Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, com Kathrin Rosenfield

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Instituto Ling

João Caetano , 440

Três Figueiras

Porto Alegre, RS 90470260

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
Clube de Leitura: Grande Sertão: Veredas, com Kathrin Rosenfield

Sobre este evento

O Instituto Ling está unindo-se aos esforços de toda sociedade para conter a escalada do COVID-19 (coronavírus). Neste sentido, estamos suspendendo as atividades da nossa programação até o dia 18 de abril. Dada a imprevisibilidade da situação, seguiremos acompanhando e mantendo nossos clientes e parceiros informados sobre novos desdobramentos.

Com isso, o Clube de Leitura - Grande Sertão Veredas, de João Guimarães Rosa, previsto inicialmente para o dia 13.04, será reagendado. Em breve divulgaremos a nova data.

Agradecemos a compreensão!

Cordialmente,

Equipe Instituto Ling

___

Clube de Leitura

Entre Clássicos e Contemporâneos

Encontros mensais dedicados à leitura e à discussão de romances referenciais na literatura mundial. A cada encontro, um novo livro e um novo convidado animam a conversa de uma segunda-feira à noite. Um convite à leitura e ao convívio: te esperamos!

Nesta edição: Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, com Kathrin Rosenfield.

No segundo encontro do Clube de Leitura, Kathrin Rosenfield apresenta a obra prima de João Guimarães Rosa: Grande Sertão: Veredas. Conhecida como uma das obras mais influentes da literatura brasileira, Grande Sertão: Veredas se destaca pela linguagem única. Guimarães Rosa, que faz parte da segunda fase do modernismo, mescla o experimentalismo linguístico com a temática regionalista, criando uma obra inovadora e original.

Sobre o livro: A história se desenrola no sertão mineiro, onde a vida sertaneja salta aos olhos dos leitores a cada trecho do livro. Riobaldo, o protagonista, relata suas lutas, seus medos e o amor reprimido por Diadorim. Publicado em 1956, o livro é um mergulho na alma humana, retratando o amor, o sofrimento, a força, a violência e a alegria, apresentadas a partir da subjetividade de seu principal personagem.

João Guimarães Rosa foi um escritor, romancista, novelista, diplomata, contista e médico brasileiro. Estreou na literatura em 1929, com o conto "O mistério de Highmore Hall", publicado pela revista O Cruzeiro. Destaca-se por experimentar e recriar a linguagem em suas obras, utilizando diversos recursos, como a invenção de vocábulos. Grande Sertão: Veredas, único romance escrito por Guimarães Rosa, é considerado um dos textos mais importantes da literatura brasileira.

Sobre o convidado: Kathrin Rosenfield é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando principalmente nos departamentos de Filosofia e de Letras. Possui graduação em Letras pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (1981), mestrado em Antropologia histórica pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1981) e doutorado em Ciência da literatura pela Universidade de Salzburg (1984). Ela é pós-doutora pela Ecole Normale Supérieure (1999) e PhD em Literatura Comparada pela University of Massachussetts Amherst (2013). Coordena o grupo de pesquisa do CNPq Literatura e Filosofia.

A leitura prévia da obra é recomendada, mas não obrigatória. O objetivo da atividade é debater sobre a obra, o autor e as diferentes nuances de sua narrativa, em um animado bate-papo literário.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas

Informações gerais:

Data: 13 de abril, segunda-feira

Horário: das 19h30 às 21h30 ( 2 horas de duração )

Valor: R$ 40,00 entrada inteira / R$ 20,00 meia-entrada (50% de desconto para estudantes, pessoas com deficiência e + 60 ).

Próximos encontros:

11 de maio: Odisseia, de Homero

Convidado: Cláudio Moreno

22 de junho: A Morte da Terra, de J. H. Rosny Ainé

Convidado: Paula Taitelbaum

Política de Reembolso: Reembolsos até 7 dias antes do evento.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Instituto Ling

João Caetano , 440

Três Figueiras

Porto Alegre, RS 90470260

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo