MELHORES PRATICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA E OS SISTEMAS DE CONTROLE

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Dezoito de Novembro 273 - 5 andar

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Porto Alegre, RS 90240040

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Descrição do evento
O Desenvolvimento do Profissional de Governança

Sobre este evento

  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CURSO DE MELHORES PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

E OS SISTEMAS DE CONTROLE

OBJETIVOS: Evidenciar e detalhar as melhores práticas de GC, segundo IBGC/SP, mostrando sua estrutura e especificando os sistemas de controle que trabalham para o bom funcionamento da Cia.

PÚBLICO ALVO: Conselheiros, CEO, CFO, auditores, membros de comitês, advogados, compliance officer, Secretários de Governança e todos os profissionais que são importantes para o desenvolvimento da Cia e precisem de mais conhecimento sobre Governança Corporativa.

METODOLOGIA: Exposição presencial e online por uma profissional atuante no mercado como profissional de Governança tendo como experiencia quase 20 anos, sendo 11 deles como Assessora de Governança, trabalhando diretamente com o Conselho de Administração.

PROGRAMAÇÃO:

INTRODUÇÃO AS MELHORES PRATICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA – PRINCÍPIOS E BENEFÍCIOS REAIS.

• Apresentação do Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa e o Caderno 13 IBGC/SP e códigos de melhores de Cias Abertas

• Apresentação e comentários dos outros Cadernos do IBGC/SP que servem como base para introdução a governança da sua empresa.

• IMAGEM DA EMPRESA E DOS COLABORADORES – Abordagem Employee Advocacy

MELHORES PRÁTICAS DE GC PARA SÓCIOS.

• O papel da sociedade

• Estatuto ou Contrato Social

• Acordo de Acionistas

• Assembleia Geral

• Conflito de interesses nas assembleias e no âmbito empresarial

• Uso da informação privilegiada, como preveni-la e monitorá-la através dos sistemas de controle.

• Transações com partes relacionadas

A ESTRUTURA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

• Como elaborar o código de governança, regimentos internos de comitês e conselhos, revisão de estatuto, código de ética e políticas.

• Código de conduta, canal de denúncias

• Secretário de Governança – suas funções e modo de colaboração com o Conselho.

MELHORES PRÁTICAS PARA CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO

• Visão Geral e Atribuições do Conselho de Administração.

• Visão Geral e Atribuições da Diretoria.

• Separação entre Presidente do Conselho e executivo principal (CEO).

• Composição - independência e conflitos de interesses).

• Comitês do Conselho – Por que deverão existir e como deverão ser constituídos?

• Relacionamento do Conselho com o executivo principal (CEO) e demais diretores.

• Regimento Interno. Gerenciamento de Riscos, tomada de decisão e transparência.

• Sucessões - Remuneração -Comitês de Pessoas

MELHORES PRÁTICAS NOS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO E NOS SISTEMAS DE CONTROLES

• Quais são os órgãos de controle? Quais as exigências?

• Auditoria- Importância e como funciona

• LGPD – O que será importante para se atentar na Legislação e seu impacto nas empresas

• COMPLIANCE – Quais as missões da área de Compliance? Quais as funções do Compliance office?

• Gerenciamento de riscos - Como funciona essa área e como ela contribui para a melhoria dos processos, ajudando o Board nas decisões, fornecendo relatórios precisos sobre o apetite de riscos considerado.

INSTRUTORA ELSIE SARMENTO

Advogada com especialização em Direito Empresarial, Governança Corporativa e Compliance. Trabalha com Governança há 19 anos, sendo 10 deles como Assessora de Governança Corporativa, estruturando a Secretaria de GC com o Conselho de Administração.

Participou de duas Comissões do IBGC/SP: Secretaria de Governança e a outra de Ética na Governança.

Participa de outra Cominssão do IASP, de Compliance

Participação como Membro da Comissão Redatora do Caderno 13 do IBGC “Boas Práticas para Secretaria de Governança”.

Em 2019 fará parte do Corpo Docente da UNINOVE do MBA de Compliance, onde ficará responsável pela disciplina Governança Corporativa.

Escreve artigos e participa de eventos como convidada para debater sobre os temas.

#governançacorporativa #secretariadegovernança

#compliance #conflitodeinteresses #conselheiros #conselho

O valor corresponde ao direito ao material didático, certificado de participação e coffee break.

DEPOIMENTO DE QUEM FEZ O CURSO DE SECRETARIA DE GOVERNANÇA E DE ATAS E AVALIAÇÕES NA SAGGEZZA

"Gostaria de descrever um breve relato sobre os dois cursos que participei com a Elsie.

O primeiro deles, Secretaria de Governança!

Este curso foi simplesmente fantástico, foi um dia de imersão total no universo da Governança Corporativa, absorvi um aprendizado que valeu para a minha vida toda, em um dia, aprendi e entendi conceitos que valeram como uma faculdade para mim. Todo o conhecimento adquirido, troca de experiências e informações, não tem preço!

Em outra oportunidade, realizei também o curso de Atas e Avaliações!

Mais uma experiência marcante e enriquecedora! Atuando como Secretária Executiva, e também, como Secretária do Conselho de Administração, o curso foi de extrema importância para que eu pudesse agregar ainda mais conhecimento ao meu trabalho.

Só tenho a agradecer a Elsie pela atenção, competência, dinamismo, foco e profissionalismo demonstrados na ministração de ambos os cursos." Vivian - Perfimec - Secretária de Governança - Curitiba

REGRAS DOS CURSOS SAGGEZZA

1.DO PAGAMENTO

A inscrição constará como válida somente após o pagamento em um dos 3 (três) formatos de pagamento (e compensação) que a Saggezza possui. São eles: por boleto bancário, cartão de crédito e conta/CNPJ para depósito. O Pagamento por boleto e cartão de crédito serão realizados pela Plataforma Eventbrite. Para depósito em conta/CNPJ é necessário que seja solicitado pelo email : contato@saggezzacorporate.com.br

Caso a Saggezza tenha emitido a nota fiscal e o pagamento não tenha sido efetuado, a mesma será cancelada 1 dia após o vencimento.

2. DO CANCELAMENTO

A) SOLICITAÇÃO DO INSCRITO

O participante poderá solicitar o cancelamento da inscrição e a devolução do valor pago. Para isso deverá comunicar a Saggezza Corporate Governance pelo e-mail contato@saggezzacorporate.com.br informando o motivo da desistência desde que não ultrapasse o prazo mínimo a ser observado:

Cancelamentos solicitados com até 7 (sete) dias da data de realização do curso, serão reembolsados na sua totalidade. Essa regra é válida para os 3 formatos de pagamentos válidos mencionados acima.

Poderá sugerir substituição do inscrito (ver regra substituição) desde que se encaixe na regra para essa substituição.

Em problemas de saúde, que possa ser comprovada e que seja antes de 7 (sete) dias do início do curso, poderemos rever e conceder o comparecimento em outro curso (do mesmo) que tenha em outra data ou ainda em créditos na empresa para participar de outro evento e , que esse não ultrapasse a 6 (seis) meses.

Caso a ausência seja comunicada durante ou após o início do curso, o valor pago não será reembolsado.

A restituição do valor se dará após 15 dias a partir da solicitação da mesma.

B) SOLICITAÇÃO DA SAGGEZZA

O curso poderá ser cancelado ou adiado com até 2 (dois) dias de antecedência da data prevista para seu início. Nestes casos, haverá a devolução de 100% do valor pago através de conta corrente indicada.

Cabe a Saggezza oferecer que o aluno faça em outra data ou em outro formato que tenha, crédito para outro curso ou mesmo para outra data que se realizará na cidade ou se o aluno desejar, em outra. O valor de 100% do investimento será pago em até 15 dias após a data de cancelamento caso seja essa a opção do aluno.

A Saggezza não se responsabilizará por qualquer valor extra eventualmente dispendido a título de deslocamento e/ou hospedagem em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

REGRAS DA SUBSTITUIÇÃO

O participante poderá ser substituído, desde que o pedido seja feito até 4 (quatro) dias antes do primeiro dia de aula. Para isso deverá enviar a sua solicitação para contato@saggezzacorporate.com.br informando os dados do participante substituto (nome completo, CPF e e-mail).

IMPORTANTE: Não serão aceitas substituições recebidas com menos de 4 (quatro) dias de antecedência. Nestes casos a ausência será considerada “no show” e os valores pagos não serão reembolsados.

7. DA INADIMPLÊNCIA

Caso haja pendências financeiras do aluno (ou da organização pagadora), a Saggezza não permitirá a sua participação no curso e não emitirá o certificado de conclusão.

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