Mini Cine | Ciclo de curtas-metragens independentes

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento online

Descrição do evento
Evento on-line.

Sobre este evento

A programação do Mini Cine, que exibe curtas-metragens independentes nacionais e internacionais no Instituto Ling, foi temporariamente adaptada para o ambiente virtual. Com curadoria da Lora, selecionamos uma série de conteúdos e obras cinematográficas para o público desfrutar de casa.

A curadora do projeto, Manu Fetter, preparou um vídeo contando sobre a escolha dos filmes para este ciclo. Confira acima :)

Foram selecionados três curtas do Raindance Festival , o maior festival de cinema independente do Reino Unido, que disponibilizou o seu acervo virtual.

Partindo de uma temática de reflexão, mergulhamos no mundo verde do Veganismo. Não só como prática alimentar, mas como uma nova forma de pensar e evoluir. Os três curtas são poeticamente orquestrados no formato documental, trazem informações e dados acerca de algumas realidades humanas. Optamos por indicar histórias sensíveis com distintas perspectivas sobre o assunto, nos apresentando óticas individuais que impactam e transformam o coletivo.

• Filmes •

73 Cows (2018), de Alex Lockwood

Reino Unido | 15 min | Inglês, legendas em português

Sinopse: Um criador de gado luta com sua consciência toda vez que leva suas vacas para o abate, e então começa a fazer algo extraordinário.

Comentário da curadora: Belíssima obra que ilustra uma história real e sensível sobre como podemos mudar o rumo da nossa vida e evoluir enquanto seres humanos. O filme observa o processo de conscientização e conquista de um casal de fazendeiros que decide largar a atividade da pecuária e mudar seus hábitos ancestrais a favor de suas novas verdades.

Vencedor do BAFTA 2019 de Melhor Curta Metragem, do Environment Prize no The Smalls Film Festival, Short Of the Week no Vimeo Staff Pick, Melhor Audiência no Four Seasons Film Awards, Melhor Documentário e Melhor Curta Metragem no Midlands Movie Awards. Foi exibido no Parlamento Europeu e ganhou o Prêmio Especial do Júri na Filmets Barcelona.

Disponível aqui.

Test Subjects (2020), de Alex Lockwood

Reino Unido | 17 min | Inglês, legendas em francês e polonês

Sinopse: Frances, Emily e Amy eram aspirantes a cientistas, ansiosas por um futuro em que pudessem fazer uma diferença real na saúde humana. Testar em animais, acreditavam ser uma parte necessária de sua pesquisa. Ao longo de suas carreiras, essas três cientistas começaram a questionar a validade desta prática e agora buscam compartilhar suas histórias.

Comentário da curadora: Documentário pertinente na contribuição de avanços científicos mais humanizados, o filme nos apresenta o caminho de algumas pesquisadoras que questionam o teste laboratorial em animais e o julgam desnecessário para o desenvolvimento da medicina. A obra inspira ao potencializar vozes que arriscam suas carreiras pela mudança.

O documentário participou da Seleção Oficial Raindance Film Festival – 2019, Seleção Oficial International Social Change Film Festival – 2020, Seleção Oficial Montgomery Film Festival – 2020, Seleção Oficial Humboldt Film Festival – 2020 e Seleção Oficial Bolton International Film Festival – 2020.

Disponível aqui.

The Farm in My Backyard (2018), de Jo-Anne McArthur

Canadá | 16 min | Inglês, sem legendas

Sinopse: Em muitos países, os mercados de pele estão fechando à medida que a demanda diminui. Mas na minúscula província canadense de Nova Escócia, o governo está colocando o bem-estar de seus próprios cidadãos em segundo lugar, dando apoio para esta indústria polêmica apesar de seus impactos devastadores sobre o meio ambiente, animais e os residentes locais imploram por mudanças.

Comentário da curadora: Filme provocativo e revelador sobre a indústria já obsoleta de pele animal. A obra traz questões essenciais e vitais acerca das interferências desta cadeia de valor na vida de moradores de uma ilha no Canadá. Uma narrativa surpreendente e desconfortável, infelizmente ainda muito protegida pela esfera pública e pouco difundida em canais sociais de ação.

O documentário participou da Seleção Oficial Raindance Film Festival – 2020 e da Seleção Oficial International Social Change Film Festival – 2020

Disponível aqui.

Atuando como uma empresa de curadoria e experiência de cinema independente, a Lora busca promover o acesso a produções alternativas estrangeiras e nacionais, expondo diferentes histórias e temas à crítica e aprendizado através da expressão audiovisual. A proposta central é expandir a exibição cinematográfica para novos ambientes, ressignificando a experiência do espectador e apresentando uma nova perspectiva de imersão contextual pela janela da tela. Com mais de 25 exibições em ruas, museus, institutos culturais, galerias e escolas, a Lora alinha curadoria a experiência para transcender a percepção cinematográfica.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento online

Salvar este evento

Evento salvo