R$360

METODOLOGIA E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR - PONTA GROSSA - PR

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

ANEXO À UNINTER

General Carlos Cavalcanti, 527

Uvaranas

Ponta Grossa, PR 84025000

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Este organizador não aceita reembolsos * O Art. 49 da Lei 8.078/09 do Código de Defesa do Consumidor garante um prazo legal de 7 dias após a compra ou até 2 dias antes do início do evento ( o primeiro que acontecer) para solicitar o estorno de pagamento.

Descrição do evento

Descrição

O Ensino Superior com alto padrão de qualidade demanda não somente conhecimento técnico por parte dos Professores como também muito conhecimento e domínio metodológico e didático. E nestes requisitos mais especificamente, o sistema muitas vezes é falho.

Quem deseja ingressar na carreira docente no ensino superior necessita se capacitar e quem já faz parte deste meio não pode se dar ao luxo de não se manter atualizado.

Neste compasso, este curso vem de encontro aos objetivos de um ensino superior de qualidade e diferenciado, quando se envolve com a aprendizagem de seus participantes em termos de domínio de sala de aula, relacionamento com alunos, participação em pesquisas, utilização de metodologias ativas, conhecimento das exigências institucionais das IES´s, capacitação para usar adequadamente as tecnologias da informação, tudo isso em atividades presenciais e EaD, de instituições públicas e privadas, em cursos de graduação e pós-graduação em qualquer das áreas do conhecimento.


A QUEM SE DESTINA

Portadores de diploma de graduação ou pós-graduação (ou futuros diplomados), e, Professores atuantes no Ensino Superior, de instituições públicas ou privadas, de cursos presenciais ou EaD, de todas as áreas do conhecimento.


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Ao final do curso os participantes estarão em plenas condições técnicas, metodológicas e didáticas para assumir disciplinas em sala de aula (presenciais e EaD), em instituições públicas e privadas, conforme as necessidades e desejos de cada um, além de estarem preparados para participar de bancas de testes seletivos ou concursos nas diversas IES´s.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. O QUE É DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR;
  2. QUEM É O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO;
  3. O COMPROMISSO SOCIAL DO PROFESSOR;
  4. QUEM É O ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO;
  5. COMO SE RELACIONAM PROFESSORES E ESTUDANTES;
  6. ESTRATÉGIAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM (Aprender a Aprender);
  7. COMO MINISTRAR AULAS EXPOSITIVAS;
  8. COMO PROMOVER DISCUSSÕES EM CLASSE;
  9. COMO UTILIZAR RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO SUPERIOR;
  10. COMO INTEGRAR ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FORA DA SALA DE AULA (EaD e Ambiente Virtual de Aprensizagem);
  11. COMO UTILIZAR ESTRATÉGIAS PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM;
  12. COMO PROMOVER A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS (Canvas, Sala de Aula Invertida e Soluções Baseadas em Problemas – PBL);
  13. COMO PLANEJAR O ENSINO (Planos de Ensino);
  14. COMO FORMULAR OBJETIVOS;
  15. COMO DEFINIR CONTEÚDOS;
  16. COMO AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES;
  17. COMO PARTICIPAR DE BANCAS EXAMINDORAS DE TCC;
  18. COMO PARTICIPAR DE BANCAS DE TESTES SELETIVOS E CONCURSOS PÚBLICOS NAS IES´s;
  19. CURRÍCULO LATTES;
  20. A ÉTICA NO ENSINO SUPERIOR.

REFERENCIAL TEÓRICO

BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. M. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Artmed, 2015.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de Aula Invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

FINOCCHIO JR, J. Project Model Canvas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GIL, A. C. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2006.

________. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2005.

MARTINS, A. K. A.; MALPARTIDA, H. M. G. Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino Superior: relatos e reflexões. São Paulo: Intermeios, 2015.

RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): experiência no ensino superior. São Carlos: SCIELO-EDUFSCAR, 2015.

PIVA, D. et al. EaD na Prática: planejamento, métodos e ambientes de educação on-line. Rio de Janeiro: Campus, 2011.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

ANEXO À UNINTER

General Carlos Cavalcanti, 527

Uvaranas

Ponta Grossa, PR 84025000

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Este organizador não aceita reembolsos * O Art. 49 da Lei 8.078/09 do Código de Defesa do Consumidor garante um prazo legal de 7 dias após a compra ou até 2 dias antes do início do evento ( o primeiro que acontecer) para solicitar o estorno de pagamento.

Salvar este evento

Evento salvo