
Metodologia LEGO SERIOUS PLAY
Data e hora
Política de reembolso
Reembolsos até 1 dia antes do evento
Descrição
O LEGO® Serious Play® é um método visual e tangível de comunicação que desenvolve competências, estimula a inovação, a criatividade, promove 100% de participação dos participantes nos processos de construção de cada um dos temas abordados nos workshops.
O método foi criado com base nas teorias do construtivismo de Seymour Papert e Jean Piaget, linha de pensamento que afirma que os indivíduos constroem seus próprios conhecimentos por meio de interações e ferramentas.
Além disso, a Lego Serious Play estimula a união entre exercícios manuais e cerebrais. Ao juntar as pequenas peças e pensar em conceitos, os indivíduos estimulam tanto o lado direito do cérebro (responsável pelos pensamentos lógicos), quanto o esquerdo (responsável pelo pensamento intuitivo e emocional).
A união desses dois lados numa mesma atividade ajuda a trazer à tona novas soluções para os dilemas empresariais.
Com mais de 4.000 peças variadas e abrangendo infinitas possibilidades de uso do recurso, a metodologia expande a inteligência coletiva e o engajamento do indivíduo nas experiências criadas pela Maní. Ao estimular o Pensar (Reflexões), o Sentir (Troca entre participantes) e o Querer (a materialização com peças LEGO), é possível aprimorar seus conhecimentos, habilidades e atitudes.
Uma experiência inovadora e exclusiva em toda região, oferecido apenas pela Maní em parceria com a UpStairs Coworking.
CONTEÚDO:
Utilizando a Metodologia LEGO SERIOUS PLAY e outras dinâmicas de conversa, este workshop visa apoiar os participantes nas respostas de algumas questões, como:
1. Planejamento de Vida e Carreira
Qual o cenário em que me encontro hoje? Onde aplico meus talentos e paixões? Quais desafios se colocam a minha frente? O que está bom? O que poderia melhorar? Como construir uma carreira alinhada aos meus princípios e valores? O que preciso desenvolver em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes?
2. Criação e Desenvolvimento de Projetos
ual é o atual cenário do projeto que estou envolvido? Como estão os recursos, processos, relações e identidade? O que está bom e precisa ser fortalecido? O que precisa melhorar? Quais são as ajudas necessárias ao projeto?
3. Gestão de Equipes
Qual é a atual situação de sua equipe de trabalho (clima, motivação, dedicação, segurança, propósito, etc)? Quais são as características presentes na equipe? O que motiva as pessoas a estarem ali; e o que desmotiva? Como estimular pequenas mudanças para atingir melhores resultados? Que práticas de gestão podem inspirar este ambiente?
4. Desenvolvimento de Liderança
Qual é o tipo de liderança que mais me encaixo: autocrática, gerenciadora, facilitadora, servidora? Como aprimorar minhas habilidades e atitudes de liderança? Quais são os conhecimentos necessários para impulsionar meu trabalho como líder? Que modelos de liderança podem inspirar minha atuação? Quais são as 7 atitudes necessárias para liderar uma equipe, organização e/ou projeto?
5. Gestão da Mudança
Como conduzir processos de mudança organizacional de maneira assertiva e sustentável? Quais são os fatores de resistência que podem ser encontrados? Como superá-los? Como construir uma visão clara de futuro? Como diagnosticar a organização de forma holística?
6. Consultoria Interna para Organizações
Em que fase se encontra minha organização/projeto: pioneira, estruturada, integrada ou associativa? Quais são os principais desafios existentes nos níveis de recurso, processos, relações e identidade organizacional? Quais são 12 Forças Organizacionais (Prós e Contras) e a situação atual do meu trabalho? Que metodologias rápidas de diagnóstico podem impulsionar a performance da organização? Como tomar decisões coletivas de maneira sustentável?
FACILITADOR:
Gustavo Bonafé
É Bacharel em Administração de Empresas e pós-graduando em Gestão Pública, especialista em desenvolvimento humano e empresarial há 8 anos. É consultor e multiplicador do Projeto Germinar de formação de lideranças facilitadoras no Sul de Minas, além de ter especializações pela ADIGO (São Paulo) e Art of Hosting (Porto Alegre). Gustavo foi diretor financeiro da AIESEC no Brasil, liderando cerca de 3.000 jovens pelo país e somando experiências em mais de 30 países. Co-fundador do Clube de Empreendedores de Poços de Caldas.
Já atuou com as seguintes organizações: Alcoa, Palace Hotel, Paço das Águas, Copa do Mundo 2014, Fleury, Ache, WABCO, CNA Idiomas, Fundação Telefônica, AES Eletropaulo, Governo de Minas, Fundação Estudar, dentre outras.
Dúvidas? Tel.: (35) 3722-7911 ou contato@upstairs.com.br