Gratuito

II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO VALE DO SAPUCAÍ 2018

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS

Av. Pref. Tuany Toledo,470

Fatima

Pouso Alegre, MG 37550000

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento

Descrição

O Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí, por meio do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação da UNIVÁS – CEPEDU realiza o 2º CEVS – Congresso de Educação do Vale do Sapucaí, o 4º Seminário de Produção Científica, juntamente, com a 20ª Semana de Estudos Pedagógicos, cuja temática será abordar a “Educação Brasileira: (des) construções contínuas” e se realizará na Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS, em Pouso Alegre, Minas Gerais nos dias 24 e 25 de setembro de 2018.

Objetiva socializar o debate da produção científica resultante de estudos e pesquisas na área de Educação, realizados e/ou em andamento, tanto por alunos de pós-graduação e graduação como por docentes de instituições de ensino superior, públicas e privadas e da escola básica. Criar espaços e condições para trocas e reflexões de experiências pedagógicas desenvolvidas nos diferentes níveis e modalidades de ensino da Educação Básica ao Ensino Superior e desenvolver atividades de formação para os profissionais da educação.

Vem dar continuidade ao amadurecimento dos trabalhos de formação para pesquisa e ensino superior desde o momento que realizou sua primeira versão intitulada 1º CEVS – Congresso de Educação do Vale do Sapucaí em conjunto com a XVIII Semana de Estudos Pedagógicos, com o tema "Desafios à democratização da Educação no Brasil Contemporâneo” realizado entre os dias 19 e 21 de setembro de 2016. Na ocasião o evento congregou 350 inscrições de participantes, deste total 59 apresentações foram de comunicações orais e 36 pôsteres de trabalhos de pesquisas em mestrado e doutorado, 34 práticas pedagógicas de experiência docente da Educação Básica ao Ensino Superior e 9 minicursos. Recebeu o fomento pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, o apoio da Fundação do Vale do Sapucaí-FUVS, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais- IFSULDEMINAS, da Superintendência Regional de Ensino-SRE de Pouso Alegre/MG e produziu além dos Anais um e-book com a temática do evento.

Contato:

Centro de Estudos e Pesquisas da Univás-CEPEDU
Fone: 35- 3449 9288
Email: cepedunivas@gmail.com
Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu- Univás
Fone: 35- 3449 9231/ 3449 9249
Email: proppes_ss@univas.edu.br
http://www.univas.edu.br/eventos/cevs/index_cevs_1.asp

1-REALIZAR O DEPÓSITO IDENTIFICADO:

BANCO: ITAÚ

Nº DA AGÊNCIA: 5953

C/C: 03181-1

FAVORECIDO: José Luís Sanfelice e/ou Aparecida Rodrigues Silva Duarte

2- INSCRIÇÃO COMO OUVINTE:

Realizando sua inscrição como ouvinte, é seu direito:

  • - Ter livre acesso à programação.
  • - Retirar seu material na secretaria do evento ao se cadastrar, mediante a apresentação do recibo de depósito no valor da inscrição.
  • - Certificado de 40h (ouvinte).
PASSOS PARA SE INSCREVER:

1.Realizar o depósito identificado na agência bancária do Itaú acima, em seguida digitalizar ou tirar uma fotografia deste recibo de depósito.

2.Acessar: http://www.univas.edu.br/formularios/Cad_Cevs_Inscricoes_1.asp do formulário de inscrição:

  • - Preencher todos os campos.
  • - NÃO ESQUECER de escolher e clicar em qual dos “Diálogos e Controvérsias”, temáticas em pauta da educação atual que estarão acontecendo todas ao mesmo tempo e com vagas limitadas (50 a 60 vagas).
  • - No final do preenchimento da ficha de inscrição anexar o recibo identificado do depósito em seu nome na área indicada.
  • - clicar em ENVIAR.. Abrirá uma tela escrita : INSCRIÇÃO REALIZADA COM SUCESSO!

3-INSCRIÇÃO COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO:

Realizando sua inscrição e recolhendo o valor da inscrição como APRESENTAÇÃO DE TRABALHO, é seu direito:

  • Ter livre acesso à programação.
  • Retirar seu material na secretaria do evento ao se cadastrar, mediante a apresentação do recibo de depósito no valor da inscrição (em papel ou digitalizado no celular)
  • Receber certificado de OUVINTE (40h) pelo endereço eletrônico indicado no preenchimento da ficha de inscrição, após a realização do evento.
  • Receber certificado de APRESENTAÇÃO DO TRABALHO realizado (pôster, comunicação oral ou relato de experiência pedagógica da Educação Básica ao Superior), pelo endereço eletrônico indicado no preenchimento da ficha de inscrição, após a realização do evento.
  • Ter seu resumo (Pôster), texto (comunicação oral e relato de experiência pedagógica) publicado no ANAIS, uma vez aprovado pelo Comitê Científico e atendida às correções pelo autor quando solicitada, conforme as regras.

