Esgotado

II Encontro Internacional de Licenciaturas e II Seminário de Integração das...

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

UFPR Litoral

Rua Jaguariaíva, 512

Caiobá

Matinhos, PR 83260000

Brazil

Ver mapa

Amigos que vão participar
Descrição do evento

Descrição

O "II Encontro Internacional de Licenciaturas e II Seminário de Integração das Licenciaturas da UFPR Litoral: A experiência pedagógica em pauta" possui a intencionalidade de subsidiar os acadêmicos e os professores do Setor Litoral e da Rede Pública Municipal e Estadual de Educação e os demais participantes, com a importância e relevância de ações integradas, no âmbito da América Latina, sobre a experiência pedagógica e as diferentes abordagens metodológicas relativas às licenciaturas, bem como a educação internacional.


DATAS IMPORTANTES:

Evento: 18 a 22/09/17.
Inscrição evento: 18/08/17 a 18/09/17.
Inscrição de trabalhos - Varal de experiências (Apresentação de Pôsteres - Livre): 18/08/17 a 02/09/17. NORMAS E INSCRIÇÃO - encerradas
Relação trabalhos aprovados no site: até 08/09/17.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA (Download)

Dúvidas: licenciaturasufprlitoral2017@gmail.com

TRABALHO APROVADOS - Varal de experiências (Apresentação de Pôsteres - Livre)

PROGRAMAÇÃO

18/09/2017 (segunda-feira)
18h – Abertura de inscrições no local.
19h30min às 22h40min
Atividade artística e cultural
Conferência de abertura – “Experiências e afecções possibilitando a invenção de outras Pedagogias” - Prof. Dr. Donald Hugh de Barros Kerr Junior, IFSul (Campus Pelotas - Brasil).

19/09/2017 (terça-feira)
14h às 17h – Oficinas e Relatos de Experiências - Acesse aqui
17h às 18h – Varal de experiências (Apresentação de Pôsteres - Livre) - NORMAS E INSCRIÇÃO - encerradas
19h30min às 22h40min – Grupos de Trabalho (GTs*) - Acesse aqui
GT 1 – Projetos Pedagógicos Experimentais;
GT 2 – Atravessando a fronteira dos currículos;
GT 3 – Pedagogia Social, espaços pedagógicos não formais;
GT 4 – Experiências Pedagógicas em Estágio.

21/09/2017 (quinta-feira)
14h às 17h – Oficinas e Relato de Experiências - Acesse aqui
17h às 18h – Varal de experiências (Apresentação de Pôsteres - Livre) - NORMAS E INSCRIÇÃO - encerradas
19h30min às 22h40min – Grupos de Trabalho (GTs*) - Acesse aqui
GT 1 – Projetos Pedagógicos Experimentais;
GT 2 – Atravessando a fronteira dos currículos;
GT 3 – Pedagogia Social, espaços pedagógicos não formais;
GT 4 – Experiências Pedagógicas em Estágio.

22/09/2017 (sexta-feira)
19h30min às 22h40min
Atividade artística e cultural
Conferência de encerramento – “Poner en juego la imaginación metodológica: una metáfora del viaje como experiencia de formación” - Profa. Dra. Teresita Ospina Álvarez, Universidad de San Buenaventura (Medellín – Colômbia)


* Descrição GTs


GT 1 - Projetos Pedagógicos Experimentais
Ementa: Articulando a dimensão formal escolar com as novas práticas do fazer pedagógico, este Grupo de Trabalho tem como foco as experiências escolares diferenciadas e presentes em espaços educacionais que estejam conectadas com as realidades territoriais e territorializadas de grupos e populações tradicionais - tais como as Escolas das Ilhas, a Educação Escolar Indígena, a Educação Escolar Quilombola, as Escolas da Educação do Campo - que apresentam Projetos Político Pedagógico experienciais. Da mesma forma, o GT tem interesse, em outras iniciativas educacionais contextualizadas com Ilhéus, Quilombolas, Indígenas, Faxinalenses e Cipozeiros que abordem essa temática articulando-a com os processos avaliativos diferenciados e as políticas de inclusão e acessibilidade.

GT 2 - Atravessando a Fronteira dos Currículos
Ementa: Sendo o currículo um território em crescente disputa de interesses e ideologias, mas também uma forma concreta de possibilidades de mudanças inclusivas nos espaços educativos, torna-se fundamental identificar e refletir sobre as relações que se estabelecem entre ele e a realidade dos diferentes sujeitos que o compõe. O currículo é, portanto, uma decisão na qual o professor tem papel central, já que é o principal mediador das situações de aprendizagem. Nessa perspectiva, esse GT interessa-se por experiências pedagógicas em espaços formais de ensino, concluídas ou em andamento, que considerem o sujeito e sua prática social como centros do currículo e apresentem uma organização curricular alternativa ao modelo educacional convencional, destacando-se ações docentes que envolvam toda a comunidade escolar e seu entorno.

GT 3 – Pedagogia Social, espaços pedagógicos não formais
Ementa: O GT Pedagogia Social, Espaços Pedagógicos não formais, tem por propósito socializar pesquisas e reflexões a respeito dos espaços de atuação dos professores em ambientes ou situações extra escolares, ou seja, aqueles que não integram o sistema de ensino oficial. Além disso, congrega estudos relacionados às circunstâncias em que a educação é construída por coletivos que buscam a intencionalidade de sua ação pedagógica por meio de ações realizadas, por exemplo, em ONGs, Movimentos Sociais e-ou redes solidárias na área da educação em geral. Assim, a busca é por experiências que abordem ambientes de atuação dos professores nas quais a aprendizagem e o exercício de práticas de ensino procuram, intencionalmente, correrem por meio de objetivos comunitários a transformação da realidade que os circunda.

GT 4 - Experiências Pedagógicas em Estágio
Ementa: O estágio curricular, além de um espaço possível para colocar a teoria em prática, é propício para exercitar o rompimento das práticas tradicionais de ensino por meio de propostas, ações e avaliações educativas inovadoras e inclusivas. Nesse sentido, o GT Experiências Pedagógicas em Estágio tem interesse em conhecer vivências e experiências desenvolvidas no período de estágio curricular que possuam abordagem diferenciada.

Dúvidas: licenciaturasufprlitoral2017@gmail.com

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

UFPR Litoral

Rua Jaguariaíva, 512

Caiobá

Matinhos, PR 83260000

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo