Gratuito

Meu Filme Favorito: Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento online

Descrição do evento
Meu Filme Favorito com José Pedro Goulart – Filme “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças", de Michel Gondry

Sobre este evento

No quinto encontro virtual do projeto Meu Filme Favorito, com mediação do jornalista e crítico de cinema Roger Lerina, o cineasta José Pedro Goulart vai debater com o público sobre um dos seus filmes favoritos: Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004), de Michel Gondry.

O bate-papo acontece ao vivo através da plataforma Zoom.

• Para a experiência completa da atividade, recomendamos que o público assista ao filme, disponível nas plataformas GooglePlay, YouTube, Amazon prime e Now para locação. •

Ao se inscrever, você receberá o link da transmissão através do seu e-mail. No dia da atividade, você também receberá lembretes via e-mail, assim não perde o horário da programação :)

• A atividade possui limitação de 500 participantes. •

Sinopse do filme: O casal Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) tentaram durante anos fazer com que o relacionamento desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, então, se submete a um tratamento experimental que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua decisão, Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém, ele acaba desistindo da ideia. Preso dentro da própria mente enquanto os especialistas se mantêm ocupados em seu apartamento, Joel precisa avisá-los para parar.

O filme venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original e, na mesma categoria, ganhou o prêmio BAFTA, além de Melhor Edição.

José Pedro Goulart é cineasta, jornalista e gestor de atividades criativas. Foi diretor de programação da TVE RS, cofundador da Casa de Cinema de Porto Alegre e da produtora Zeppelin. Atualmente dirige a empresa multiplataforma Mínima, tem uma rádio web e um canal independente de conteúdos em podcasts, além de uma editora de livros. Em 2004 foi considerado o melhor diretor do Brasil, destacado pelo prêmio Folha/Meio & Mensagem. Dirigiu o histórico registro em vídeo Tangos & Tragédias na Praça da Matriz e também o espetáculo musical Onde Está o Amor?, do saudoso Nico Nicolaiewsky. Como cineasta, foi um dos protagonistas da “Primavera do Curta Brasileiro”. Dirigiu filmes como O Dia em que Dorival Encarou a Guarda (junto com Jorge Furtado) e O Pulso, ambos largamente premiados em festivais nacionais e estrangeiros. Seu último trabalho, o longa metragem Ponto Zero, estreou com expressivas premiações em diversos países ao redor do mundo e atualmente prepara seu novo projeto, baseado nos contos do uruguaio Mario Arregui.

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É curador do projeto Meu Filme Favorito, do Instituto Ling.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento online

Salvar este evento

Evento salvo