R$420 – R$2.600

MASTER CURSO: FASHION BUSINESS & COMMUNICATION

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Lobo Centro Criativo

Capitão Cavalcanti, 35

Vila Mariana

São Paulo, SP 04017000

Brazil

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Descrição do evento
Em formato presencial ou online, um programa de treinamento completo de comunicação de moda para quem deseja se especializar na área

Sobre este evento

O curso Fashion Business & Communication é um programa de treinamento focado para quem deseja se especializar na área de comunicação e trabalhar no segmento de moda - seja em uma revista, site, marca ou para criar a comunicação do próprio negócio como empreendedor.

Com mais de 50 horas de conteúdo, entre conteúdo teórico e atividades práticas, o curso Fashion Business & Communication tem um programa curricular formado por 6 módulos de disciplinas que se complementam e dão ao aluno uma visão clara e madura do mercado de moda, permitindo que ele possa atuar em diferentes áreas da comunicação sem deixar de lado a compreensão estratégica de um negócio/marca/veículo editorial.

O programa de treinamento foi criado pela jornalista Andreia Meneguete, que é pós-graduada e especialista em Estética e Gestão da Moda (USP), Branding (Business School São Paulo), Fashion Business (Marangoni) e Cultura Material e Consumo (USP).

Com 17 anos de carreira na área de comunicação, a profissional é founder e diretora criativa da IAM Inteligência em Moda e já passou por veículos como Vogue, Glamour, Elle, Manequim, Diário do Grande ABC e trabalhou com marcas como Ricardo Almeida, Vivara, O Boticário, Natura e Contém1g. Já foi correspondente internacional para a revista Máxima Portugal e atuou como colunista da revista Veja Rio. Atualmente é professora na FAAP, PUC- Campinas e IED-SP, além de ministrar seus próprios cursos dentro e fora do país.

PROGRAMAÇÃO DO MASTER FASHION BUSINESS & COMMUNICATION

1º DIA: Cultura de Moda e Sociedade ( 01/2, sábado, das 9h às 18h)

(Com versão PRESENCIAL e ONLINE)

a. Surgimento da Moda

b. Moda, Estilo e Individualidade

c. Consumo de Moda, Identidade e Sociedade

d. Alta-Costura x Prêt- à- Porter

e. Semanas de Moda do Mundo

f. Marcas e Diretores Criativos

g. Como analisar um desfile sob o aspecto social

h. Reflexões sobre a moda na contemporaneidade

2º DIA: Jornalismo de Moda ( 08/2, sábado, das 9h às 18h)

(Com versão PRESENCIAL e ONLINE)

a. Introdução ao Jornalismo de Moda, como funciona a área.

b. Introdução às técnicas de escrita e reportagem jornalística.

c. Como fazer um texto de jornalismo.

d. Técnicas básicas do jornalismo: pauta, apuração, fontes e textos.

e. Como identificar o target da revista: para qual público eu estou escrevendo?

f. Análise das revistas de moda/femininas do mercado e como cada uma trabalha o tema para o seu público.

g. Reportagem x crítica de moda: qual a diferença?

h. Análise de um desfile de moda: como cobrir uma semana de moda

3º DIA: Branding de Moda (29/2, sábado, das 9h às 18h)

(Com versão PRESENCIAL e ONLINE)

a. Branding de Moda: entendendo a disciplina de gestão de marca.

b. Como analisar a marca para captar a essência de marca (DNA), valores e atributos.

c. Posicionamento de marca: como criar o território de marca com referencial simbólico na mente do consumidor e se diferenciar da concorrência.

d. Entendendo o Brand Equity: como usar o modelo de gestão de conhecimento de marca e trabalhar o posicionamento da marca no plano de comunicação.

e. Cases de Branding de Moda: marcas que são referência da essência à manifestação da comunicação, produto e serviços.

4ºDIA: PR Estratégico e Assessoria de Imprensa de Moda (07/3, sábado, das 9h às 18h)

(Com versão PRESENCIAL e ONLINE)

a. O que é Assessoria de Imprensa: o papel do Relações-Públicas na indústria da moda.

b. Moda e Beleza: o segmento na assessoria de imprensa.

c. Atendimento de um cliente na área de moda e beleza.

d. Como criar um plano de imprensa e formadores de opinião.

e. Cases de sucesso de PR Estratégico de Moda.

5º DIA: Coolhunting + Fashion Trend Walk Tour (13/3, sexta, das 19h às 22h; 14 e 15/3, sábado e domingo, das 10h às 18h)

(Este curso não tem a versão online)

a. Afinal o que é o coolhunting? O que são tendências de comportamento de consumo e como mapeá-las na sociedade.

b. Como as macrotendências se tornam apoio de tendências de estilo e consumo na moda.

c. Qual o perfil do novo consumidor de moda: afinal o que ele deseja?

d. Marcas de moda usando tendências em seus discursos, comunicação e produtos: como analisar e aplicar no dia a dia de trabalho.

e. Análises de Tendências

f. Reflexões, direcionamentos e dúvidas para o Fashion Tour nos bairros de São Paulo durante sábado e domingo

FASHION TOUR | PRIMEIRO DIA - 14/3, das 10h às 18h

Como treinar o seu olhar para achar as tendências em comportamentos emergentes. Conteúdo ao longo da jornada: os alunos vão receber material por email antes de iniciar a atividade exploratória e ao longo do dia receberão a teoria de mapeamento de tendências. Por todo o momento serão instruídos a registrarem recortes de locais e personas da cidade.

10h00 -14h00: Oscar Freire + Vila Madalena| Moda e Rua

14h30 - 18h00: Pinheiros | Arte, Rua e Gastronomia

FASHION TOUR | SEGUNDO DIA - 15/3, das 10h00 às 18h00

Após os registros do primeiro dia, o domingo será o momento de contrapor as diferenças captadas no dia anterior. Os alunos vão vivenciar o outro lado da cidade e instigar o olhar a captar aquilo que está na cultura de rua. Momento para captar o streetsytle e também se permitir a experimentar a gastronomia diversificada da cidade. No final do dia, vamos trazer os relatos registrados por fotos e prancheta de anotações e entender quais foram os comportamentos emergentes padrões na cidade.

10h00 - 12h00: Paulista Aberta | Música e Cidade

13h30 - 18h00: Centro de São Paulo | Cultura de Rua + Moda + Gastronomia

6º DIA. InstaFashion: Planejamento e Criação de Conteúdo para Marcas de Moda (21/3, sábado, das 9h às 18h)

(Com versão PRESENCIAL e ONLINE)

a. Branding Verbal | Diagnóstico de Marca: como entender a essência de uma marca antes de fazer o conteúdo.

b. Como analisar a marca para captar a sua essência, o seu DNA.

c. Posicionamento de marca.

d. Matriz estratégica para planejar o conteúdo de marca.

e. Foco no Brand Equity: planejamento estratégico de conteúdo.

f. Brand Persona: como criar um universo de referências e características humanas para comunicar a marca com mais alma.

g. Planejando os conteúdos em diferentes plataformas: as necessidades da marca.

h. Como montar uma calendário de pautas com conteúdos estratégicos.

g. Guide Book: levando a identidade da marca para o texto.

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