Gratuito

Make your impact: Inovação e impacto social no Brasil e no mundo

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

inovaBra habitat - Lounge 9º andar

Av. Angélica, 2529

Bela Vista

São Paulo, SP 01227200

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento

Descrição

SOBRE O EVENTO

Enfrentar os complexos desafios da sociedade atual por meio de soluções inovadoras, projetos sustentáveis e ideias inclusivas – esta é a base dos temas que serão apresentados no evento “Make your impact: Inovação e impacto social no Brasil e no mundo”, promovido pela Deloitte. Nesse sentido, por meio de uma série de atividades, que envolvem painel de discussão sobre os caminhos para inovação no Brasil, apresentação dos dados inéditos do Índice de Progresso Social brasileiro e o lançamento do documentário Megatendências*, uma coprodução da UNESCO, o evento tem o objetivo de provocar os participantes sobre a importâncias desses assuntos e mostrar que é necessário ter uma nova mentalidade para o desenvolvimento da sociedade, da economia e dos negócios.

*O Índice de Progresso Social agrega indicadores sociais e ambientais que capturam três dimensões do progresso social: as Necessidades Humanas Básicas, os Fundamentos de Bem-Estar e as Oportunidades. Ele mede o progresso social utilizando estritamente indicadores de resultados, e não o esforço que um país realiza para alcançá-los. A edição deste ano trouxe informações de 146 países. A Deloitte é uma das parceiras internacionais dessa iniciativa, desenvolvida pelo especialista mundial em competitividade Michael Porter e por economistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT). A Deloitte faz parte do grupo de parceiros estratégicos globais do IPS, junto de Skoll Foundation, Fundación Avina, Cisco e Banco Compartanos, e compõe a Rede #Progresso Social Brasil, atuando pela disseminação do IPS junto aos agentes do ambiente de negócios e do setor público.

**O documentário Megatendências, uma coprodução da UNESCO, traz uma reflexão sobre a vida nas grandes cidades e como a tecnologia pode nos ajudar com soluções inovadoras para enfrentar os principais desafios dos próximos anos. Mudanças climáticas e demográficas, globalização e urbanização serão alguns dos temas abordados no projeto, que pretende analisar de forma sistêmica como estamos nos preparando para o futuro.

Programação completa

Host: Othon Almeida, sócio-líder de Talent & Culture e também de Market Development da Deloitte

Bloco Inovação

14h - Painel: Inovação sem fronteiras
O objetivo do painel é trazer os diversos atores do ecossistema de inovação para discutir os caminhos para inovação no Brasil por meio dos processos de inovação aberta e co-criação, bem como interação de grandes empresas com startups.

Mediadora: Marcia Ogawa, sócia-líder da Deloitte para o atendimento da indústria de TMT
Convidados:
• Fernando Freitas (inovaBra habitat)
• Cassio A. Spina (Anjos do Brasil e Altivia Ventures)
• Raphael Melo (IDwall)
• Marcelo Nakagawa (Insper)
Bloco Impacto Social

15h - Apresentação dos dados inéditos do Índice de Progresso Social
Elias de Souza, sócio da Deloitte Consultores no Brasil da área de Infraestrutura e Projetos de Capital
Líder de Governo e Serviços Públicos - Financial Advisory, Glaucia Barros, diretora da Fundação Avina, e Marcelo Mosaner, gerente da Fundación Avina e responsável pelo Índice de Progresso Social na América do Sul apresentarão os resultados do Brasil do Índice de Progresso Social.

16h - Lançamento do documentário Megatendências, uma coprodução da UNESCO
Elias de Souza e Pedro Saad, representante da Editora Brasileira e responsável pelo documentário, farão uma breve explicação sobre os conceitos que serão apresentados ao longo do vídeo.

SOBRE O PALESTRANTE

Othon Almeida
Othon Almeida é sócio-líder de Talent & Culture e também de Market Development da Deloitte. O executivo, que está na Deloitte há mais de 30 anos, atua também como líder Regional e Sócio-Líder de Novos Negócios e Inovação da Deloitte. Othon é formado em Física, pela Universidade Federal da Bahia, e em Ciências Contábeis, pela Fundação Visconde de Cairu (BA).

Marcia Ogawa é sócia-líder da indústria de Telecom, Media e Tecnologia e líder da prática de transformação digital da Deloitte Brasil. Com mais de 30 anos de experiência em consultoria nas áreas de Estratégia e Tecnologia, sua especialização é centrada nas áreas de Analytics, IoT, incluindo Indústria 4.0 e regulação no âmbito das tecnologias emergentes. Advisor das grandes corporações brasileiras, multinacionais, MCTIC e agentes governamentais. Ocupou diversas funções na Deloitte, como líder de consultoria para Serviços Financeiros e foi pioneira no Brasil na oferta de serviços de Analytics e Big Data. Ela é professora convidada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, onde ministra o curso de IoT e conduz projetos de inovação que envolve academia e instituto de pesquisas brasileiros. Ela é membro do board de inovação e programa de desenvolvimento de mulheres da Deloitte Brasil. Possui experiência internacional no EUA, Japão e diversos países da América Latina. Formada em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da USP e MBA em Mercado Financeiro pela FGV.

Fernando Freitas
Formado em Estatística pela Universidade de Brasília com Pós-Graduação em Finanças. Trabalhou como consultor do IPEA no Rio de Janeiro por 5 anos. Ingressou na Organização Bradesco em julho de 2007 até junho de 2015 no Departamento de Estudos e Pesquisas Econômicas. Atualmente trabalha no Departamento de Pesquisas e Inovação do Bradesco estruturando o ecossistema inovaBra.
Porta-voz do InovaBra

Cassio A. Spina
Cassio A. Spina é engenheiro eletrônico formado pela Escola Politécnica da USP, foi empreendedor por 25 anos na área de tecnologia, atualmente exercendo a atividade de advisor em fusões e aquisições (M&A) e Corporate Venture, atua ainda como investidor anjo para startups e conselheiro de empresas. É o fundador da Anjos do Brasil, organização sem fins lucrativos de fomento ao investimento anjo, e da Altivia Ventures. Também é colunista/colaborador de diversas publicações, mentor da Endeavor, autor dos livros “Dicas e Segredos para Empreendedores” e "Investidor-Anjo - Como Conseguir Investimento para seu Negócio"

Raphael Melo
Após trabalhar como UX Designer na equipe de inovação do Banco Original, Raphael Melo deixou a carreira para se tornar um empreendedor. Em 2016, fundou a IDwall, empresa de validação de documentos e prevenção a fraudes que já recebeu R$ 12 milhões em investimentos e está entre as Regtechs mais inovadoras do mundo. Graduado em Análise de Sistemas pela Unicamp.

Marcelo Nakagawa
Marcelo Nakagawa é Professor de Inovação e Empreendedorismo do Insper, FIA, Fundação Vanzolini e Instituto Butantan. É coordenador adjunto da FAPESP nos programas de inovação. É membro do Conselho Consultivo da Anjos do Brasil, do CIETEC e do Conselho Executivo de Inovação da Cyrela Commercial Properties. É colunista do Estadão PME. É consultor de empreendedorismo do SENAC-SP e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e consultor de inovação do Bradesco (InovaBRA), Cyrela Commercial Properties (CCP). Foi um dos primeiros mentores da Endeavor Brasil, Diretor de Empreendedorismo da FIAP, Diretor de Pesquisa da Naspers/MIH, Diretor de Inovação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Chefe da área de pesquisa da Eccelera Brasil e pesquisador da A.T. Kearney. Também já atuou como professor na FGV, ESPM, FACCAMP e BM&F BOVESPA.

Elias de Souza
Elias é advogado com mestrado em Políticas Públicas (FGV-EAESP) e certificado profissional de PPP (CP3P), emitido pelo Banco Mundial. Ele é sócio da área de Infraestrutura & Projetos de Capital e líder da área de Governo e Serviços Públicos da Deloitte no Brasil.
Possui mais de 20 anos de experiência em (a) assessoria de gestão pública, com ênfase em planejamento e políticas públicas, além de assessoria jurídica corporativa; (b) assessoria em projetos com organismos multilaterais; (c) consultoria em projetos de infraestrutura, principalmente parcerias público-privada (PPP), apoiando projetos tanto para o setor público quanto para o privado; d) elaboração de estudos e análises do mercado de infraestrutura; (e) estruturação de investimentos de capital social; (f) assessoria em projetos de cidades inteligentes; g) consultoria em projetos de mobilidade urbana e (h) estruturação de projetos sustentáveis e com objetivo social.
Ele ministra palestras e treinamentos sobre cidades inteligentes, futuro da mobilidade, futuro das cidades; infraestrutura na América Latina; mobilidade urbana; cidades resilientes; capital privado para apoiar infraestrutura; PPP; políticas públicas; investimentos de impacto social; índice de progresso social (SPI); objetivos de desenvolvimento sustentável (SDG); dentre outros.
É membro do conselho consultivo da Associação Brasileira das Indústrias de Infraestrutura e Bases. É professor convidado de cidades inteligentes no MBA Internet das Coisas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Glaucia Barros
Glaucia Barros dirige a área de governança e bens públicos para América Latina e coordena os programas da Fundación Avina no Brasil, organização que promove processos colaborativos enfocados em estratégias de acesso à água, ação climática, finanças sustentáveis, reciclagem inclusiva, progresso social, migrações, cidades sustentáveis, tecnologia para a mudança social e inovação política.Marcelo Mosaner, gerente de Monitoramento e Aprendizagem da Fundación Avina e responsável pelo Índice de Progresso Social na América do Sul.

Marcelo Mosaner
Marcelo Mosaner é gerente de Monitoramento e Aprendizagem da Fundación Avina e responsável pelo Índice de Progresso Social na América do Sul. Marcelo é formado em relações internacionais e mestre em economia política, tendo se especializado em avaliação de programas sociais.

Pedro Saad
Pedro Saad é advogado, Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela PUC-SP. CEO da Editora e Produtora Brasileira e fundador do World Observatory, atua como coordenador e coprodutor de importantes projetos com diferentes agências da ONU, USP, PUC-SP, FGV e grandes empresas, como Deloitte, Coca-Cola, Petrobras. Assim como instituições nacionais e internacionais, entre elas, Itamaraty, Bloomberg, Aliança Francesa, Instituto Goethe. É professor no curso de pós-graduação de Gestão Cultural na PUC/SP.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

inovaBra habitat - Lounge 9º andar

Av. Angélica, 2529

Bela Vista

São Paulo, SP 01227200

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo