História das Histórias em Quadrinhos

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA BAHIA

Joana Angélica, 43

Nazaré

Salvador, BA 40050001

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento

Descrição

História das Histórias em Quadrinhos

Ministrante: Savio Queiroz Lima

Ementa:

Com a presença cada vez mais marcando das histórias em quadrinhos dentro da academia, como fonte ou instrumento, um curso sobre sua história vem em bom momento. Entender como surgiu esse produto de narrativa singular da Indústria do Entretenimento, e como esse mundo ficcional e essa produção mercadológica atravessaram a história recente.

O curso História das Histórias em Quadrinhos tem o objetivo traçar um panorama amplo sobre os quadrinhos e suas gerações. Entendendo quais as raízes literárias ou imagéticas de sua construção e como se modificaram de acordo com os espaços culturais e os períodos de tempo. Tecer essa linha cronológica, inclusive, nos permite compreender os conceitos possíveis sobre as histórias em quadrinhos, como se definem, do que são feitas e o quanto mudaram.

A história dos quadrinhos é uma história sintomática de uma relação entre imaginário social e realidade histórica. Nas anedotas desenhadas, temos traços de neocolonialismo nos seus primeiros registros, a marca da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais, nas relações dos seus produtores com as realidades culturais dos outros. A crise econômica de 1929 dá um novo direcionamento para os problemas e os heróis transformam-se em super-heróis. De questões sociais, como a luta antirracista e os movimentos feministas, até as interferências políticas, como caso Watergate nos Estados Unidos e a Ditadura Militar no Brasil, as histórias em quadrinhos estavam registrando, através de alegorias ficcionais, todas essas vivências.

O curso de História dos Quadrinhos se propõe enquanto viagem cronológica sobre essa produção singular, com todas as suas abordagens críticas e lúdicas. Ideal para pesquisadores que pretendam embarcar em estudos sobre quadrinhos ou que por eles perpassam, mas, também, para os apreciadores de história, que poderão contemplar em um novo prisma, por novas fontes, a história contemporânea e recente da humanidade, em traços políticos, dramas e alegrias.

Justificativa:

Com a presença cada vez mais forte de personagens oriundos das histórias em quadrinhos em produções cinematográficas, a sociedade interessa-se pelo tema. Um interesse, como visto, que pode ser mais hermético para uma investigação científica de diversas áreas, como história, comunicação, psicologia, entre outras, ou mesmo para enriquecer a bagagem pessoal de conhecimentos, e, por que não, ter na narrativa histórica um meio de lazer e ludicidade.

Também são oportunos os conhecimentos adquiridos sobre as histórias em quadrinhos, sua história linear e crítica e seus formatos diversos, para seu uso pedagógico. Compreender o suporte, seus tipos de discursos para seus públicos alvos, como abordar as questões mais pertinentes em suas narrativas, efetiva um trabalho mais qualitativo que seu mero uso lúdico em sala de aula. A carência sobre essa abordagem ainda atinge muitos profissionais de educação que buscam enriquecer suas aulas através de usos das histórias em quadrinhos no ensino de suas disciplinas.

Metodologia:

A explanação de estruturas e dados através de uso de imagens e debates é o método principal para a exposição do curso. O longo trabalho com as histórias em quadrinhos enquanto fontes, de autoria do instrutor, conceitual e conteudista, foram publicados em capítulos de livros e artigos científicos, mas, também, são transcritos em linguagem mais acessível em formato de blog: www.savioroz.wordpress.com. Tal material será usado como suporte para as abordagens no ministro do curso.

Conteúdo Programático:

Raízes dos Quadrinhos: dos conceitos e artes de contar histórias.

Nascedouro das Histórias em Quadrinhos: os periódicos chistosos.

De crimes, aventuras e mascarados

A vinda dos Super-heróis: Super-homem e seus super-amigos

O feminismo da Mulher Maravilha

As três gerações de Panteras Negras

Capitão América e o Caso Watergate

Quadrinhos Brasileiros: plágios, inovações e perseguições

Os quadrinhos eróticos - tabu

A invasão dos escritores ingleses

Heróis, vilões e a queda das Torres Gêmeas

Dos quadrinhos para outros suportes midiáticos

Usando Quadrinhos como Instrumentos Pedagógicos

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA BAHIA

Joana Angélica, 43

Nazaré

Salvador, BA 40050001

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo