Ling Apresenta: Fernanda Gassen, com intervenção artística inédita

Ling Apresenta: Fernanda Gassen, com intervenção artística inédita

Ações e painel de detalhes

Indisponível

Data e hora

Localização

Instituto Ling

João Caetano , 440

Três Figueiras

Porto Alegre, RS 90470260

Brazil

Ver mapa

Ling Apresenta: Fernanda Gassen, com intervenção artística inédita

Sobre este evento

O Instituto Ling recebeu a artista visual polesinense Fernanda Gassen para uma intervenção ao vivo em uma das paredes do centro cultural. O público pôde acompanhar a feitura da obra em tempo integral entre os dias 6 e 10 de junho.

A atividade faz parte do projeto Ling Apresenta que, até o fim deste ano, receberá intervenções de outros nomes da arte contemporânea, selecionados pela jornalista, pesquisadora e curadora independente Luísa Kiefer.

A intervenção fica em exposição até o dia 30 de julho.

Confira a conversa de abertura do Ling Apresenta.

Ling Apresenta: Ver o mundo outra vez

Fernanda Gassen (São João do Polêsine/RS, 1982)

Vive e trabalha em Porto Alegre. Possui doutorado em Poéticas Visuais pela UFRGS e graduação pela UFSM. Professora de Artes Visuais no CAp/UFRGS. Em seu processo artístico recente, reportagens criminalísticas, pesquisas estatísticas e literatura de gênero são vertidas em proposições gráficas, propostas conceituais ou estruturas visuais que pensam essas recorrências. As noções de quantidade, repetição, expressão numérica, acúmulo e proporção que caracterizam esse tipo de referencial também estão presentes em sua poética, seja na construção dos trabalhos ou nas suas formas de apresentação.

Luísa Kiefer (Porto Alegre/RS, 1986)

Jornalista, pesquisadora e curadora independente. É doutora em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. Em 2017, foi pesquisadora visitante no departamento de fotografia do Centre for Research and Education in Art and Media (CREAM) da University of Westminster, Londres, Inglaterra. É Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte pelo mesmo programa e jornalista formada pela PUCRS. Nos últimos anos, realizou a curadoria de exposições, individuais e coletivas, em diferentes espaços como Fundação Ecarta, Goethe-Institut Porto Alegre, Instituto Ling, Espaço Cultural ESPM-Sul e Fundação Vera Chaves Barcellos. Desde 2018, coordena, junto com Eduardo Veras, o projeto de catalogação da obra da artista plástica Gisela Waetge. Em 2019, foi curadora geral do Linha, espaço independente de artes visuais, em Porto Alegre. Em 2021, recebeu o XIV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria Jovem Curadora/Aliança Francesa.

Uma a cada dez

O Ling Apresenta tem realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

Compartilhar com amigos

Salvar este evento

Evento salvo