R$10 – R$64,82

I REUNIÃO REGIONAL SUL DOS ENCONTROS INTERNACIONAIS DE ALFABETIZAÇÃO E EDUC...

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Universidade Federal de Santa Catarina -Espaço Físico Integrado

Rua Roberto Sampaio Gonzaga

Trindade

Florianópolis, SC 88040900

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Este organizador não aceita reembolsos * O Art. 49 da Lei 8.078/09 do Código de Defesa do Consumidor garante um prazo legal de 7 dias após a compra para solicitar o estorno de pagamento.

Amigos que vão participar
Descrição do evento

Descrição

Apresenta-se a I REUNIÃO REGIONAL SUL DOS ENCONTROS INTERNACIONAIS DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (ALFAeEJA), em Florianópolis/SC.

Esses encontros têm caráter permanente em nível internacional, o qual emerge do programa de pósgraduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade Estadual da Bahia (Salvador), cidade em que foram realizados os dois primeiros eventos nos anos de 2014 e 2015. Esses dois eventos reuniram professores/pesquisadores de vários estados do Brasil e de diversos países no exterior que estudam e pesquisam a Educação e Alfabetização de Jovens e Adultos.

Os pesquisadores proponentes fazem parte de Redes de Pesquisa e veem publicando sobre estas temáticas. Em 2016 o evento passou a ter uma característica itinerante e o III ALFAeEJA foi realizado em Florianópolis, organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, sob a responsabilidade do grupo EPEJA Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos, PET Pedagogia e PPGE-UFSC. Em 2017, a quarta edição do Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (ALFAeEJA) está prevista para acontecer entre os dias 05 a 8 de novembro do presente ano na Universidade do Minho em Portugal. Nessa perspectiva, o encontro contará com atividades no Brasil e em Portugal.

A I Reunião Regional Sul-ALFAeEJA, em Florianópolis/SC se justifica por acreditar de que é fundamental aproximar os docentes e pós-graduandos da região, que tem resultado em uma maior integração da região e a construção de parcerias e de fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação na região sul. Assim, justifica-se também pelo impacto que produzirá nas instâncias envolvidas (escolas de educação básica e universidades) mediante as discussões e e apresentação de resultados de pesquisas sobre alfabetização de de adultos e a educação de jovens e adultos.

________________________________________________________________________________________

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

11 de setembro de 2017
8h30 -Auditório do EFI -UFSC:
Mesa de Pré-abertura do evento em Florianópolis: CONFERÊNCIA: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: atualidade brasileira. Maria Margarida Machado (a confirmar)
Coordenação: Profª Dra. Maria Hermínia Laffin

13h45 às 16h 45 - Auditório do EFI -UFSC
Mesa 1: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REGIÃO SUL (palestrantes confirmados)
A alfabetização na Educação de Jovens e Adultos - Lourival José Martins (UDESC); Práticas de Alfabetização na Educação de Idosos – Deisi Cord e Cássia Chala Machado;Alfabetizar formando e Formar Alfabetizando- Marilane Maria Wolff Paim
Coordenação da Mesa: Rita Buzzi (FURB) e Wanderlea Pereira Damásio Maurício (SED/USJ)

17h às 19h Reunião do Grupo de Pesquisa BrasilLusaEJA - Coordenação: Antonio Amorim e Tânia Regina Dantas

12 de setembro de 2017

8h às 10 Comunicações de trabalhos com 5 eixos do evento
10h às 12h Comunicações de trabalhos com 4 eixos do evento

13h45 às 15h45
Mesa 2: Paulo Freire: suas contribuições na pesquisa, na docência e na formação de professores (palestrantes confirmados)
As contribuições de Paulo Freire para a pesquisa em EJA- Ivanilde Apoluceno de Oliveira UEPA; A Formação docente na EJA: contribuições Freireanas - Tânia Regina Dantas - UNEB
A experiência de Angicos - Nilceia Lemos Pelandré - UFSC;
Coordenação: Elizabete Tamanini (UNIVILLE)

16h às 18h30
Mesa 3: Balanços da pesquisa em EJA na região Sul (palestrantes confirmados)
Balanços da pesquisa em EJA em SC - Rita de Cássia Gonçalves e Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin; Balanços da pesquisa em EJA do Paraná - Sonia Maria Chaves Haracemiv; Balanços da pesquisa sobre o PROEJA em SC - Sandra Aparecida Antonini Agne e Elenita Ramos; Balanços da pesquisa em EJA no RS – Adriana Regina Sanceverino no RS
Coordenação: Érica Alves (UNEB)
17h Encerramento com atividade cultural

___________________________________________________________________________________________

A inscrição e acompanhamento do pagamento dos participantes será via plataforma https://www.eventbrite.com.br/e/i-reuniao-regional-sul-dos-encontros-internacionais-de-alfabetizacao-e-educacao-de-jovens-e-adultos-tickets-35020828240

Poderão submeter trabalhos os participantes que efetivaram a inscrição e seu pagamento até o dia 10/07/2017.

________________________________________________________________________________________

NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS:

O Comitê Científico irá considerar somente os trabalhos que se pautarem estritamente pelas normas de diagramação e formatação (https://docs.wixstatic.com/ugd/795c76_032436e6b38e49fe9075c6999700a498.docx?dn=Template_Resumo%20I%20ENCONTRO%20REGIONAL%20(1).docx), uso do modelo pelas seguintes condições gerais:

A submissão de trabalhos será realizada via plataforma https://easychair.org/

Cada participante poderá submeter e apresentar, até 3 trabalhos, um como autor principal e outro como coautor. Cada trabalho poderá ter, no máximo, três autores e todos os autores que constam no trabalho deverão realizar inscrição no evento para submissão do trabalho.

Os pareceres dos membros do Comitê Científico do evento são conclusivos e, como tal, não estão sujeitos a recurso ou revisão.

1. Modalidades de Apresentação: Trabalho científico e pôster

a) Trabalho científico: Serão aceitos como trabalhos os ensaios e os estudos com conclusão finais, abordando temáticas novas ou já estabelecidas na área da Educação e Alfabetização de Jovens e Adultos, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise.

b) Pôster: esta modalidade de trabalho comportará pesquisas e estudos em andamento e relatos de experiências na Educação de Jovens e Adultos. Relatos de Experiência: Os pôsteres serão apresentados oralmente no Eixo Temático e devem evidenciar relativa elaboração conceitual e de análise.

2. Formatação dos trabalhos: Todas as modalidades de apresentação de trabalhos deverão encaminhar um resumo expandido (conforme template {fazer link aqui), que será avaliado pela comissão científica.

3. Normas para resumo expandido:

a) Cada participante poderá apresentar no máximo dois trabalhos; um como autor e outro como coautor;

b) Quantidade de autores de no máximo 3;

c) Serão aceitos resumos expandidos em português e espanhol;

d) Para envio dos trabalhos completos é necessário que autor e coautor estejam inscritos no evento;

e) Os resumos completos deverão ter entre 3 e 5 páginas, devendo ser enviados pelos autores, e todos devem se vincular a um dos eixos temáticos propostos pelo evento. Situar no texto os seguintes elementos: introdução, metodologia e resultados).

f) Os arquivos enviados deverão utilizar obrigatoriamente programas do Microsoft Office, com extensão em Word (doc; docx);

g) O texto do Resumo Expandido deverá ser enviado em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, formatação justificada, folha A4, margens com 2,5, incluindo na seguinte ordem:

1. título do Eixo Temático centralizado, com letras maiúsculas e em negrito;

2. título do Resumo centralizado, com letras maiúsculas e em negrito;

3. na linha abaixo, com letra minúscula, alinhado à direita, nome do(s) autor(es), seguido da instituição e e-mail;

4. corpo do resumo: problema/questão da pesquisa, objetivos, referencial teórico, desenvolvimento, metodologia e resultados;

5.três (03) palavras-chave e referências bibliográficas.

h) Os anais serão constituídos apenas de RESUMOS EXPANDIDOS, NÃO haverá envio do texto completo.

4. Dimensões do pôster/banner: 100 cm de altura x 0,90 cm de largura, fonte 24; na parte superior deve estar a identificação do trabalho: título do resumo, nome dos autores, e-mail, nome do orientador, instituição, se bolsista, fazer constar o nome da agência de fomento. No corpo do trabalho deve ser apresentada de maneira clara e objetiva: introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusão. Figuras, gráficos, tabelas e fotos devem ter título de identificação. Evitar detalhamento excessivo de informações.

5. As normas de formatação do texto seguirão as normas gerais do evento e todos os textos deverão seguir rigorosamente as seguintes normas da ABNT:

1. Livros Exemplo: AMORIM, Antônio. Escola: uma instituição social, complexa e plural. São Paulo: Viena, 2007.

2. Artigos Exemplo: PEREIRA, Antônio. A educação-pedagogia no cárcere no contexto da pedagogia social: definições conceituais e epistemológicas. Rev. Educação Popular. Uberlândia, v. 10, p. 38-55, jan./dez. 2010. Disponível em: ‎ . Acesso em: 15 de julho de 2015.

3. Coletâneas Exemplo: OLIVEIRA, Maria Olivia de Matos; PESCE, Lucila (org.). Educação e cultura midiática. Salvador: EDUNEB, 2012. 218p. v. 1.

4. Dissertação: Exemplo: DANTAS, Tania Regina. Professores de adultos: formação autobiográfica e identidade profissional. Barcelona, Espanha. Universidade Autônoma de Barcelona, Dep. de Pedagogia Aplicada, (Tese de Doutorado), 2009.

5. Trabalhos apresentados em congressos: Exemplo: AQUINO, Maria Sacramento. As questões ambientais no cotidiano da educação básica: políticas públicas, formação do professor e organização curricular. Anais da 33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação em Educação – ANPED, 17 a 20 de outubro de 2010, Caxambu, Minas Gerais. Disponível em: Acesso em 15 de julho de 2015.

6.Trabalhos em meio eletrônico: Exemplo: ALVES, Érica Valéria. As habilidades na Solução de Problemas em Matemática. Disponível em: Acesso em: 15 de julho de 2015.

Observação: Serão publicados nos Anais do evento os trabalhos completos dos autores que estiverem devidamente inscritos, com formulário de inscrição preenchido, com pagamento correspondente da taxa de inscrição.

Solicitamos que as normas acima sejam cuidadosamente seguidas, caso contrário os textos enviados não serão considerados para publicação.

Não haverá devolução do valor da taxa de inscrição. Os trabalhos aprovados só poderão ser apresentados pelos seus respectivos autores e/ou coautores.

Maiores informações consultar o endereço eletrônico: http://portal.bu.ufsc.br/normalizacao/

Sobre as normas de submissão estão disponivel no site do evento e também em: https://easychair.org

A submissão de trabalhos será realizada via plataforma (EM ELABORAÇÃO) disponível no período de 18 de junho a 12 de julho de 2017.

COMITÊ CIENTÍFICO

COORDENADORAS: Dra. Sandra Aparecida Antonini Agne (IFSC/UFSC) E Doutoranda Paula Cabral
Equipe
Dr. Joaquim Luís Medeiros Alcoforado (Universidade de Coimbra)
Dr. Lourival José Martins Filho (UDESC)
Drª Adriana Regina Sanceverino (Universidade Federal Da Fronteira Sul, Campus Erechim, RS)
Drª Elenita de Lima Ramos (IFSC- Florianópolis)
Drª Eliane Santana Dias Debus (UFSC)
Drª Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin (UFSC)
Drª Rita de Cássia Gonçalves (UDESC e FEJA/SC)
Drª Sonia Maria Chaves Haracemiv (UFPR)
Drª Wanderlea Pereira Damasio Mauricio (SED/USJ)
Drª. Ana Paola Sganderla (UFSC)
Drª. Jaqueline Pereira Ventura (UFF)
Drª. Pollyana dos Santos (IFES)
Drª. Elizabete Tamanini (UNIVILLE)
Drª. Marilane Maria Wolff Paim (UFFS)
Drª. Rita Buzzi Rausch (FURB)
Drª. Wanderlea Damásio (SED/SC e USJ)
Drª. Sonia Maria Chaves Haracemiv (UFPR)

________________________________________________________________________________________

ACOMPANHE AS DATAS IMPORTANTES:

Inscrição de participantes sem submissão de trabalhos: até dia 1/9/2017

Inscrição de participantes COM SUBMISSÃO DE TRABALHOS: até dia 08/07/2017

Submissão de trabalhos: até dia 12/7/2017

Resultado da submissão de trabalhos: até dia 10/8/2017

________________________________________________________________________________________

Link dos encontros ALFAeEJA 2017. evento: https://www.alfaeeja.com/alfaeeja-2017-v1-n1-2017


Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Universidade Federal de Santa Catarina -Espaço Físico Integrado

Rua Roberto Sampaio Gonzaga

Trindade

Florianópolis, SC 88040900

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Este organizador não aceita reembolsos * O Art. 49 da Lei 8.078/09 do Código de Defesa do Consumidor garante um prazo legal de 7 dias após a compra para solicitar o estorno de pagamento.

Salvar este evento

Evento salvo