IMPORTANTE: Caso o trabalho inscrito no evento tenha autores e coautores, todos deverão realizar a inscrição e o depósito da taxa de inscrição. Somente os inscritos e com taxa de depósito recolhida receberão os certificados e o material do evento.

PASSOS PARA SE INSCREVER:

1.Realizar o depósito identificado na agência bancária do Itaú acima, em seguida digitalizar ou tirar uma fotografia deste recibo de depósito. Cada participante poderá submeter (1) um trabalho como autor e ser coautor até (4) quatro trabalhos.

2.Acessar: http://www.univas.edu.br/formularios/Cad_Cevs_Inscricoes_1.asp , do formulário de inscrição e preencher todos os campos, com atenção.

3. Clicar na opção desejada se:

  • Comunicação Oral: para pesquisas de Mestrado e/ou Doutorado qualificadas e defendidas.
  • Pôster: para pesquisas de Mestrado e/ou Doutorado em andamento.
  • Relatos de Experiência Pedagógica (de Educação Básica ao Ensino Superior)

4. Escolher um dos EIXOS que deseja inscrever seu trabalho e clicar.

EIXOS:

  • Estado, Política e Educação
  • Ética e Educação
  • Movimentos Sociais e Educação
  • Trabalho e Educação
  • Prática Pedagógica
  • Formação de Professores
  • Desenvolvimento, Ensino e Aprendizagem
  • História e Filosofia da Educação
  • Educação e Produção do Conhecimento
  • Política e Gestão da Educação

5. Anexar o recibo do depósito identificado.

6. Clicar em ENVIAR.. abrirá uma tela escrita : INSCRIÇÃO REALIZADA COM SUCESSO!

NORMAS DE DIGITAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos apresentados serão publicados nos Anais- Online, com cadastro de ISBN, do 2º Congresso de Educação do Vale do Sapucaí- CEVS: “Educação Brasileira: (des) construções contínuas”, que ocorrerá posteriormente à realização do evento.

O certificado de apresentação de trabalho está condicionado à presença de pelo menos um autor ou coautor no evento e sua efetiva apresentação nas sessões de: comunicação oral, pôster ou relato de experiência pedagógica.

Os trabalhos serão submetidos à avaliação de pareceristas, membros da comissão científica. Após avaliar o trabalho, caso julgue pertinente, a comissão científica poderá sugerir a mudança de eixo ou de modalidade de apresentação do trabalho. Os trabalhos deverão atender às normas de formatação do evento, caso contrário, serão desclassificados.

A comissão científica reserva o direito de solicitar correções dos trabalhos (Comunicação Oral, Pôster e relatos de experiência), que não atendam rigorosamente aos critérios estabelecidos para publicação nos anais do evento. Os textos corrigidos, conforme solicitação da comissão científica, deverão ser enviados em formato eletrônico, extensão .doc ou .docx, para o endereço eletrônico: cepedunivas@gmail.com

COMUNICAÇÃO ORAL

As apresentações de comunicações orais serão realizadas em salas de aulas da Unidade Fátima/Univás nos horários definidos na programação do evento e observados no ato do credenciamento pelo congressista, terão duração de 15 minutos e contarão com equipamento para projeção eletrônica, deverá estar salva em PDF em pen drive do congressista.

Após a realização da inscrição realizada no sistema, encaminhar o texto da comunicação oral que deverá ser publicada nos anais pelo endereço: cepedunivas@gmail.com

A redação do texto deverá conter:

  • Entre 6 e 8 páginas, o título em maiúsculo, negrito, centralizado, letra times new roman, tamanho 14.
  • O nome do autor e coautor abaixo do título, à esquerda, letra times new roman, tamanho 12, abaixo dos nomes colocar a instituição a que pertence e endereço eletrônico.
  • Resumo, justificado em letra times new roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas, sem parágrafo. Seguido de 3 a 5 Palavras Chave.
  • Em seguida inicia o texto com introdução, objetivos, metodologia, resultados e considerações finais e referências, somente as citadas no interior do texto. Se houver tabelas, figuras ou quadros, seguir orientação da ABNT.

PÔSTER

Os autores são responsáveis pela entrega de seus pôsteres no local e dia da sessão de apresentação e pela sua retirada após o encerramento. Durante a sessão de apresentação é necessária a presença de um dos autores junto ao pôster para apresentá-lo ao público.

  • Dimensões do pôster: 70 x 90 cm (largura x altura).
  • Estrutura: deverá conter título (centralizado), autores, apresentação/introdução, objetivos, método/desenvolvimento, incluir gráficos, figuras e tabelas e resultados (quando houver) e Referências (inserir até três).

