I JAEP UFMA - I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA

Informações do evento

Localização

Localização

Universidade Federal do Maranhão

1966 Avenida dos Portugueses

Vila Bacanga, MA 65080-805

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
Formação do pedagogo em debate: construção de saberes e perspectivas profissionais

Sobre este evento

A I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA realizar-se-á, no período de 15 a 17 de dezembro de 2015, na UFMA, São Luís - MA, é um evento que surgiu das inquietações de um grupo de dez alunas da turma 2012.1 do Curso de Pedagogia, do turno vespertino. A pesquisa foi o primeiro passo para responder tais inquietações, elaboramos um questionário que foi aplicado com alunos do curso para saber as principais lacunas na aprendizagem dos acadêmicos e suas perspectivas profissionais. Após a análise do questionário verificamos a necessidade de se discutir o caminhar de nossa formação e a relação com os desafios do futuro próximo que enquanto pedagogos e pedagogas, enfrentaremos.

Sendo assim, partimos para a missão de organizar a I JAEP UFMA, com o intuito de melhorar a estrutura curricular do nosso curso e compartilhar experiências elegemos o tema Formação do Pedagogo em Debate: construção de saberes e perspectivas profissionais. Acreditamos que a participação é essencial para contribuir na melhoria da Educação por isso nossa programação, reflexo dos resultados obtidos no questionário respondido pelos alunos, cria a possibilidade de debates e diálogos de temas relevantes para a formação dos estudantes, de profissionais e de todos que se envolvem com a educação.

Clique aqui para acessar os Anais da I JAEP UFMA - 2015

NASCIMENTO, Fernando Augusto do. Decupagem do texto dramático: uma proposta de análise ativa do texto para uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental a partir da peça “Os Saltimbancos”. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 9-22.

SOUSA, Rayanne Bezerra de; SILVA, Adriana Costa. Fazendo arte na creche: uma experiência com a arte no estágio supervisionado. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 24-32.

SILVA, Ana Cleide Abreu Trajano; PINHEIRO, Swellen Silva. Educação Infantil e tecnologia: as ruínas da transformação. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 33-41.

SOUSA, Amália Raquel Ribeiro de; SILVA, Emannuele Kristiny Coelho; FERREIRA, Edith Maria Batista. Bolinhas e Luluzinhas: uma breve análise sobre as relações de gênero em uma turma de Pré-escola da rede municipal de São Luís. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 42-51.

SANTOS, Yasmin Gabrielly Sousa Vidinho. Literatura, poesia e teatro na Educação Infantil. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 52-57.

COELHO, Amanda Marcos. Compreendendo o lúdico. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 58-67.

COSTA, Adriana; ALMEIDA, Diego da Paixão S. de. A dicotomia da prática docente e suas implicações no processo de apropriação da leitura e escrita das crianças na rede pública municipal de ensino de São Luís. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 69-78.

DIAS, Mayara Broxado; SILVA, Ilana Fernandes da; ROSA, Marise Marçalina de Castro Silva. Diálogos e apropriações: a leitura do mundo feita através da alfabetização digital. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 79-89.

NASCIMENTO, Jorgiana Cristine Pontes; CORREIA, Joelma Reis. Atividades de linguagem escrita na Educação Infantil. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 87-96.

SILVA, Ana Cristina da Silva e. Formação docente em Cursos de Licenciatura desenvolvidos pela UFMA: Campus São Luís. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 98-113.

COSTA, Tátila Edneures Ramos. Formação docente em Cursos de Licenciatura desenvolvidos pela UFMA: Campi do interior do Estado. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 114-123.

SOUZA, Chryslane dos Santos; LAUANDE, Maria de Fátima Ribeiro Franco. O processo formativo e profissionalização docente no Curso de Pedagogia. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 124-137.

MAGALHÃES, Vanda Cristina da Fonsêca. Formação inicial de professores e o desafio do trabalho do/a pedagogo/a em contextos de infância precarizada: questões para o currículo? In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 138-153.

PINTO, Josenilde Meireles; MELO, Maria Alice. Licenciaturas interdisciplares desenvolvidos pela UFMA: uma análise comparativa. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 154-163.

GUSMÃO, Evanleide de Fátima A. Cursos de Licenciatura presencial de Pedagogia PARFOR/MEC. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 164-174.

SILVA, Ilana Fernandes da; MIRANDA, Mayara Aparecida Serejo; NASCIMENTO, Verônica Araujo. Formação do professor: desafios e perspectivas para atuação docente na EJAI. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 175-181.

RIOS JÚNIOR, José; GOMES, Nathália Rissane Costa; SOUSA, Karla Cristina Silva. A formação de professores da Educação de Jovens e Adultos e a sua prática em sala de aula. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 182-195.

COSTA, Gleidison Andrade; CASTRO, Fernanda Pereira de. A importância da educação alimentar e nutricional nas escolas. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 197-203.

BARBOSA, Priscila de Sousa. O estudo de caso de um aluno com deficiência intelectual: contribuições das Zonas de Desenvolvimento de Vygotsky para o Atendimento Educacional Especializado. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 204-219.

SANTIAGO, Elizangela Dias; MACÊDO, Ruanita Costa. Dilemas que envolvem o pensar a Educação Inclusiva. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 220-230.

CARVALHO, Chayene Cristina Santos. Linguagem escrita e autismo: um estudo de caso em uma sala de aula regular. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 231-246.

SOARES, Danielle Nunes; TRINDADE, Polyanna Maria Veras. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e as políticas desenvolvidas no enfrentamento à vulnerabilidade infantil no município de São Luís-MA. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 248-264.

SILVA, Allana Sousa; ALMOSTER, Izadora Veras; LIMA, Lucinete Marques. O perfil do estudante ingressante por meio do SISU no Curso de Pedagogia e a relação com a escolha do curso. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 265-264.

COELHO, Amanda Marcos; PESSOA, Angélica Telles de Souza. Anos Iniciais: uma reflexão acerca das suas necessidades e políticas educacionais. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 283-296.

MACÊDO, Ruanita Costa. O processo de ensino aprendizagem como resultado da autonomia relativa do trabalho docente. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 298-306.

CANTANHÊDE, Flor de Liz Marques; COSTA, Clesmilene Sousa da; CRUZ, Eloisa Helena Santos. A afetividade no processo ensino aprendizagem nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 307-319.

TRINDADE, Polyanna Maria Veras; SOARES, Danielle Nunes. A prática docente e a influência no processo de ressocialização de adolescentes em conflito com a lei. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 320-335.

OLIVEIRA, Letícia Barros de; MIRANDA; Mayara Aparecida Serejo. A docência nos Anos Iniciais: desafios pedagógicos. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 336-348.

NASCIMENTO, Jorgiana Cristine Pontes; SILVA, Allana Sousa; RABELO, Francy Sousa. Prática pedagógica em EJA: reflexões sobre a formação docente. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 349-365.

MARTINS, Dayse Marinho. Presente e futuro da disciplina história do maranhão no currículo da rede estadual de ensino. In: Anais da I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA – I JAEP UFMA. São Luís: EDUFMA, 2015. ISBN 978-85-7862-484-2. p. 367-384.

Compartilhar com amigos

Localização

Universidade Federal do Maranhão

1966 Avenida dos Portugueses

Vila Bacanga, MA 65080-805

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo