Ainda no quarto dia do seminário MIAC – O Tempo dos Corpos, no Auditório do Instituto Ling, será exibido o documentário “Mapulu, o sonho de uma pajé”, seguido de uma conversa com a diretora Helena Cerello e a pajé Mapulu Kamayurá.
O filme acompanha a trajetória de Mapulu Kamayurá, primeira mulher pajé do Alto Xingu, e sua ancestral linhagem de curadores. A narrativa mergulha na luta dessa família pela construção de um hospital indígena — uma Casa de Cura — concebida não apenas como espaço físico, mas como território sagrado para a prática da pajelança e a transmissão dos saberes ancestrais da medicina da floresta.
Com sensibilidade e respeito, o documentário costura o encontro entre mundos: de um lado, a medicina indígena e a resistência; de outro, uma comunidade formada por artistas do teatro, da literatura, do circo e do cinema, que se unem em apoio à causa. Mais do que um retrato de luta compartilhada, o filme revela uma possibilidade de aliança, amizade e reconhecimento da força das mulheres indígenas e da sabedoria milenar dos povos originários.
Duração: 90 minutos
Classificação etária: Livre
A MIAC - O Tempo dos Corpos conta com patrocínio da Crown Embalagens, apoio do Instituto Ling e produção da Canard Produções. Realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, por meio da Lei Rouanet de incentivo a projetos culturais.