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Gamificando a Aprendizagem

Sábado, 2 de dezembro de 2017 às 14:00 - Sexta-feira, 8 de dezembro de 2017 às 17:00 (Horário de Verão de Brasília Horário Brasil (São Paulo))

Gamificando a Aprendizagem

Informações do ingresso

Tipo de ingresso Fim das vendas Preço Taxa Quantidade
Inscrição 02/12/2017 R$160,00 R$0,00
Inscrição professor escola pública 02/12/2017 R$110,00 R$0,00

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Detalhes do evento

Organizador: Lifelong Learning School
https://www.lifelonglearningschool.com/

Professores

Ale Santos
Publicitário e um dos autores da Storytellers Brand'Fiction, no qual atua principalmente como Consultor Game Master. Trabalhou em quatro edições de gamificação do maior evento de TI da América Latina e o primeiro com transmídia storytelling. É mentor de duas startups e presta consultorias em gamificação.  Representou o país em uma antologia mundial de ficção científica da Intel. Desenvolveu narrativas para títulos de boardgames famosos no país, como o RPGQuest. Foi premiado quatro vezes com prata e bronze no Top Blog profissional de Games com seu blog RPG Vale. Palestrante no Fórum Transmídia e na Campus Party de 2017.


José Erigleidson 
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie), mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP).  Especialista em Design Instrucional (UFJF). Tem certificação em Flipped Learning Trainer Certification Level - I  Professor de novas Tecnologias na Educação em cursos de pós-graduação (PUC-SP). Foi professor do curso de Especialização em Design instrucional (SENAC-SP) e Tecnologia Educacional e Inovação (Anhembi Morumbi). 

Data
De 2/12 a 8/12.

2/12 - webconferência das 14h às 18h.
26/11 a 1/12 - feedback da atividade e interação em ambiente assíncrono (Moodle).

Dinâmica
O workshop acontecerá em duas etapas: a primeira acontecerá no dia 2/12 por meio de webconferência, das 14h às 18h (intervalo de 15 min). Nesse encontro, os participantes conhecerão em detalhes o processo de gamificação para enfrentar o desafio da etapa seguinte, que acontecerá de 3/12 a 8/12 em ambiente de aprendizagem assíncrono (Moodle). Na segunda etapa, os alunos deverão propor a gamificação em contexto educacional, visando maior engajamento dos alunos com os conteúdos. Todos os alunos receberão o feedback individualizado de suas propostas.

Programa

  • Por que gamificar a aprendizagem?
  • Estilo cognitivo do novo aprendiz
  • Ferramentas para gamificar a aprendizagem
  • Reconhecendo competências com badges
  • Sala de aula invertida e gamificação
  • O que é gamificação
  • Breve histórico
  • Fundamentos básicos de gamificação e ludicidade na pedagogia
  • Skills: Pedagogia
  • Skills: Game design
  • Definição de jogo
  • 3 tipos de imersão
  • Mecânicas x dinâmicas
  • Mecânicas de imersão tática para a gamificação
  • Construindo sistemas de ranks
  • Divisões
  • Progressão e balanceamento
  • Mecânicas de imersão estratégica
  • O que é? Como acontece?
  • Tipos de puzzles
  • Big picture
  • Mecânicas de imersão narrativa  
  • O que é? Como acontece?
  • Cracks do storytelling interativo
  • StoryWorld - Bases para construção de um universo de narrativas
  • Exemplos e análises​​

 

Tem dúvidas sobre o Gamificando a Aprendizagem? Entrar em contato com o organizador

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Quando e onde


On-line



Sábado, 2 de dezembro de 2017 às 14:00 - Sexta-feira, 8 de dezembro de 2017 às 17:00 (Horário de Verão de Brasília Horário Brasil (São Paulo))


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