Após a realização da inscrição realizada no sistema, encaminhar o texto do resumo do pôster, que deverá ser publicado nos anais, pelo endereço: cepedunivas@gmail.com

A redação do texto do resumo deverá conter:

  • 400 a 500 palavras.
  • Título em maiúsculo, negrito, centralizado, letra times new roman, tamanho 14.
  • O nome do autor e coautor abaixo do título, à direita, letra times new roman, tamanho 12, abaixo dos nomes colocar a instituição a que pertence e endereço eletrônico.
  • o texto do resumo justificado em letra times new roman, tamanho 12, espaçamento simples entrelinhas, sem parágrafo. Deve conter introdução, objetivos, base teórica, metodologia e resultados esperados ou obtidos, seguido de 3 a 5 Palavras Chave.

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR

As sessões objetivam socializar experiências pedagógicas em atividades de ensino e aprendizagem, de formação na graduação e continuada, de gestão e supervisão desenvolvidas no âmbito das instituições de Educação Básica ao Ensino Superior. Serão realizadas em salas de aulas da Unidade Fátima/Univás nos horários definidos na programação do evento e observados no ato do credenciamento pelo congressista, terão duração de 15 a 20 minutos. O congressista é livre para trazer o material que julgar necessário para socializar seu trabalho e caso necessite equipamento para projeção eletrônica, a apresentação deverá estar salva em PDF, em pen drive.

Após a realização da inscrição no sistema, encaminhar o texto do relato de experiência, o qual deverá ser publicado nos anais pelo endereço: cepedunivas@gmail.com

A redação do texto deverá conter:

  • de 3 a 5 páginas incluindo tabelas, quadros, fotos e as referência consultadas.
  • Com informações: Estado, Cidade, Nome da Instituição de Ensino, nome(s) do(a)s professor(a)s que realizou a experiência com a indicação do ano de escolaridade e/ou período em que ocorreu. Seguir a seguinte estruturação na digitalização do texto :
  • Título: centralizado em letra times new roman maiúsculo tamanho de letra 14.
  • Autores e coautores: à direita do título, com identificação abaixo do nome da instituição que trabalha, município, estado, endereço eletrônico, em letra times new roman maiúsculo/minúsculo. O tamanho de letra 12, espaçamento 1,5 entrelinhas em todo o texto, contendo:
  • Justificativa: Iniciar a escrita do relato explicando os motivos que levaram à realização do trabalho, apresentando o contexto do qual emergiu sua necessidade e por que considerou que esse projeto/aula/proposta contribuiria para superar os desafios postos pela prática docente ou de gestão
  • Objetivos: Descrever com clareza os objetivos almejados.
  • Conteúdos: Indicar os conteúdos trabalhados que possibilitaram alcançar os objetivos estabelecidos.
  • Metodologia: descrever as etapas que compuseram o processo; destacando os momentos diferentes que se articularam; quais recursos foram utilizados, dentre outros elementos que julgar necessários.
  • Avaliação: relate se os objetivos definidos foram alcançados e quais instrumentos criou e/ou selecionou para verificar os resultados alcançados.
  • Referências: Liste as referências que utilizou para elaboração do projeto/aula/proposta.

CONSIDERAR AINDA QUE:

O texto, de qualquer uma das apresentações, deverá ser em Português, conciso e com a clareza necessária a sua fiel compreensão, considerando as normas da ABNT. Deve ser escrito em editor de texto Microsoft Word, salvo em formato “doc” ou “docx”; considerar como exemplo nas Referências, a seguinte forma:

1- Artigo de revista: (O nome da revista é grafado em negrito ou itálico)
Exemplo:
CUNHA, M. I. da. Conta-me agora!: as narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 23, n. 1-2, p. 77-96, jan., 1997. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2018.

2- Dissertações ou teses: (O título do trabalho é grafado em negrito ou itálico.
Títulos que contenham dois pontos, depois destes não usar a grafia em negrito ou itálico.)
Exemplo:
PASINATO, Nara Maria Bernardes. Proposta de indicadores para avaliação dos estágios de integração das TIC na prática pedagógica do professor. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2011. Disponível em: http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2124. Acesso em: 27 mar. 2012.
DUARTE, A. R. S. Matemática e educação matemática: a dinâmica de suas relações ao tempo do Movimento da Matemática Moderna no Brasil. São Paulo, 2007. 408 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

3- Capítulo de livro: (O título do livro é grafado em negrito ou itálico e não o título do capítulo).
VOSGERAU, Dilmeire Sant`Anna Ramos. A tecnologia nas escolas: o papel do gestor neste processo. In: BARBOSA, Alexandre (Coord.). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil: TIC Educação 2011. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2012, p.35-45.

4- Livro:
CUNHA. Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 20 ed. Campinas: Papirus, 2008. 182p.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS

Av. Pref. Tuany Toledo,470

Fatima

Pouso Alegre, MG 37550000

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo