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Mindfulness - Programa Online de 8 Semanas - Turma #os-21-05

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Descrição do evento
Programa online de Mindfulness. 8 encontros de 2h, 1x por semana.

Sobre este evento

Turma Online #os-21-05

CRONOGRAMA:

  • Dia da semana: quintas-feiras.
  • Período/horário: noite, das 19:30 às 21:30.
  • Início dia 20 de Maio. Término dia 8 de Julho.
  • Datas dos encontros:
  • Maio: 20, 27
  • Junho: 3,10, 17, 24
  • Julho 1, 8

DESCRIÇÃO:

Programa introdutório clássico nas práticas de Mindfulness (Consciência Plena, leia sobre os benefícios mais adiante). Habilita o participante a prosseguir com uma prática segura diária, se assim o desejar, sem a necessidade de um instrutor. O certificado* emitido na conclusão desta turma o qualifica a participar dos módulos de aprofundamento em mindfulness e/ou posteriormente ingressar em uma formação como instrutor(*).

Aberto ao público geral (**restrições ao final deste documento), com idade mínima recomendada de 18 anos.

O protocolo deste programa é o MVC- Mindfulness para um Viver Consciente, elaborado pelo NUMI - Núcleo de Mindfulness, e já aplicado a mais de 1000 participantes com comprovada eficácia e eficiência, estruturado sobre os protocolos clássicos de Mindfulness.

Um "protocolo" de Mindfulness refere-se a um conjunto normativo de procedimentos de "Intervenção Baseada em Mindfulness" ou no seu acrônimo "IBM", no idioma inglês "MBI" ("Mindfulness Based Intervention).

O nosso protocolo pertence a uma categoria denominada "Programas de 2ª geração de Intervenções Baseadas em Mindfulness (eng:"2nd Generation MBIs)". As IBMs de 2ª geração tem se provado muito eficientes no tratamento coadjuvante de diversas psicopatologias quando associado a terapias psicológicas e/ou psiquiátricas.

Outro ponto relevante das IBMs de 2ª geração, como nosso programa, é o que chamamos "Mindfulness em contato com o mundo", trata-se da presença de conteúdos no protocolo que favorecem e fortalecem conscientemente as habilidades relacionais com o "outro", a sociedade e com o meio ambiente.

A presente intervenção (MVC) somente pode ser aplicada ao público exclusivamente por um profissional autorizado e certificado oficialmente pelo NUMI - Núcleo de Mindfulness. Nesta turma o condutor é certificado e Pós Graduado pela Faculdade de Ciências Médicas de MG em parceria com o NUMI, bem como é parceiro profissional ativo do NUMI.

BENEFÍCIOS:

Estudos científicos recentes apontam e sugerem inúmeros benefícios em praticantes que fizeram um programa completo de 8 semanas em mindfulness como o MVC, alguns dos mais conhecidos são:

  • redução dos níveis de stress e ansiedade,
  • melhora na qualidade do sono,
  • regulação da pressão arterial,
  • auxilia nos tratamentos e prevenção de doenças cardíacas,
  • habilidade aumentada para lidar com doenças,
  • melhora a eficiência de resposta do sistema imunológico,
  • melhoras em quadros de dor crônica,
  • diminuição de sintomas depressivos,
  • redução de sentimentos de solidão,
  • melhoras no níveis de atenção e capacidade de concentração,
  • afeta expressão gênica de marcadores pró-inflamatórios, reduzindo significativamente quadros inflamatórios.
  • afeta o comprimento de telômeros no DNA, contribuindo positivamente como coadjuvante em diversos tratamentos de doenças como câncer.

Estes são apenas alguns de um grande número de temas de estudos que vem sendo feitos nos últimos anos com os programas de 8 semanas de mindfulness.

Participe, engaje-se e pratique conforme instruído em nosso programa de 8 semanas e sinta os benefícios na sua própria vida.

ESTRUTURA:

1) Encontros Semanais:

Consiste em um encontro por semana com duração de 2 horas, ao longo de 8 semanas, com conteúdo teórico e prático; seguido por acompanhamento remoto entre cada encontro (grupo no WhatsApp, e-mail e também apoio individual disponível).

Os encontros ocorrerão sempre de forma síncrona, ou seja, é necessário que o participante esteja conectado na plataforma de interação nos dias e horários previstos do programa, durante todo o período estipulado para a atividade. Os encontros possuem conteúdo didático, práticas e dinâmicas de grupo que exigem a interação entre os participantes da turma. Portanto é obrigatório o uso de câmera, microfone para participar.

2) Práticas individuais diárias, formais e informais:

Formais

O programa contempla práticas denominadas "formais", que exigem do participante um momento reservado diário curto (sugerido de 15 a 20min), a serem realizadas geralmente de forma sentada em cadeira ou almofada. Estas práticas formais são ensinadas e praticadas durante os encontros, contando com material didático extra enviado por e-mail e links para práticas guiadas com conteúdo em áudio ou áudio-visual, que poderão ser executados em qualquer dispositivo com acesso à internet.

Informais

Práticas denominadas "informais" serão realizadas diariamente durante as atividades habituais do dia a dia durante as 8 semanas do programa, estas são sempre orientadas e atribuídas e ao final de cada encontro, com material complementar didático extra enviado por e-mail e incentivo em grupo da turma no WhatsApp(onde apenas administradores postam).

