Guimarães Rosa em cena

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Casa Contexto

Rua Abreu Fialho, 5

sobrado

Jardim Botânico, RJ 22460-240

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
Conversas na Casa

Sobre este evento

A série Conversas na Casa convida Bia Lessa, Helena Martins e Flora Süssekind para um papo sobre a adaptação de Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, para o teatro.

Bia Lessa é uma artista múltipla que começou sua carreira como atriz nos anos 1980. Desde então transita entre o teatro, o cinema, a museologia e obras plásticas que fogem a classificações. Suas criações para o teatro têm estreita ligação com a literatura. Já montou textos de Virginia Woolf, Graciliano Ramos, Haroldo de Campos, Borges e Tchéckov, entre outros. Ainda no campo do palco, dirigiu shows de Maria Bethânia, Gal Costa, Vanessa da Mata. Teve filmes, em co-direção com Dany Roland, exibidos no Festival de Berlin e no Festival do Rio. Em 2006, criou a instalação inaugural do Museu da Língua Portuguesa, a partir da obra de Guimarães Rosa. Atualmente está em cartaz assinando a direção das peças Grande sertão: veredas, outra vez trabalhando com o texto de Guimarães Rosa, e Macunaíma, da obra de Mario de Andrade.

Helena Martins é pesquisadora do CNPq e Professora Associada do Departamento de Letras da PUC-Rio, onde atua na Graduação e na Pós-graduação, nas áreas de Tradução e de Estudos da Literatura. Sensível ao anseio contemporâneo por novas formas de vida, sua pesquisa tem se voltado para as relações entre linguagem, arte e devir, em uma abordagem transdisciplinar, que frequenta também a filosofia e a antropologia.

Flora Süssekind é crítica literária, professora de teoria do Teatro no Centro de Letras e Artes da UNI-Rio e pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa. Entre suas atividades de crítica, destacam-se a colaboração semanal no Caderno B, do Jornal do Brasil - JB, na seção de teatro, de 1979 a 1985, e a coluna mensal no caderno Idéias, também do JB, de 1995 a 2000. Além de organizadora de diversos livros de teoria literária e ficção, tem farta produção de ensaios sobre literatura brasileira.

Política de reembolso:

1. Em caso de cancelamento de aula ou curso por parte da Casa Contexto, a restituição dos valores pagos é completa.

2. Em caso de cancelamento do participante entre 10 dias e 48 horas antes do início do curso, a restituição será de 90% do valor pago ou o participante poderá indicar um substituto (opção sujeita à lotação, mediante confirmação da Casa Contexto).

3. Em caso de cancelamento do participante em menos de 48 horas do início do curso, não haverá restituição.

4. Em caso de não comparecimento do aluno o curso, não haverá restituição.

Data e hora

Localização

Casa Contexto

Rua Abreu Fialho, 5

sobrado

Jardim Botânico, RJ 22460-240

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo