Gratuito

Heitor Saldanha, com Ronald Augusto

Ações e painel de detalhes

Gratuito

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento on-line

Descrição do evento
Aula on-line

Sobre este evento

Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Instituto Ling apresentam:

Poesia no Ling: Heitor Saldanha

Todos os meses, um encontro dedicado à poesia

ANDAMENTO

De que estarei me despedindo hoje?

Há em mim uma clara ressonância de

despedida.

Mas não devo saber,

nem é preciso saber.

Creio que vim

pra dizer um dia

na cara do mundo:

hoje estou me despedindo.

E as criaturas boas do meu sangue

abririam a boca

que lhes cortasse o ímpeto inexpresso.

Claro que estou me despedindo.

Hoje sou mais criança do que nunca.

_____________

Heitor Saldanha (Cruz Alta 1910 - Porto Alegre 1986).

Poema extraído do livro A Hora Evarista, Instituto Estadual do Livro, Editora Movimento, Porto Alegre, 1974.

Considerado um dos maiores poetas modernistas do Rio Grande do Sul, o tempo foi afastando de alguma forma Heitor Saldanha de nosso convívio. É preciso resgatar a sua obra, registrando também para as novas gerações a riqueza de sua produção poética. Nascido em Cruz Alta e dono de uma formação nada linear, viveu por um tempo no Rio de Janeiro ao lado da esposa também gaúcha, a contista Laura Ferreira. Foram mais de dez anos convivendo com um círculo de amigos ilustres, como Drummond, Ferreira Gullar e Clarice Lispector.

Contemporâneo e amigo de Mário Quintana, Heitor Saldanha iniciou sua produção aos trinta anos de idade. Na Porto Alegre de 1950, integrou o Grupo Quixote, movimento literário de vanguarda, responsável pela publicação da revista de mesmo nome e que reivindicava “enfrentar os quadros intelectuais dominantes no Rio Grande do Sul e assumir uma posição revolucionária no plano cultural”. Poeta pungente, de linguagem simples e temática social, Saldanha chegou a trabalhar em uma mina de carvão para vivenciar a rotina dos mineiros e alimentar assim a sua poesia com vivas perspectivas, experiência que rendeu a publicação de Galerias Escuras, de 1969. Integrante da Academia Rio-Grandense de Letras, Saldanha também produziu o programa de rádio Poesia na Guaíba, além de colaborar regularmente para os jornais Correio do Povo e Folha da Tarde, onde exerceu crítica literária e de arte. Entre as suas publicações, destaque para o título mais conhecido, A hora Evarista (1974), traduzido também para o espanhol.

Para apresentar a curiosa trajetória desse poeta “minerador”, o também poeta e escritor, Ronald Augusto, partilha leituras e reflexões em um painel aberto sobre a vida e a produção do nosso homenageado.

Ao se inscrever, você receberá o link da transmissão através do seu e-mail. No dia da atividade, você também receberá lembretes via e-mail, assim não perde o horário da atividade. :)

• Oferecemos certificado de participação para aqueles que acompanham a atividade ao vivo. Solicite o seu escrevendo para instituto.ling@institutoling.org.br. •

Sobre o convidado: Ronald Augusto é poeta e ensaísta. Formado em Filosofia pela UFRGS, é mestrando em Letras pela mesma instituição. É autor de, entre outros, Homem ao Rubro (1983), Confissões Aplicadas (2004), Oliveira Silveira: poesia reunida (2012) e O leitor desobediente (2020). Dá expediente no blog Poesia-Pau e é colunista do portal de notícias Sul21.

Ler poesia estimula a interpretação de textos, amplia nosso vocabulário e provoca emoções. Segundo estudo da Universidade de Liverpool, sua leitura afeta a área de nosso cérebro onde as lembranças autobiográficas estão contidas. Assim, os textos poéticos oferecem elementos emocionais e biográficos que potencializam a experiência cognitiva, oportunizam espaço de crescimento e nos ajudam a compreender o mundo de uma forma mais humana.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo - Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens e Fitesa.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento on-line

{ _('Organizer Image')}

Organizador Instituto Ling

Organizador de Heitor Saldanha, com Ronald Augusto

Entidade sem fins lucrativos voltada a investimentos em educação, cultura e saúde.

Salvar este evento

Evento salvo