R$25 – R$50

I Encontro de Brincadeiras Antigas da Aldeia

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Quintal do Brincar da Aldeia

do Livramento 1451

Coronel Antonino

Campo Grande, MS 79010300

Brazil

Ver mapa

Amigos que vão participar
Descrição do evento

Descrição

Brincadeiras antigas ajudam no desenvolvimento

Brincar é importante porque ajuda as crianças a crescerem fortes e saudáveis. Quando elas correm e saltam, estão construindo seus músculos. Elas queimam energia e isso as deixa cansadas e famintas, melhorando a ingestão de alimentos.

brincadeiras antigasBrincadeiras ao ar livre que envolvem a imaginação ajudam no desenvolvimento. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, são notáveis os benefícios para força, resistência e equilíbrio. As brincadeiras antigas, como esconde-esconde e pega-pega, ajudam na coordenação do corpo e a dormir e comer melhor.

Uma pesquisa publicada no International Journal of Environmental Research and Public Health descobriu que crianças que participam de atividade física, como escalada e salto através de jogos e brincadeiras, possuem maior saúde física e social.

Então, por que as brincadeiras antigas estão sendo deixadas de lado? Há várias explicações, como falta de tempo dos pais, atratividade de jogos eletrônicos e insegurança de brincar na rua.

Esses motivos até podem ser procedentes, mas é preciso lembrar que muitas vezes se está deixando de lado uma grande e essencial fase para os pequenos.

Ao brincar com jogos que estimulem sua imaginação e exijam mais do corpo, é possível que eles tenham grandes avanços no desenvolvimento. Jogos de amarelinha, por exemplo, permitem que as crianças criem noção de espaço, coordenação motora e equilíbrio, além de ensinar noções importantes sobre seguir regras.

Os pais devem ser os maiores defensores da aprendizagem dos filhos. E reservar um tempo para brincar com eles nesses tipos de jogos é uma atitude simples e que pode refletir positivamente em habilidades cognitivas, linguagens física, social e emocional, e desenvolvimento.

Lembre-se de suas próprias experiências ao ar livre, construindo fortalezas, jogando na praia ou brincando com outras crianças do bairro. Certifique-se de que seus filhos criem essas mesmas memórias.

Aprendizado na infância

A infância é uma fase muito importante na vida de qualquer pessoa. Tudo o que aprendemos e vivemos nela é perpetuado e servirá como valores para a idade adulta. Isso é o que indica a fisioterapeuta Ana Maria, da ONG Aliança pela Infância.

Segundo a especialista, a criança só aprende a entender e controlar seus sentidos se permitindo conhecer, arriscar e brincar. A partir daí, ela percebe como se dá a lei da gravidade e outras descobertas essenciais à vida. Por exemplo, cerca de 80% do aprendizado da criança vêm através dos olhos, já que ela imita tudo que observa ao seu redor.

Além disso, essas atividades são capazes de ajudar crianças com hiperatividade e falta de concentração e memória. Por isso, recorrer às brincadeiras antigas pode ser a solução para deixar os pequenos livres e em contato com a natureza.

Para a especialista, os pais devem fazer parte, de fato, da vida dos filhos. E isso não significa fornecer bens materiais e impor limites, mas também observar o desenvolvimento da criança e estimulá-lo através de vivências concretas e trocas humanas.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Quintal do Brincar da Aldeia

do Livramento 1451

Coronel Antonino

Campo Grande, MS 79010300

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo