R$140

I SIMPÓSIO LIBRAS LIVRE - DIA AZUL - Orgulho por ser SURDO

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

R. Cerqueira César, 276

276 Rua Cerqueira César

Centro, SP 13330-005

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
Por ocasião do SETEMBRO AZUL, mês da luta pela inclusão e visibilidade da cultura surda, realizaremos o I SIMPÓSIO LIBRAS LIVRE.

Sobre este evento

O evento é o primeiro simpósio realizado pelo Instituto LIBRAS LIVRE, e é voltado para pessoas surdas, familiares de surdos, ouvintes, intépretes e professores de LIBRAS e interessados na cultura surda.

A intensão é proporcionar maior conhecimento da cultura e língua dos surdos para uma melhor inclusão da pessoa surda e maior acessibilidade. O objetivo é aprender com o próprio surdo quais as habilidades necessárias para uma melhor comunicação e expressão com a sua comunidade, além de possibilitar essa interação essencial e importante entre surdos e ouvintes. Queremos também oferecer melhores ferramentas e conhecimento aprofundado para o ouvinte intérprete ou professor de Libras. O evento também tem por finalidade homenagear o surdo acreditando em seu protagonismo, levantar a bandeira dessa causa lutando por maior visibilidade e conscientização, e chamar a atenção da sociedade civil e poder público para as necessidades da educação bilíngue e integração da pessoa surda.

SETEMBRO

A escolha do mês de setembro é repleta de significados na cultura e história nacional e internacional. Neste mês temos alguns marcos históricos para a Comunidade Surda que merecem ser lembrados e homenageados. No dia 10 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Língua de Sinais, uma data que visa promover o respeito e a valorização da Língua de Sinais nos mais diversos países. No dia 26 de setembro de 1857 a Comunidade Surda teve uma grande vitória: a criação da primeira Escola de Surdos no Brasil. Dia 30 de Setembro é o Dia Internacional do Surdo, a data também foi escolhida para relembrar o fatídico Congresso de Milão que proibiu o uso das línguas de sinais no mundo.

POR QUE A COR AZUL?

A cor azul possui um significado que para muitos pode ser triste, mas também pode ser encarada como um símbolo de orgulho e resistência da Comunidade Surda. A simbologia vem da Segunda Guerra Mundial quando, durante a tentativa dos nazistas de livrar o mundo daqueles considerados “inferiores”, todas as pessoas com deficiência eram identificadas por uma faixa azul no braço — o que incluía a população surda. Essas pessoas eram então encaminhadas a instituições na Alemanha e Áustria, onde eram executadas. O programa responsável pela morte de cerca de 20.000 pessoas deficientes entre 1940 e 1945 era denominado T-4, ou Eutanásia.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

R. Cerqueira César, 276

276 Rua Cerqueira César

Centro, SP 13330-005

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo