R$70

Habitar a terra, fruir a vida: Territórios, resistências e interlocuções

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento online

Descrição do evento
O curso propõe uma reflexão sobre nossa experiência de habitar a terra

Sobre este evento

Habitar a terra, fruir a vida: territórios,resistências e interlocuções

O curso tem como objetivo explorar como povos tradicionais experimentam a terra e produzem território a partir de outras lógicas que não obedecem a dicotomias já estabelecidas como propriedade privada e comunal, corpo e meio físico, natureza e cultura. Em segundo lugar, pretende-se analisar como esses grupos recriam possibilidades de vida à medida que seus modos de se relacionar com a terra e com seus próprios corpos são confiscados, limitando-lhes a ação. Por fim, será abordado como o Estado nomeia e reconhece esses grupos, bem como os efeitos de tal reconhecimento

Daniela Perutti, Antônio Bispo dos Santos e Puyr També nos ajudarão a pensar esses temas a partir de perspectivas não hegemônicas. Com eles, refletiremos de que forma diversidade de sentidos atribuídos à terra nos amplia os significados de habitar o mundo.

> PROGRAMA DAS AULAS/EMENTA:

Aula 1 (22/09) - Introdução às noções de terra/território (Daniela Perutti)

- Diferentes sentidos de território: espacialidade empiricamente observável;propriedade e fonte de recursos;feixe de relações;corpo, ambiente e percepção;território existencial.

- Terras tradicionais e terras de uso comum: cristalizações estatais e suas dissonâncias.

Aula 2 (24/09) - Desenvolver as sociedades para envolver as comunidades com Antônio Bispo

Aula 3 (29/09) -Terra e território entre os Tembé (PuyrTembé)

Aula 4 (01/10) -Experiências em diálogo: territórios, resistências e produção da vida

> SOBRE A PROFESSORA/PROFESSOR:

Daniela Perutti é antropóloga e professora da Unifesp (Instituto de Saúde e Sociedade). Fez seu mestrado e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, onde pesquisoupolítica e território entre quilombolas de Goiás. Fez pós-doutorado em Sociologiapela Universidade Federal Fluminense. É sócia-colaboradora da Comissão Pró-Índio de São Paulo, ondepresta consultorias junto a povos indígenas e comunidades quilombolas. Atua nas áreas de Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, Antropologia Rural e Antropologia da Política. É pesquisadora do Hybris (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações de Poder, Conflitos, Socialidades - USP e UFSCAR) e do NuAP (Núcleo de Antropologia da Política - Museu Nacional). É autora de Almeida Júnior, gestos feitos de tinta (Alameda Editorial, 2011) e Tecer Amizade, habitar o deserto: território e política no quilombo Família Magalhães (Edusp, no prelo).

Antonio Bispo dos Santos. Quilombola Piauiense, é morador do quilombo Saco do Cortume.É lavrador, profissão que aprendeu com mestres de ofício. É poeta, escritor e dá palestras sobre saberes tradicionais. Autor de Quilombos, modos e significados (2007); e Colonização, Quilombos: modos e significados (2015). Faz parte da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí.

Puyr Tembé é militante e ativista pela questão ambiental e pelo direito das mulheres indígenas. Foi organizadora da primeira marcha das mulheres indígenas no Brasil. Vice presidente da Federação dos Povos indígenas do Pará. Além disso, é Membro da Coordenação das organizações indígenas da Amazônia Brasileira com o tema: Território nosso corpo e nosso espírito.

> Público: Curiosos em geral, pessoas interessadas em pensar novas formas de estar nesse mundo e se territorializar. Professores do ensino público e privado, estudantes, pesquisadores, entre outres.

>Info: 22/09 até 01.10 - terça e quinta (4 AULAS) - Hora: 19H>20H30

>Bolsa: O Espaço oferece bolsas integrais para todos os seus cursos para minorias sociais e grupos em situação de vulnerabilidade. A inscrição é feita através do google forms> https://docs.google.com/forms/d/1KQJawgdEE2j35KNww-Bfiepdy8l3moS6AIlmvgdB08o/edit

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento online

Salvar este evento

Evento salvo