Esta metodologia de 8 semanas, na presente estrutura, permite uma assimilação gradativa progressiva dos conteúdos ensinados, permitindo ao participante continuar após o curso, uma prática diária se assim o desejar, sem necessidade de um instrutor ou grupo de apoio. Ainda assim, o condutor deste programa oferece posteriormente àqueles que desejarem se aprofundar no tema e nas práticas, cursos de aprofundamento em mindfulness e retiros, bem como acesso a um grupo permanente de apoio.

Observação importante: O instrutor estará disponível pela duração do programa, durante o horário comercial de segunda à sexta-feira, todos os dias para atender brevemente, individualmente, cada participante em sua prática pessoal caso haja necessidade.

CARGA HORÁRIA, MATERIAIS COMPLEMENTARES E REQUISITOS DO PARTICIPANTE:

Carga horária:

  • Tempo total em encontros: 16h (8 encontros de 2h cada)
  • Tempo total estimado em prática individual formal: 18 a 36h . (de acordo com disponibilidade individual)
  • Tempo aproximado total individualmente dedicado: 70h (encontros + práticas formais individuais + práticas informais)

Materias complementares:

  • Leituras recomendadas.
  • Áudio visual recomendado.
  • Audios guia produzidos e disponibilizados exclusivamente pelo instrutor.
  • Material complementar em PDF para estudo (leituras de curta duração).

Requisitos mínimos do participante:

  • Idade mínima: 18 anos.
  • Conexão de internet estável.
  • Computador e/ou dispositivo móvel com câmera e microfone.
  • Aplicativo Zoom (versão gratuita) instalado.
  • Caderno de anotações, lápis ou caneta.
  • Agenda ou diário.
  • Dispor idealmente no mínimo de 15 a 20min diários para prática individual.

*Certficados: o participante que concluir o programa completo de 8 semanas com frequência de 100% receberá um certificado de conclusão no programa MVC , e o mesmo será válido para cumprir requisitos de ingresso em alguns cursos de formação em Mindfulness presentes no Brasil, se este for seu interesse converse com o instrutor previamente em eduardo.janiszewski@gmail

**RESTRIÇÕES E EXCEÇÕES

Não é recomendado o programa para pessoas nas seguintes condições:

  • Fase aguda de qualquer transtorno psiquiátrico (depressão, transtorno bipolar, psicoses, etc).
  • Pessoas com dano ou deterioração cognitiva significativa.
  • Pessoas que utilizem regularmente psicoativos que comprometam a cognição significativamente.
  • Exceções: Pacientes que estejam devidamente medicados e sob cuidados regulares por especialistas podem participar do programa, desde que apresentem uma carta de autorização assinada e carimbada pelo profissional de saúde responsável.

Importante: Mindfulness provê benefícios diversos, mas não é terapia.

***Política de reembolso da turma online:

Fazemos devolução integral dos valores se cancelado até 15 dias antes do início do evento. Reembolso parcial possível mediante análise e conforme caso a caso após este período até 3 dias antes do início do evento. Sem reembolsos após 3 dias antes do evento.

Mais dúvidas? Fale conosco pelo email: eduardo.janiszewski@gmail.com

Há também encontros online gratuitos regularmente para apresentar o programa de 8 semanas e tirar dúvidas ao vivo.

Acompanhe o instagram do instrutor @edujaniszewski

Adicionalmente, o texto apresentado aqui será também enviado em PDF por e-mail ao participante inscrito.

Obrigado por seu interesse e espero te ver em breve!

Eduardo Janiszewski

Sobre o condutor do programa:

Eduardo Janiszewski

  • Instrutor de Mindfulness pós graduado pela Faculdade de Ciências Médicas de MG em parceria com o NUMI - Núcleo de Mindfulness - BH - MG.
  • Co-Fundador da Thy Mind, Mindfulness Based Solutions, uma empresa dedicada a oferecer soluções corporativas baseadas em Mindfulness, CNV (Comunicação não Violenta), Inteligência Emocional e outros programas.
  • 35 anos de experiência em meditação e Yoga por diversas escolas.
  • Experiente na condução de Mindfulness e práticas meditativas em ambientes corporativos, hospitalares, eventos e condução de retiros.
  • Formando no programa MICNV - Mindfulness, Compasión (Sensible al Trauma) y Comunicación No-Violenta. Instituto Cultivo - México.
  • Formação no protocolo MICOFH - Mindfulness, Compaixão e Florescimento Humano pelo Instituto Cultivo - México.
  • Treinamento pelo programa de equilíbrio emocional da Universidade de Stanford - Califórnia, EUA - Cultivating Emotional Balance CEB.
  • Formação em meditação para crianças, com fundamentos na Psicossíntese (CPSP - Centro de Psicossintese de São Paulo), pela iniciativa "A Mágica da Meditação".
  • Coordenador local, para região de SP, do Centro de Estudos Buddhistas Nalanda, centro este sediado em BH e fundado pelo prof. Ricardo Sasaki há mais de 35 anos, voltado ao estudo do Cânone Pali, com ênfase particular (porém não restrito) nos textos primevos da tradição Theravada do Buddhismo. (www.nalanda.org.br)
  • Instrutor responsável pela condução regular de práticas meditativas da escola Hot Yoga São Paulo (www.hotyogasaopaulo.com).

www.thymind.com.br / Instagram: @ edujaniszewski / @hotyogasp / www.nalanda.org.br

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