R$750

Jeito TEDx de Palestrar

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

República da Saúde

89

Setor Sul

Goiânia, GO 74093140

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

Vivo postando aqui meus artigos e vídeos e converso com muitos de vocês.
Alguns me dão feedbacks fantásticos que me ajudam a crescer profissionalmente e por isso sou muito grato!!!
Mas a verdade é que eu detestava falar em público e morria de medo das pessoas, suas opiniões e seus comentários! E a vida me empurrou a ter que falar em reuniões, palestras, discursos. Depois empurrou para ensinar outras pessoas.
Por isso, após longas conversas com duas Logoterapeutas muito queridas (Tatiana Carvalho e Marina Lemos) fui convencido a lançar esse workshop: O Jeito TEDx de Palestrar.

Turmas em São Luís (MA) em 7 e 8 de Maio, Ribeirão Preto (SP) e Goiânia (GO).



Conteúdo programático:

1. O poder da história pessoal (StoryTelling aplicado a palestras e apresentações).
2. Da ideia à construção do roteiro.
3. Os três momentos da palestra: "overture", "UAU!" e "chave de ouro".
4. Prática do aprendizado.



Um pouco da minha história:

Era manhã de 1º de setembro de 2012. Fui convidado por um amigo, o curador do TEDxPUCGoiás, a abrir o evento. Tinha me proposto uma TEDxTalk com conteúdo reflexivo, histórias, impacto em apenas 3 minutos… Foram meses de muita pressão pessoal e árduo preparo. Cheguei lá. Proferi a primeira, a segunda e a terceira frase… após alguns segundos parei… respirei… baixei a cabeça e disse sem perceber no microfone, como um suspiro interno que sai pela boca: “esqueci a fala”...

Esse é o poder da ansiedade! Esse é o poder de um palco!

Eram cerca de 100 pessoas me observando sem saber o que fazer. De repente, um aplauso de encorajamento da plateia. O curador com um olhar me encoraja. O responsável pelo relógio desliga-o, o diretor de palco me dá um abraço e diz “vamos de novo”.

Demorei alguns segundos para me recompor. Avancei e fiz a palestra em 3:59. Não consegui completar a meta de 03:00 minutos.

Naquele dia descobri o que era intenção paradoxal — o desejo de querer algo que acaba bloqueando o que se quer! E prometi que descobriria o palestrante que havia em mim. Aceitei fazer cada vez mais palestras — gratuitas e pagas. Fui para televisão e, filmado, me assistia com som e sem som, para perceber melhor a linguagem não verbal que utilizava. Em sala de aula, me abria para a turma e esperava os seus comentários sobre como poderia melhorar. Fui pouco ortodoxo, o que contou foi a minha determinação.

29 de outubro de 2016. Fui chamado para encerrar o XV Simpósio de Terapia Familiar pouco após o meu desligamento como Presidente do Conselho Científico da Associação de Terapia Familiar de Goiás, na qual ainda sou filiado. Era um momento muito intenso para mim. Eu sabia que seria a minha despedida! Novamente, por semanas, me preparei para aquele momento. Falei com firmeza sobre o poder das relações humanas, sobre liderança e gestão, usei metáforas e terminei com um poema que não sabia (e ainda não sei!) de cor! Ao terminar de ler o poema impresso, notei que havia pessoas me filmando, desconhecidas!, e ao terminar, pela primeira vez na vida o público se levantou para me aplaudir de pé!

Lá em 2012, cem pessoas me aplaudiram em um gesto de incentivo.

Em 2016, cem pessoas me aplaudiram de pé pelo sentimento despertado nelas.

A realidade é que descobri o fogo que faz arder o conhecimento em mim. Alimento-o com o ar que vibra em minhas cordas vocais para, assim, transmiti-lo às pessoas à minha volta.

Agora pensemos. Por quê o sofrimento? Por que eu, que já havia lido tantos livros sobre o assunto, ainda não sabia como agarrar o “uau!” das pessoas? Por que, como centenas de milhares de pessoas no mundo, tinha medo de falar em público? Para piorar eu (ainda) sou introvertido! Como vencer essa “dificuldade” que nasce da minha personalidade?

Depois de assumir os meus erros, passei a capacitar centenas de pessoas — em cursos, voluntariamente ou em processos de consultoria e mentoria. Como curador do TEDxGoiânia desde 2014, tive e tenho experiências incríveis com palestrantes novatos, experientes, com seus vícios e medos. E garanto: todos — todos, sem exceção — não são as mesmas pessoas depois do processo de capacitação no TEDxGoiânia.


Agora, chegou a hora de ajudar ainda mais pessoas com um curso específico!

Aprendi algo importante: é preciso humildade! Não se pode esperar ser um bom palestrante sem a humildade de assumir riscos e superar medos.

Por isso, este curso está aberto a todos os que realmente desejam aprender a ser palestrantes que toquem os corações e as mentes das pessoas, nesta ordem!


Não há atalhos, mas há grandes palestras (neste curso são 23 palestras selecionadas do mundo TED/TEDx) que nos inspiram a ler a realidade, compreender o público, contar as histórias certas para cada ocasião, perceber o que não se pode contar, argumentar e persuadir. Refletir sobre a nossa linguagem não-verbal pessoal e, sobretudo, sair da zona de conforto e arriscar, sem ansiedade ou medo.

Não há fórmulas, mas há uma necessidade perene de clareza em temas complexos. Para isso precisamos escolher o tema central de nossas falas (longas ou curtas) e precisamos saber iniciá-las e encerrá-las de forma memorável.

Estudos dizem que cinco dias depois, apenas 10% das palestras são lembradas. Então, como você quer ser lembrado? Qual a ideia principal que você tem quando quer falar com alguém? Se não sabe responder a isso, então, talvez não seja ainda o momento para falar em público.


E quando for o momento de falar em público, você precisará construir a sua ideia como uma catedral. E a cada tijolo cimentado conduzir o público até aquele momento que ele olhará para você e dirá “UAU!” porque, em sua mente, ele viu a catedral completa!

Quem souber montar esses três momentos — o começo, o “uau”, e o final —, tendo uma mente aberta para explorar vários caminhos, poderá fazer palestras que incendeiem os corações e as mentes das pessoas, sem sofrer com o medo do palco, porque o palco… Ah, o palco agora será TODO SEU!

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

República da Saúde

89

Setor Sul

Goiânia, GO 74093140

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo