Dando início à programação da MIAC – O Tempo dos Corpos no Instituto Ling, teremos a exibição da videoperformance Karaiw a'e wà (Os Civilizados), seguida de uma conversa com a artista Zahy Tentehar.
Em Karaiw a'e wà, videoperformance desenvolvida por Zahy e Candombá, os artistas resgatam a palavra “karaiw”, que significa “civilizado”, para questionar a construção do indígena como “selvagem” e “bárbaro” — uma imagem enraizada pela colonialidade. A obra considera o Futurismo Indígena como metodologia para combater a erradicação histórica dos conhecimentos, tecnologias e formas criativas indígenas. O vídeo examina identidades e experiências indígenas contemporâneas em meio às lutas contínuas pelos direitos à terra e contra a exploração ecológica após a invasão colonial.
Nascida na aldeia Colônia, no Território Indígena Cana Brava (MA), Zahy utiliza o Futurismo Indígena como ferramenta para enfrentar o apagamento histórico do conhecimento do povo Tenetehara-Guajajara.
Duração: 90 minutos
Classificação etária: Livre
A MIAC - O Tempo dos Corpos conta com patrocínio da Crown Embalagens, apoio do Instituto Ling e produção da Canard Produções. Realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, por meio da Lei Rouanet de incentivo a projetos culturais.