Gratuito

Guitarras da Cidade, com James Liberato, Gambona e Paulinho Barcellos

Ações e painel de detalhes

Gratuito

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento on-line

Descrição do evento
Guitarras da Cidade, com James Liberato, Gambona e Paulinho Barcellos

Sobre este evento

Uma reunião de três dos melhores guitarristas gaúchos da atualidade, com o blues de Eduardo Gambona, o jazz e a música instrumental brasileira de James Liberato, e o rock de Paulinho Barcellos. No repertório, obras dos três guitarristas, como Oriental Wind, Manacô e Nordestão, de James Liberato, Flying Home, Virtual Talk e New Guitar, de Paulinho Barcellos, Ventos do Sul, Boogie as Pampas e Ilha dos Marinheiros, de Eduardo Gambona. Além de três clássicos: Cause we´ve ended as lovers, de Stevie Wonder, On Broadway, de George Benson e Beira do Mar, de Ricardo Silveira.

Paulinho Barcellos começou a tocar guitarra aos 14 anos e, aos 17, após estudar com nomes importantes da cena gaúcha e brasileira, tais como Zezé, Walter Rezende, Ary Piassarolo e Edilson Ávila, assumiu a guitarra solo da banda Valhala. No ano seguinte, fundou a Frutos da Crise, uma das bandas mais conceituadas do Rock Gaúcho. No final da década de 80, mudou-se para Londres, onde residiu por 12 anos, formando a banda Studio 77, com músicos ingleses e sulafricanos. De volta ao Brasil, seguiu sua carreira de guitarrista tocando em bandas como Coverboys, Cine Privê e Bella Mau. Há mais de 20 anos tem se dedicado também à produção musical, jingles e trilhas, sendo o responsável pela criação das trilhas do primeiro catálogo da Basso Straps. Atualmente, além de produtor e professor, Paulinho dá sequência ao seu trabalho instrumental e atua como side man de inúmeros artistas. Em 2020, lançou seu álbum instrumental My World, com a participação de guitarristas tais como Jamie Glaser (Jean Luc Ponty), Grecco Buratto (Shakira), Sidney Linhares (Black Rio), Pedro Tagliani (Raiz de Pedra), Ciro Moreau (Open Station) e Leandro Boeira (artista solo).

James Liberato é músico, compositor, arranjador instrumentista e professor de música. Como compositor, passou a desenvolver trabalho solo a partir do final da década de 80. Desde então, já gravou 5 CD’s independentes, com temas de sua autoria, e produziu e participou de inúmeros shows. Trabalhou como produtor ou arranjador em vários outros projetos musicais na cidade. Como instrumentista, James atua principalmente na área da música instrumental brasileira, com diversas formações musicais. Recebeu três Prêmios Açorianos de Música, o último deles em 2004, além de indicações ao prêmio por quatro anos consecutivos. Recebeu, também, a indicação para representar o Rio Grande do Sul no Projeto Pixinguinha, promovido pelo governo federal. Como professor, atua desde 1978 com aulas particulares, tendo lecionado na antiga Academia Palestrina e, desde 2004, leciona no curso técnico em música da EST. Na sua formação, começou tendo aulas no Palestrina aos 13 anos, onde posteriormente se tornou professor. Concluiu o curso de bacharelado em violão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de ter realizado vários cursos breves com guitarristas como Ary Piassarolo, Frank Gambale e Mike Stern.

Eduardo Gambona tem mais de quarenta anos de carreira musical. Possui cinco discos e um DVD lançados. Vida Blues, seu segundo CD, recebeu cinco indicações para o Prêmio Açorianos de Música de 2010. Ganhou o Prêmio Açorianos de 2011 como melhor instrumentista do gênero pop. Participou em Punta del Este, no Uruguai, da primeira edição do El Mercoblues, junto com o gaitista brasileiro Ale Ravanello, entre outros artistas da cena Blues da Argentina, Uruguai e Chile. Participou também como único brasileiro convidado do El Mercoblues (edição Chile), festival de blues realizado em Santiago (Chile) e na praia de Punta del Tralca (Oceano Pacífico-Chile), junto com artistas locais, argentinos e uruguaios. Desde 2009, integra a banda de rock Histórias do Rock Gaúcho, com dois cds gravados, tocando e gravando releituras de clássicos de bandas e artistas gaúchos, com roupagem própria. Em 2020, ganhou mais um Prêmio Açorianos de Música, com o cd Ventos do Sul, recebendo o prêmio de Melhor Instrumentista pela segunda vez.

Ao se inscrever, você receberá o link da transmissão através do seu e-mail. No dia da atividade, você também receberá lembretes via e-mail, assim não perde o horário da live. :)

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens e Fitesa. Curadoria e produção: Branco Produções.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento on-line

{ _('Organizer Image')}

Organizador Instituto Ling

Organizador de Guitarras da Cidade, com James Liberato, Gambona e Paulinho Barcellos

Entidade sem fins lucrativos voltada a investimentos em educação, cultura e saúde.

Salvar este evento

Evento salvo