interface entre a semiótica e os estudos de gênero e mídia. Trabalhou em institutos de pesquisa de mercado e hoje é assessor editorial da revista Signos do Consumo e mestrando em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), onde também cursa especialização em Cultura Material e Consumo: perspectivas semiopsicanalíticas.

THAÍS E MARIA | 65/10 - A 65|10 nasceu em 2015, trata-se de uma consultoria especializada em comunicação com mulheres, com o objetivo de ajudar agências e marcas a reverem o papel da mulher na publicidade. Entre as marcas atendidas pela 65|10 estão Ambev, Nestlé, Unilever e Itaú. Em 2017, lideraram o processo de co-criação que trouxe o primeiro Glass Lion do Brasil, para a campanha Meninas Fortes, de Nescau.

ANGELINA SINATO - Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pelo programa de Pós-Graduação da ESPM-SP, bolsista FAPESP. Professora por Período Integral do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Participante do Grupo de Pesquisa Comunicação, cultura empreendedora e consumo (ESPM) Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2008).





Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

inovabra habitat - Auditório - 10º andar

Av. Angélica, 2529

Bela Vista

São Paulo, SP 01227200

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo